Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Curtas, porém, grossas

  • Amigos do poder se sentem observados, não podem nem sentar num barzinho com velhos amigos que um olheiro passa filmando. Tá Scorcese!!!
  • Esse cara foi infeliz ao postar no Facebook sua opinião de que os professores da rede pública municipal são fu (...)! Isso levantou a fúria das pessoas e inclusive recebeu ameaças de ser denunciado na plenária da Câmara Municipal, pelo comportamento hostil para com os colegas.
  • Ele pensa que só porque ganha quase quatro mil reais, os outros que trabalham mesmo são inferiores?
  • A mamata vai acabar dentro de poucos meses, rapaz e essa coisa de ficar passeando com o chefe pra cima e pra baixo, sem receber falta, tem os dias contados.
  • Segundo divulgou hoje o WilkNews, o PMDB/Portel já definiu os pré-candidatos a vereadores para a eleição de 2012
  • O derrotado Juca Wakimoto tenta novamente, seguido pelo Renivaldo (conhecido como Piquiá), Rose Paranhos, Bebé Brasil que já se candidatou outras vezes e perdeu, Lamari, Héliocabolo (conhecido como engenheiro Ceará), Natalino, Adenalva Machado (filha do ex-vereador Zé Machado e ex-namorada do vereador Jorge Barbosa, trocada recentemente pela professora Jacira Baia), Sandrelene, Dinho do Balateiro, Hélio Queiroz, Nizael Lobato, João Gomes, Moreira, Socorrinho, Adson Mesquita, o eterno presidente da Câmara Jorge Barbosa e a presidente da Colônia Z-47, Fátima.
  • Colônia Z-47 tem cerca de 5 mil associados e não conseguem abastecer a cidade com os peixes da região. Vamos pescar. Alguém me explica isso?
  • Em Melgaço, que Tikas Viegas, filho do recentemente falecido Zequinha Viegas, de apenas 25 anos, é a promessa de futuro prefeito da cidade.
  • Na próxima terça (5), Tikas e comitiva vão se reunir com a cúpula estadual do partido (PSDB), inclusive com a participação do governador Simão Jatene. Dizem que Tikas detém quase 80% das intenções de voto dos melgacenses. É, mesmo depois de morto, Zequinha parece estar presente na vida desse povo vizinho nosso.

Fraude na colônia de pescadores pode eleger candidatos


Li a postagem do blog Marajó Notícias dizendo que a Procuradoria da República no Pará (PR-PA) investiga mais de 170 fraudes aplicadas no programa do Governo Federal, que garante aos pescadores do Estado o seguro-defeso. Dizia a matéria que o número de irregularidades é referente aos inquéritos abertos somente entre o período de janeiro de 2010 e maio de 2012.
Além dos casos que ainda estão sendo investigados, mais de 20 ações judiciais já estão em trâmite. Entre elas estão casos de recebimento indevido do dinheiro, filiação de falsos pescadores por colônias, vantagem ilícita e estelionato.
 O seguro-defeso é um seguro desemprego garantido por lei para auxiliar o pescador com um salário mínimo, durante o período de reprodução das espécies. O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) é o responsável pela medida, que visa proteger os peixes e garantir a sobrevivência dos pescadores.
Ainda não vou fazer a postagem a respeito da colônia de Pescadores Z-47, dirigida pela Sra. Fátima, a qual já está com nome definido como candidata a vereadora em Portel, inclusive já está licenciada para atender a legislação eleitoral. É um setor muito bom para conseguir o feito de eleger-se, pois mais de 50% dos sócios não são pescadores, disse-me um ex-diretor da Colônia esta manhã.  Entretanto este número pode ser ainda maior, de acordo com outro sindicalista ouvido esta manhã, o qual acredita que dentre os falsos pescadores estariam funcionários públicos, comerciantes e outros prestadores de serviços autônomos.
Já no município de São Sebastião da Boa Vista parece ratificar os fatos de que os crimes contra o seguro do pescador se estendem por toda parte, pois um leitor comentou no blog acima citado que “ não basta pagar pela emissão e também a retenção da carteira de pescador e a liberação após o pagamento de R$ 300,00. Ele era um pobre coitado, hoje trouxe toda família do município vizinho e a maioria é funcionário da associação. Tem varias motos, inclusive motorista particular. Pode? Espero que os vereadores e o ministério publico investiguem”.
O Ministério Público Federal (MPF) estimou, no ano passado, que, a cada dois seguros-desemprego concedidos a pescadores, um estaria sendo pago de forma ilegal. Em todo o Brasil, isso representa cerca de R$ 500 milhões pagos todo ano pelo governo a quem não tem direito. No Pará, oito pessoas são investigadas por facilitar a obtenção do benefício.
Na tentativa de acabar com as fraudes na concessão do seguro desemprego, identificadas em todo país no ano passado, a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvati, anunciou no dia 25 de janeiro do corrente, novas regras para o cadastramento de pescadores artesanais no Registro Geral da Pesca (RGP) e para a concessão de carteiras de pescador profissional.
A renovação da carteira de pescador, que era feita a cada três anos, passa agora a ser feita a cada dois anos. O direito ao Seguro, no entanto, depende ainda de uma série de exigências do Ministério do Trabalho. Mas a exigência da nota de venda de pescado – que pode ser nota fiscal ou recibo – passa a ser um dos pré-requisitos para renovação da carteira.
Essas notas serão exigidas nas vendas para pessoas jurídicas. Quando o pescador comercializar sua produção exclusivamente no varejo, deverá apresentar a contribuição previdenciária. Também será necessária uma declaração do interessado de que não possui vínculo empregatício em outra atividade profissional.



quarta-feira, 30 de maio de 2012

SOLDADOS DO GOVERNO PEDRO ATACAM NOVAMENTE


Com o advento da Internet, surgiu uma mídia cuja permissão para divulgar fatos não depende mais de um editor com sua conta bancária à disposição dos interessados. Tornou-se uma mídia onde qualquer um pode ser o editor. E esse editor pode ser um cidadão de olho na gestão do dinheiro público. Há crime em apontar a malversação e indicar supostos malversadores?

