Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Criança tenta dar partida em motor e morre no Pacajá



Uma criança foi funcionar a máquina de uma pequena embarcação e tropeçou com a manícula. Seu cabelo foi enrolado no eixo do motor e, com o impacto, acabou morrendo.

O fato desesperador para a família aconteceu no rio Pacajá. Parentes devem passar final de ano em tristeza.

Em postagem anterior a esta eu já tinha mencionado crianças que dão partida em máquinas de popa conhecidas como rabeta. É comum ver essas crianças irem a escola por meio dessas embarcações conhecidas em Portel como rabetas.

Algumas jovens urbanas, ainda este mês, ficaram impressionadas ao verem uma adolescente nos seus 13 anos de idade fazer funcionar uma máquina do tipo rabeta e sair em alta velocidade, desaparecendo entre o matagal espesso da beira do igarapé.

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Breves: Xarão deixa de pagar servidores da educação



Em breve visita ao município de Breves, contatei, junto a diversos servidores municipais, que o prefeito Xarão Leão ainda não pagou o 13º a parte dos concursados e também aos temporários. SINTEPP promete ato público esta manhã, caso o dinheiro não seja depositado na conta dos trabalhadores em educação.

De acordo com uma professora com quem conversei na primeira fila – esta possuía um caixa eletrônico que exigia cadastro de biometria, sem opção de negar -, já havia feito várias verificações para constatar depósito, sem sucesso.

Na segunda fila – só havia três caixas funcionando com reduzido valor, cujas notas disponíveis eram de 50 e 100 reais, o que denotava esvaziamento dos módulos - , encontrei outros servidores, dentre os quais um temporário que falava contra a coordenação do SINTEPP. Na sua opinião, esta coordenação só defende os concursados. Como sou um dos coordenadores da subsede de Portel, não pude deixar a coisa barata. Disse que o SINTEPP em algum momento se recusa a prestar apoio aos contratados e, caso isto esteja ocorrendo, providências devem ser tomadas.

Interessante notar que havia uma servidora contratada logo atrás de mim e esta, ao perceber que o servidor contratado se evadira do local, disse que este tipo de trabalhador nunca vai a uma reunião do SINTEPP e este foi o caso deste companheiro, pois, segundo ela, não foi visto durante a última assembleia e ainda indagou sobre o que foi tratado na reunião.

Havia, no entanto, rumores de que o prefeito Xarão Leão faria o pagamento nesta terça-feira, 30, ao que o SINTEPP de Breves já prevê uma manifestação pública. Tal manifestação poderia ser maior caso o Conselho do FUNDEB também participasse com uma preciosa informação por meio de demonstrativos adquiridos junto à gerência do Banco do Brasil.

Jovem mata desafeto na Cidade Nova



Quem apostou que não haveria mais mortes num ano de 2014 sangrento, enganou-se redondamente e não é digno, digamos, de ganhar os 250 milhões da megasena. 

Um jovem matou outro de idade semelhante no bairro da Cidade Nova. Tomara que esta seja a última morte que só faz aumentar as estatísticas da violência no município de Portel.

domingo, 28 de dezembro de 2014

Portel: uma visita à praia do Mangueirão

Num dia parecido como este, domingo de sol, meu espírito leve, percorri a orla do Arucará na minha velha companheira Maria Velha, acompanhado de meu filho. Não tem preço! Andar de moto pela praia do Arucará. Veja as impressões que tive, por meio de fotos.

Dedico aos portelenses que moram na Itália, Portugal, Espanha, Japão, Estados Unidos, América Central e também aqueles que vivem em diversos estados do Brasil, leitores do blog. E por que não aos amigos que ainda vivem em Portel?
Praia do Mangueirão, nome dado em razão de uma árvore que já caiu.

A erosão toma conta de uma área muito curtida pelas famílias

Ali se vê um cais de arrimo não concluído, que serve para proteger as casas e a rua.

Infelizmente as pessoas mesmo não cuidam bem do paraíso

Um trapiche que antes era ligado à terra. Veja o afastamento.

Casa do ex-vereador Orzírio Santana: em breve cairá como a árvore

sábado, 27 de dezembro de 2014

A misteriosa morena da rua do cemitério


Essa historia aconteceu há alguns anos atrás, quando eu ainda era solteiro, numa noite de fim de ano, como este, quando o clima está gostoso e convidativo para uma saída para distrair a mente. Avisei a minha falecida mãe que ia para a igreja que ficava em frente a nossa casa e foi ali que tudo começou.

Uma das coisas que eu sempre gostei na rotina da Assembleia de Deus era a banda de música e os louvores cantados. E apreciei a tudo da galeria suspensa até o momento em que decidi sair, porque eu não estava me sentindo confortável ali dentro, não sei explicar por quê.

Ao sair do tempo, me dirigi para a atual 2 de Fevereiro, rumo a uma casa dançante – naqueles tempos conhecida como sede – muito popular: União Tabajara. Já havia atravessado a Rua da Vivência, vulgarmente apelidada de “o campo”, por ter sido uma pista de pouso da antiga Amacol, empresa subsidiaria da gigantesca Georgia Pacific americana, quando uma voz suave e jovem se fez ouvir no meu lado direito.

Olhei e vi uma estonteante garota morena, trajando um vestido azul, de tecido fino e delicado que delineava seu corpo. Nunca tinha visto uma morena tão