O sindicalista da educação do município de Portel, Ronaldo Alves, foi acusado pelo presidente do Conselho do Fundeb de compará-lo ao Ali Babá. Denis Nunes, que foi eleito com a ajuda doex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Portel, Teofro Lacerda , hoje Assessor Especial I do Governo de Pedro Barbosa, achou-se ofendido não por causa dos 40 ladrões de Ali Babá, mas porque de vice-diretor passou a possuir “carro, loja de material de construção e eletrodoméstico, moto” e ainda promover muitas “farras”, segundo a publicação feita no Facebook por uma personagem chamada Boto Corderosa.

Em conversa com Ronaldo Alves esta manhã, ele disse que não compartilhou a postagem do odiado (pelo governo) Boto Corderosa, apenas “curtiu” (um link existente no Facebook para que o leitor possa afirmar que gostou ou “curtiu” a publicação de determinado fato ou coisa do gênero). Alves me mostrou uma cópia da imagem usada na postagem que exibe a cara de Denis (que o Boto chama de Cara de Pizza) e a capa de um DVD entitulado de Ali Babá e os 40 ladrões (lembrando que Ali Babá não conheceu a famosa licitação existente hoje no setor público, longe de eu pretender ser jocoso). Estranhamente após a comunicação feita por Ronaldo Alves através do FB de que a polícia o teria intimado a comparecer na delegacia, o tal Boto retirou a postagem. Assim, crê-se que Portel é mesmo a Terra dos Contrários, pois em vez de investigarem o famigerado Boto, atacam um sindicalista de renome estadual, aproveitando-se do momento para perseguir um membro do SINTEPP, dado aos seus ataques aos desmandos do governo atual, deixando claro que os soldados de Pedro estão agindo para proteger a majestade.

O direito de crítica, ignorado solenemente por alguns políticos, foi recentemente reconhecido pelo STF, o Supremo Tribunal Federal. Em recente manifestação, o ministro Celso de Mello (foto) sentenciou que o direito do cidadão de criticar pessoas públicas, quando motivado por razões de interesse coletivo, não pode ser confundido com abuso da liberdade de imprensa. O voto do ministro foi acompanhado por unanimidade pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal. Denis, ao investir-se na posição de Conselheiro não é mais uma figura de vice-diretor, mesmo que esta seja pública, abraça-se tão logo ao ramo das figuras públicas, passível assim de críticas.

"A crítica que os meios de comunicação social (e/ou cidadão) dirigem às pessoas públicas, por mais dura e veemente que possa ser, deixa de sofrer, quanto ao seu concreto exercício, as limitações externas que ordinariamente resultam dos direitos de personalidade", salientou Celso de Mello. De acordo com o ministro, decano do Supremo, a Constituição "assegura, a qualquer pessoa, o direito de expender crítica, ainda que desfavorável e mesmo que em TOM CONTUNDENTE, contra quaisquer pessoas ou autoridades".

Antes de encerrar essa postagem, é bom lembrar que esse governo está no fim e de alguma forma a proteção que hoje existe não mais existirá amanhã, nem tampouco o recurso financeiro nem advogados entrelaçados aos bagos do poder, ainda que subsista outros bagos vindouros.

Para quem pensa que Ali Babá roubava com 40 ladrões, veja o que esta personagem baseada na Arábia Pré-Islâmica e faz parte do Livro Mil e uma Noites.

ALI BABÁ E OS 40 LADRÕES - O CONTO

Ali Babá, um pobre lenhador árabe, esbarra com o tesouro de um grupo de quarenta ladrões, na floresta onde ele está cortando árvores. O tesouro dos ladrões está numa caverna, que é aberta por magia. A gruta abre-se usando-se a expressão "Abre, ó Simsim" (geralmente escrito como "Abre-te Sésamo", em português), e fecha-se com as palavras "Fecha, ó Simsim" ("Fecha-te Sésamo"). Quando os ladrões saem, Ali Babá entra na caverna, e leva parte do tesouro para casa.

O irmão rico de Ali Babá, Cassim, questiona o seu irmão sobre a sua inesperada riqueza, e Ali Babá conta-lhe tudo sobre a gruta. Cassim vai até a gruta para tirar mais uma parte do tesouro, mas na sua ganância esquece as palavras mágicas para abrir a caverna e os ladrões acabam por encontrá-lo lá e matam-no. Como seu irmão não volta, Ali Babá vai à gruta com o fim de o procurar. Encontra o corpo e tira-o da gruta, mas não o leva para casa. Com a ajuda de Morgiana, uma astuta escrava da família de Cassim, ele faz um bom enterro a Cassim sem suscitar quaisquer suspeitas sobre a causa da sua morte.
Os ladrões, quando não encontram o corpo, concluem que alguém sabe dos seus segredos e saem a busca de uma pista. Nas primeiras vezes os ladrões são enganados por Morgiana (que agora já é membro da familia de Ali Babá), mas acabam localizando a sua casa.

Então, um dos ladrões finge ser um comerciante de óleo que necessita da hospitalidade de Ali Babá. Traz consigo mulas carregadas com trinta e oito jarros de óleos, sendo que apenas um estava com óleo enquanto que os outros trinta e sete escondiam os outros ladrões (dois membros já tinham desaparecido, quando enviados para encontrar a casa e, por não a terem encontrado, foram mortos). Os ladrões planejam matar Ali Babá enquanto ele dorme. No entanto, Morgiana descobre-os novamente e os trinta e sete ladrões são mortos, nos jarros onde se escondiam, quando neles se verteu óleo fervente. Descobrindo que todos os seus homens já estão mortos, o chefe dos ladrões fugiu.

Para se vingar, o chefe dos ladrões estabelece-se como comerciante e finge-se de amigo do filho de Ali Babá (que agora está a cargo da empresa do falecido Cassim). Logo é convidado para jantar à casa de Ali Babá. O ladrão é reconhecido por Morgiana, que demonstra uma dança com um punhal e termina por espetá-lo no coração do ladrão, num momento em que ele está desprevenido. A princípio, Ali Babá fica irritado com Morgiana, mas quando descobre que o ladrão o queria matar, ele concede a liberdade a Morgiana e ela casa-se com o filho de Ali Babá. Assim, a história termina feliz para todos, exceto para os quarenta ladrões e para Cassim.


terça-feira, 29 de maio de 2012

Inscrições ao Enem 2012 serão abertas nesta segunda




As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 estão abertas desde as 10h de ontem, segunda-feira (28), de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Os estudantes interessados em fazer o exame que serve como processo seletivo para várias universidades e institutos federais de ensino superior podem se inscrever pela internet, no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/. O prazo vai até o dia 15 de junho. A taxa custa R$ 35.

O edital do Enem 2012 foi publicado na edição de sexta-feira (25) do "Diário Oficial da União" . O exame será realizado nos dias 3 e 4 de novembro e o resultado individual dos candidatos será divulgado em 28 de dezembro. Segundo o Inep, órgão que é vinculado ao MEC e responsável pela realização do exame, a expectativa é que 6 milhões de pessoas se inscrevam para fazer o Enem 2012.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Curtas, porém, grossas


  • Quadro político ainda é grave em Portel. A briga de bastidores está cheirando a pneu queimado. Todos querem ser prefeitos e ninguém aceita ser vice. 
  • Acredita-se que a indecisão é sustentada pela famosa Lei da Mordaça, criada por Pedro Barbosa para amarrar seu vice Ademar Terra e que amarrou Carlos Moura do PT.
  • Três homens tentaram atear fogo a outdoor de Miro Pereira. A polícia passava no local na hora do serviço, que pode ter sido encomendado.
  • Vereador defensor do povo é condenado por ter possuído emissora de rádio clandestina. E agora? Quem poderá nos ajudar? Eu... não sou o Chapolim Colorado!
  • Portel está entre os municípios fichas-sujas por canelar o Governo Federal. A lista é tão grande não dá para sair nesta Curtas, porém, grossas. Prometo que vou detalhar o caos numa próxima postagem.

sábado, 26 de maio de 2012

Lista de candidatos ao concurso de Portel

Como prometido, aqui está a lista de candidatos com situação deferida e indeferida ao concurso público da prefeitura municipal de Portel. Avisamos que o formato do documento está em PDF.
Baixe

Crianças furtam objetos de colegas nas escolas de Portel


Gente, eu não posso ficar só comigo a questão que vou abordar a seguir. José (nome fictício) apareceu em casa com uma borracha e explicou para sua mãe que simplesmente achou na rua. Na vez seguinte, achou um lápis e ninguém da casa se incomodou, até porque lápis é lápis, valor insignificante. Ainda mais com uma mãe que trabalha o dia inteiro em casa de família. 

Bem, a ilustração acima, hipoteticamente, aponta o início da história de um ladrão. Na escola ele furta pequenos objetos e, paulatinamente, vai aumentando o valor dos seus achados. Foi o que aconteceu numa das maiores escolas do município de Portel em que uma professora teve seu salário inteiro furtado, supostamente, por um aluno da 8ª série.  Mas é público e notório o furto de bicicletas das dependências das escolas do município e, em geral, são praticados pelos próprios estudantes. Cheguei até a sugerir a implantação de câmeras na área destinada ao estacionamento de bicicletas.

Já dentro de sala de aula constatei que vários meninos, geralmente oriundos de bairros bem pobres, praticam pequenos furtos, desde lápis, caneta, borracha e, inclusive, sandália. Houve até o furto de 18 reais da bolsa de uma professora do turno da manhã. No dia seguinte foi verificado junto à turma e um coleguinha entregou o ladrãozinho e este explicou que achou o dinheiro e comprou um frango.

Diante de uma situação dessas, incluí na pauta de reunião de pais e mestres, dentre diversos assuntos. Infelizmente os pais daqueles alunos cujo comportamento chamariam a atenção nas páginas policiais não comparecem à reunião. O combate ao início da corrupção já está 1 x 0, ou seja, estou perdendo, pois a família é o elo essencial no combate a este estado de coisa. Não está na hora da gente virar o jogo? Ou aceitaremos essa situação como normal, cresceremos acreditando que a única saída é tirar do próximo e, quem sabe, um dia tirar dos cofres públicos?

O que você acha? Tem sugestão para o combate a essas atitudes negativas? Deixe seu comentário, clicando no link “comentários”, logo abaixo desta postagem.

Educação em Portel possui dois mundos: real e fictício


Esta não saiu na publicidade paga à TV local
Falta de merenda escolar, álcool para rodar cópias no antiquado stencil, biblioteca sem funcionamento adequado, ausência de coordenador, sala de informática de enfeite, escolas caindo aos pedaços. Essa é a realidade encontrada em escolas do município de Portel.

Porém, ao se lançar propagandas pagas na TV local enaltecendo as ações da prefeitura, vemos uma secretária rosada ladeada por uma assistente rechonchuda se pronunciando e olhando diretamente para a câmera para afirmar que novas escolas foram construídas nos três principais rios do município, entendo, portanto, que temos dois mundos distintos. que apresentam a educação de “qualidade” e equipe “altamente competente”.


Nesses mundos, há que se considerar a compra de um prédio de meio milhão de reais, enquanto que a escola da vila Cumucuru, distante á 15 minutos da sede, não tem paredes. Ainda cito como exemplo a escola situada na área do matadouro municipal, recentemente filmada e comentada como vergonhosa no programa do apresentador Nyelsen Martins. Professores brincam com os colegas dizendo que a escola tem teto solar, num ato que lembra o ditado popular “rindo para não chorar”. As escolas mencionadas situam-se próxima da sede do município, agora imagina as unidades que distam mais 24 horas de viagem. O referido prédio de meio milhão de reais, acredita o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTEPP), daria para construir pelo menos 8 escolas, especialmente naquelas localidades onde os alunos estudam com os pés dentro d’água.

O contraste também repercute na eficiência e competência de diretores e coordenadores, a considerar o fato de que alguns são tão privilegiados que nas suas escolas não falta sequer a merenda escolar, tem mais de duas impressoras modernas e não o jurássico mimeógrafo. Outras, no entanto não possuem nem material para limpeza e o diretor tem que praticamente morar na SEMED, implorando para receber uma resma de papel. Assim, quem proporciona a competência e eficiência dos diretores são as condições ofertadas para esses profissionais e sua escola. Ou alguém duvida que sem um terçado na mão um trabalhador conseguirá cortar o matagal de sua roça? Pois bem, nesse mesmo sentido, diretor que não tem condições fornecidas parece incompetente aos olhos das famílias e comunidade.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Prefeitura de Portel dá canelada no Governo Federal


Inadimplência (canelada)

Situação impede 88% dos municípios de receber recursos do governo federal

Portel está entre os quase 90% dos municípios paraenses estão impedidos de receber recursos federais. Ao todo, 127 cidades estão inaptas a receber recursos provenientes de convênios com o governo federal e de emendas parlamentares.
Entre as maiores perdas das cidades estão os investimentos oriundos da distribuição de emendas parlamentares. Estima-se que o valor supere R$ 250 milhões, considerando que cada parlamentar representante do Pará tem direito a R$ 15 milhões para emendas individuais e outras destinações via acordo de bancada. Em relação às obras do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), os municípios não deixarão de receber investimentos em transporte, moradia, energia e outros. A nova fase do programa não prevê impedimentos para municípios inadimplentes.
Fonte: Oliberal
Só espero que não se tire 10 milhões dos cofres do IMPP para pagar essa conta.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

DIRETORA TRANSA COM ALUNO MENOR: D. LUIZ AZCONA CHAMA AÇÃO DA SEMED PORTEL DE CRIMINOSA



Luiz Azcona, bispo da Prelazia do Marajó
Em visita ao município de Portel, o bispo da prelazia do Marajó  Dom Luiz Ascona realizou ,  no dia 22, várias ações com setores públicos, tratando questões sociais, dentre as quais  saúde e educação. Neste último, estiveram presentes representantes da secretaria municipal de educação, como a própria titular da secretaria, senhora Rosângela Fialho e o SINTEPP-subsede de Portel.
A primeira parte a se manifestar foi o SINTEPP, o qual  visa um PCCR unificado para abranger o profissional da educação, mas há certo impasse e a secretaria já se manifestou contra. Além disso, a instituição se preocupa quanto ao alojamento dos professores do campo, proporcionando dignidade. Utilizou do momento para expor as mazelas enfrentadas pelos professores e Sindicato dos Trabalhadores em Educação. Lucidalva Maciel, coordenadora local, disse que merenda escolar é escassa e a criança vai à escola por causa da merenda. É premissa do SINTEPP cobrar, disse Paulo Junho, também diretor da entidade sindical. Sabemos das inaugurações de escolas na zona rural, mas são casos que não satisfazem, pois as fotos mostradas exibem a ineficiência no cumprimento do trato às escolas, fato este camuflado nas matérias pagas ao SBT-Portel pela prefeitura para mostrar que as escolas estão sendo construídas. Além disso, a liberdade, como no caso do SINTEPP que sofreu retrocesso, porque os profissionais sentem medo de se identificar, por temer retaliações, pode não ser a secretária, mas outras pessoas ocupantes de cargos influentes atacam professores que se manifestam em relação aos problemas encontrados no setor educacional. Em referência ao ofício apresentado no data-show em que o prefeito manda demitir professor que esteja doente, o exemplo maior foi o prefeito que passou por tratamento intensivo por vários meses e não adoeceu porque quis, assim nenhum professor, acredita-se, queira adoecer. Além disso, há denúncias de médico que não podem dar atestado porque recebeu orientações oriundas da secretaria de educação.

PERSEGUIÇÃO POLÍTICA

O bispo disse que a questão da retaliação levantou sua preocupação, porque tais professores estariam sendo perseguidos somente pelo fato de pertencerem ao grupo sindical e chamou isso de criminoso, porque é sustentado em leis brasileiras. Como o assunto é forte e pesado, pediu melhores explicações:
A professora Rosenane Gonçalves usou da própria experiência, em que sua mãe sofreu ameaças dentro da SEMED que, caso continuasse a se manifestar através do SINTEPP, sua mãe sofreria as conseqüências. A professora ficou aflita, pois teme que sua carga horária seja reduzida e não consiga pagar empréstimo que tem junto Caixa Econômica, na modalidade consignado.
Além de Roseane, a professora Lucidalva questionou ao professor Rosivaldo Paranhos sobre a perseguição política, fazendo-o lembrar que ele próprio foi vítima no início do governo Pedro Barbosa, pelo fato de ter apoiado o candidato a prefeito Raso. E hoje, continuou, esse cidadão tentou denegar o direito à licença aos sindicalistas para o exercício da função de representação da categoria de profissionais em educação.
Paulo Junho disse que sua carga horária foi reduzida e o entendimento é atacar  quem incomoda o poder constituído.
O bispo disse que foi afirmado que esse tipo de retaliações não vem diretamente do prefeito nem da secretária, o que daria impressão que outras pessoas ligadas ao prefeito e à secretária, com certo poder estariam por trás dessas ameaças e retaliações, ao que pediu maiores explicações. Paulo Junho considerou que partem de pessoas que compõem a gestão, com o poder de aumentar ou reduzir carga horária e proporcionar admissão e demissão, e nesse aspecto provem do prefeito e da secretária. São perseguições ou retaliações aos profissionais, porque logo após um manifesto do SINTEPP, vem redução de carga horária ou não contratação, no caso de temporários. Tal fato aconteceu com o Paulo Junho, Lucidalva, Ronaldo de Deus, Walmir, porém, como não podem exonerar do cargo, sofrem retaliações na redução de sua carga horária. Recentemente ocorreu com uma professora esposa de um blogueiro, o que causa estranheza, pois persegue colegas apesar de ter sido integrante do sindicato, assim acontecendo com Carlos Moura que sofreu na própria pele, atua hoje na contramão.

EXPLORAÇÃO SEXUAL

Secretária Rosângela Fialho
Dom Luiz Azcona disse que recebeu denúncias sobre exploração sexual de crianças e adolescentes por parte de professores e diretores. O SINTEPP retrucou que a secretaria de educação tem ciência disso, mas prefere resolver de forma administrativa. Há omissão, como no caso da creche ABC, onde um vigia abusou sexualmente de uma criança de 5 anos de idade, mas a diretora se preocupou com o pai e não com a criança. Também foi citado o caso de uma coordenadora pedagógica no rio Anapu que vive com um adolescente. Outra situação foi a diretora do Paulino de Brito (Iolete Mesquita, irmã do vereador Adson Mesquita), em que houve a transferência e a diretora afirmou à família que a menina é que era “uma assanhada”. O bispo sugeriu que fosse lavrado por escrito. Sirhan disse que o coordenador ameaçou a criança que foi abusada e hoje ela vive em uma situação ainda pior na cidade.

ABUSO SEXUAL COMETIDO POR PROFESSORAS E PROFESSORES

Devido à visita, nos dia 18, que houve por ocasião do enfrentamento, foi constatado nas comunidades que a secretaria de educação tinha conhecimento dos casos de abuso e os fatos não são levados ao conhecimento dos órgãos competentes, tendo a criança sido afastada da comunidade, em caso de omissão, onde mantém o professor. Caso gritante foi o abuso sexual cometido com um vigia da escola ABC, criança esta de 5 anos de idade. A família teve que se mudar da cidade por conta desse fato. Outra situação foi de uma diretora que atua no rio Anapu que convive com um adolescente. Hoje mesmo houve uma audiência com um professor que abusou sexualmente de uma criança e, como recompensa, recebeu um cargo de coordenador pedagógico.   

O PRÉDIO DE MEIO MILHÃO DE REAIS

Foto: Vereador Raso
A secretária, aborrecida com uma foto exibida no momento e que foi usada pelo vereador Raso no Facebook, pediu que mostrasse novamente e comentou que a impressão é errada quanto ao valor, pois não foi pago à vista, mas em parcelas de 72 mil reais mensais. Um dos integrantes do governo ficou tão furioso que desligou o equipamento de projeção para que outras imagens não fossem exibidas.

terça-feira, 15 de maio de 2012


A Lei nº 12.527, sancionada em 18 de novembro de 2011, pela Presidenta da República, Dilma Roussef, regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas e é aplicável aos três Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com vigência depois de decorridos 180 (cento e oitenta) dias da publicação. Sua sanção representa mais um importante passo para a consolidação do regime democrático brasileiro e para o fortalecimento das políticas de transparência pública.
A Lei institui como princípio fundamental que o acesso à informação pública é a regra, e o sigilo somente a exceção. Para garantir o exercício pleno do direito de acesso previsto na Constituição Federal, a Lei define os mecanismos, prazos e procedimentos para a entrega das informações solicitadas à administração pública pelos cidadãos. Além disso, a Lei determina que os órgãos e entidades públicas deverão divulgar um rol mínimo de informações proativamente por meio da internet.
As regras para a classificação de informações sigilosas, aquelas deverão ter o seu acesso restrito por determinado período de tempo, são rigorosas e justificam-se pela salvaguarda da segurança do Estado ou da própria sociedade. Também estão previstas medidas de responsabilização dos agentes públicos que retardarem ou negarem indevidamente a entrega de informações.
O Brasil tem agora o desafio de assegurar a implementação efetiva da Lei, enfrentando questões de natureza cultural, técnica, tecnológica e de caráter administrativo para a operacionalização do sistema de acesso às informações públicas. Um ponto fundamental nesse processo será a capacitação dos servidores, dado que sua atuação será fundamental para o sucesso dessa implementação.

A CGU, como responsável pela coordenação dos esforços de implementação no âmbito do Governo Federal, adotará medidas para apoiar a capacitação dos servidores públicos federais, a estruturação dos serviços de informações ao cidadão em órgãos e entidades do Poder Executivo Federal e o estabelecimento de procedimentos para o funcionamento do sistema de acesso a informações públicas. A Controladoria-Geral da União será uma instância responsável por decidir sobre recursos a pedidos de informação negados no âmbito do Executivo Federal.

Que Suiça, que nada!


sexta-feira, 11 de maio de 2012

Usuários do Banco do Brasil não conseguem acessar conta poupança


Portel - Clientes do Banco do Brasil (BB) não estão conseguindo acessar a conta de poupança nesta sexta-feira (11) por causa de instabilidade no sistema. Segundo a vice-gerente, Diléia, do BB, o problema foi gerado por mudanças técnicas para adequação às novas regras de rentabilidade da poupança.

No último dia 8, a Banco do Brasil informou que, com as novas regras anunciadas pelo governo no último dia 3, não seria mais possível fazer depósitos na conta antiga. Assim, a partir do dia 4, os depósitos passariam a ter registros de forma separada.

Ao solicitar um extrato, segundo o banco, independentemente da variação escolhida, o cliente receberá em um mesmo documento os extratos das duas variações da poupança”.

Com as mudanças no sistema hoje, não é possível conferir extrato, fazer transferência ou sacar dinheiro. A assessoria de imprensa do BB informou que o problema será resolvido nas próximas horas.

Vários clientes da agência de Portel ficaram furiosos porque determinados pagamentos são feitos diretamente na conta poupança e a tesoureira da prefeitura, Dinha, não leu nem assistiu noticiários sobre as alterações e daí não ter tomado as providências para que não faltasse dinheiro às famílias.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Diretores de escolas denunciam vereador por entregar material que os professores precisam


Servidores públicos da prefeitura de Portel são forçados a registrarem ficha de ocorrência na delegacia contra vereador que entregou data-show nas escolas do município. Os equipamentos eletrônicos são oriundos do Pro-Info.

De acordo com o vereador José Pereira da Costa, o Raso, em entrevista exclusiva a este blog, declarou se sentir perseguido pelo governo Pedro por causa da entrega dos equipamentos nas escolas. Segundo Raso, o empresário Wagno (Nenen) Nascimento, conhecido como Matheus Variedades devido ao nome do seu estabelecimento comercial, recebeu a incumbência de entregar alguns equipamentos eletrônicos às escolas de Portel, para não perder para outros municípios, já que a prefeitura de Portel nunca foi buscar os mesmos. Nenen convidou Raso para a entrega dos bens às escolas, sendo que, no momento da entrega, as caixas foram abertas para que depois não se alegasse que dentro havia pedra ou pau, e, naquele momento, o empresário entregava a nota fiscal, juntamente com um recibo padrão previamente elaborado em Belém e o responsável pela escola colocava seus documentos pessoais, assinando e rubricando e marcando com o carimbo da escola.

Raso disse que a dep. Luzineide comunicou ao Nenen que tais equipamentos estavam disponíveis para entrega nas escolas, com destinação certa às unidades escolares. Não se trata de doação, foi mera entrega. Depois disso, a secretária de educação Rosângela Fialho acionou o departamento jurídico e diretores de escolas, mandando que fossem feitas ocorrências policiais. Sabendo disso, Raso requereu ao delegado, através de documento, solicitando se havia denúncias e, caso houvesse, que fossem emitidas cópias. Nessa ocorrência dizia que as escolas receberam os documentos, quem recebeu e dizia, no final do instrumento, que houve crime, sem, no entanto, dizer qual crime. Raso disse ainda que a secretária enviou cópias a Belém para sejam entregue ao Ministério Público Federal para que esse parlamentar seja processado. Alertou ainda que nesse mesmo programa que forneceu os data-shows há dezenas de rabetas (barcos pequenos e velozes, movidos a motor à gasolina) para serem entregues à comunidade ribeirinha e a secretária quer fazer cavalo de batalha com tais materiais.

QUEM SÃO OS CIDADÃOS QUE REGISTRARAM A OCORRÊNCIA

Perguntei quem foram as pessoas usadas no encaminhamento dos registros policiais. Eis os nomes:
Desenhos de Ronaldo de Deus mostram como o prefeito possui pessoas para protegê-lo 



  1. Escola Estadual Paulino de Brito – Iolete Mesquita, irmã do vereador Adson Mesquita;
  2. Escola Maria das Graças Lima - Suzete Moreira, auxiliar de secretaria da escola
  3. Escola Armando Pinto - Benjamim, cunhado do Diretor de ensino licenciado Valdo Paranhos;
  4. Escola Municipal Abel Figueiredo - Jacirene Santos (Cira, esposa do Rosivaldo Machado);
  5. Júlia Barbalho – Sandra, esposa do Denis, presidente do Conselho  do Fundeb;
  6. Rafael Gonzaga - Jairo Meireles, ex-presidente do Conselho do Fundeb;
  7. Lurdes Brasil – Ciro - cunhado do vereador Paulo Sérgio e filho da Chica.

CONEXÃO COM O GOVERNO MUNICIPAL

Raso acredita que todas essas pessoas são ligadas ao prefeito de Pedro Barbosa. Inclusive o diretor Jairo Meireles age pela segunda vez contra Raso, segundo afirmou o próprio vereador.

TEXTO PRONTO

Raso afirmou que o documento de denúncia foi elaborado dentro da SEMED e a pessoa denunciante só tinha o trabalho de assinar.

COINCIDÊNCIA DE HORÁRIO

O diretor da escola Rafael Gonzaga, Jairo Meireles, afirma que a comitiva de entrega chegou à escola às 11:15h e, ao mesmo tempo, a escola Graça Lima registrou  às 11:15h, todos com a mesma data, 2 de maio. Raso disse que não é onipresente, que não poderia estar em dois lugares ao mesmo tempo.

QUEM TEM LEGITIMIDADE PARA A ENTREGA

Raso disse que os equipamentos foram entregues dentro das formalidades geradas em Belém, sem caráter de doação, mas de simples entrega. A secretária, no entanto, crê que os materiais deveriam ser entregues pelos Correios ou através a Secretaria de Estado de Educação ou a Secretaria Municipal de Portel. Porém, Raso disse que orientação dada foi entregar diretamente às escolas. Caso a orientação fosse para entregar à prefeitura ou SEMED, isso teria sido feito. Há muita coisa para boa para o município de Portel, mas com a enxurrada de denúncias, os órgãos ficam temerosos de que sejam desviados, pois o prefeito Pedro Barbosa já responde por vários processos por improbidade administrativa.

sábado, 5 de maio de 2012

Enquete aponta rejeição para o vereador Jorge Barbosa

Devido às mudanças que ocorrerão no sistema de enquetes do blog Educadores de Portel, pomos um fim à pesquisa sobre o índice de rejeição dos vereadores. Como se trata de um ano eleitoral, faremos outras semelhantes e, inclusive, sobre os novos candidatos.
A saber, o resultado:


Como se pode observar, o vereador Jorge Barbosa lidera a taxa de rejeição com 47% dos votos, seguido por Raso, com 16%. Em 3º lugar aparece Manoel Maranhense, com 11%, vindo acima, portanto, dos vereadores Moisés e Mauro Bentes, os quais detêm 8 e 6%, respectivamente. Adson Mesquita obteve 5%, Preto da Marina ficou com 4%. Neto Monteiro, o mais popular, ficou com 0%.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Pesquisa para prefeito de Portel: o bicho vai pegar

O blog Educadores de Portel, em pesquisa de rua, perguntou, no início do ano, "em qual dos candidatos abaixo você votaria para prefeito de Portel:?", abordando eleitores dos 4 rios assim como moradores da sede do município. Como já estamos preparando mais uma pesquisa de rua, resolvemos postar o resultado obtido no início do ano, que contou com 400 votantes. No próximo, a intenção é entrevistar 1000 pessoas!

Assim, naquele momento Zaqueu Freitas (50%) saiu na dianteira, seguido por Miro Pereira (20%) e, em terceiro lugar, Pastor Eri (9%). Joãozinho ficou em 4º lugar, à frente de Carlos Moura e Rosângela Fialho (2%).
Agora que a coisa está se avolumando e a encrenca está grande, vamos registrar a  pesquisa e atuar com mais rigor. Inclusive alertamos aos leitores que nossos sistemas de estatística verificaram burla na enquete, mas estamos trabalhando para quebrar essa fragilidade rompida por um pseudo cracker (hacker do mal).

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Prazo para adesão ao Navegapará encerra dia 4


O edital de Seleção Pública de Propostas para Apoio à Inclusão Digital no Estado do Pará, na Modalidade 1 (link de internet), está aberto desde o último dia 18, para todos os municípios do Estado. Pela primeira vez, órgãos públicos e instituições do terceiro setor, sem fins lucrativos, em condições de firmar parceria com contrapartidas materiais, poderão formalmente encaminhar ao governo do Estado propostas para a implantação de infocentros em seus municípios.
 A meta é ampliar ainda mais a cobertura do programa, multiplicando as modalidades de concessão dos infocentros e ampliando as parcerias com Prefeituras e a sociedade. Pelo edital, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), responsável pelo programa junto com a Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), compromete-se a conceder link gratuito à internet, material didático para cursos de informática básica e treinamento aos monitores indicados pelas entidades, para atendimento e capacitação dos usuários. Municípios do interior sem provedor, onde o acesso à internet ainda é muito lento e caro, terão a oportunidade de solicitar uma conexão mais rápida que a ofertada pelas empresas de telefonia e de rádio, e inteiramente sem custo.
As propostas serão aceitas até 4 de maio (sexta-feira).

Demandas - “O edital atenderá às demandas por link de internet por parte de instituições sediadas nos municípios já assistidos pelo Programa Navegapará. Existem escolas municipais, por exemplo, com laboratório de informática pronto, aguardando somente a conexão da internet”, informou Mônica Braga, coordenadora do Navegapará na Secti. Para o titular da Secretaria, Alex Fiúza de Mello, o edital inaugura uma nova forma de gerir o programa. “Queremos ampliar o número de infocentros disponíveis em todo o Estado e dar conteúdo a esse uso, com programas sociais de interesse público, acoplados aos novos acordos que serão firmados. Isso dará mais sustentabilidade administrativa e abrangência social”, destacou o secretário. Três tipos ou modalidades de parcerias compõem o novo modelo de gestão: a) Modalidade 1 (link de internet); b) Modalidade 2 (link de internet e computadores); c) Modalidade 3 (link de internet, computadores e bolsistas monitores). As modalidades 2 e 3 vigoram, atualmente, contemplando 186 infocentros já implantados.

Fonte: Agência Pará

Quem disse que fofocas não podem ser gostosas?


  • Racha no PMDB/Portel continua a produzir resultados negativos. Além de produzir um plano B (um candidato que o governo diz não apoiar, mas, por trás das bombas, apoia), está criando adversários dentro do partido da situação.
  • Raimundo Luis é rejeitado pelo PMDB para assumir a vaga da ausente secretária de educação, Rosângela Fialho.
  • Segundo informes dos bastidores do partido, o secretário de finanças, que assombrou a secretaria de saúde, seria temido por favorecer os candidatos amiguinhos de Carlos Moura.
  • O testa de ferro Valdo Paranhos já se licenciou para tentar abocanhar uma vaga na Câmara de Vereadores. Só resta saber dos reflexos que  seu trabalho vai ter na campanha, haja vista o montante de reclamações que seu setor nunca resolveu.
  • O antigo diretório do PMDB, que nunca foi do partido mesmo e sim do Pedro Barbosa, foi vendido para um assessor de gabinete da prefeitura. Não sei porquê não venderam o partido através de licitação. 
  • E por falar em vender, lembre-se de que tem pessoas que já sabiam que esses caras são traidores, confira: http://blogdobacana-marcelomarques.blogspot.com.br/2010/08/lista-dos-traidores.html
  • Aliás, cara de pau mesmo é dar falta em professor que participou do II Encontro de Gestão do Território do Marajó, como o farrista diretor do Acutipereira, mas as publicações falam apenas de enlevações do nome dos gestores, como em: http://www.agencianortedenoticias.com.br/??=noticias&id=9046
  • Vereador chega a empregar 40 pessoas no cabide eleitoral da prefeitura, enquanto que um articulador político emprega seus 30 camaradas e, para si, detém alto salário na corte e os súditos têm que ficar calados.
  • Um secretário de finanças compra um carro, mas devido aos comentários do povo, já pensa em se desfazer do veículo caro e luxuoso.
  • Aliás, o povo anda reclamando é do enriquecimento ilícito de alguns funcionários com cargo de confiança.


terça-feira, 1 de maio de 2012

João Henrique inaugura diretório e se declara candidato

Membros do PDT
Na sexta-feira fui visitado pelo presidente de honra do PDT, João Pereira da Costa - o Joãozinho da Eletroloja, que esteve em minha residência com o propósito exclusivo de me convidar,  para participar da inauguração do diretório do partido em Portel. Como até o momento não me recusei a presenciar os acontecimentos políticos, fui até lá e fiz os devidos registros e tirei minhas conclusões, estas para mim mesmo, aquelas para conhecimento geral.

Lurdinha:  convenção de pesos pesados
Em termos de conhecimento do fato, não se pode negar que a cidade toda ficou sabendo, tão explosivo, literalmente falando, foi o estardalhaço de fogos de artifício, com comentários por um cidadão, que trabalha como mototaxista, no bairro do Pinho como sendo: "lindo e bem organizado".  Em termos de organização, o evento estava mesmo impecável, assim como o prédio, totalmente remodelado. Na entrada, fui recepcionado pelo vice-presidente do PMN, Raimundo Gomes Pereira Filho, popularmente conhecido como Rabudela, para, em seguida, ser avistado pelo próprio João, que se deslocou do fim do pátio, onde estavam sentadas em cadeiras brancas dezenas de pessoas convidadas, todas trajando camisas com o símbolo do PDT, para me receber. João aproveitou para me mostrar as dependências do prestes a inaugurar diretório do partido, indo desde o amplo banheiro, passando por uma sala destinada a trabalhos secretariais até uma linda sala, que ficará reservada à direção do partido. Na ante-sala encontrei diretores e ex-diretores da SEMED, entre eles Valdo Paranhos, Rômulo, diretores do Abel Figueiredo (Jerson Pereira) e Lourdes Brasil (Amarildo Vieira), esposas de diretores e outras figuras do poder reinante. Fui, enfim, cumprimentado pelo ex-diretor de ensino Rosivaldo Paranhos, (...).

Um locutor anunciou a abertura do acontecimento e foram convidadas várias pessoas para comporem a mesa, dentre elas o diretor do Lourdes Brasil, Gerson Pereira (PMN), o diretor do Abel, senhor Amarildo Vieira, Jader Amaral (que mesmo ausente, foi representado pela esposa), Sirhan McCoy (PCdoB), professor Flávio Nunes (Flavinho dos Teclados), Estanislau Monteiro (ex-vice-prefeito), Rozildo Coelho (Dinhão), ex-vereador Paixão e muitos outros, como Raimundo Gomes Pereira Filho, vice-presidente do PMN. A ausência do presidente do PDT, o odontólogo Alexandre Adeodato, foi justificada por Walber Paixão como estando em São Paulo, fazendo mestrado em sua área de odontologia, mas foi representado por sua esposa, Ivone Paes Leão.

O presidente de honra do PDT, João Pereira da Costa, foi o penúltimo a se pronunciar, seguido pelo Walber Paixão, que, emocionado, anunciou a chapa única com o nome de Joãozinho como candidato à prefeitura de Portel.

Rally vira opção de lazer no dia do trabalhador

Hoje, como já acontece há alguns anos, a festa de 1º de maio fica por conta de particulares na cidade de Portel. O maior destaque é um circuito de motos realizados pelo empresário Adonis. Esse evento vem ganhando adeptos e patrocinadores a cada ano que passa. E com a falta de opção de lazer no Dia dos Trabalhadores, as pessoas vão se acotovelar para garantir o melhor espaço, fazendo de tudo para assistir os motoqueiros passarem por cima de troncos de árvores, lamaçais, montes e pedregulhos. 
Apesar de haver bons competidores, a grande atração continua sendo Adonis, que tem vencido todos os demais circuitos.
Ao lado da área destinada ao Rally, haverá um torneio patrocinado pelo advogado Miro Pereira, fato que lembra os tempos idos em que a juventude ocupava o "campo de aviação", atualmente conhecido como Rua da Vivência. Em toda a extensão do antigo campo de pouso da AMACOL eram montadas as traves pelo menos para 5 campinhos, onde crianças, jovens e adultos suavam atrás da pelota para, em seguida, irem às praias tomarem banho, isso geralmente depois das 18 horas.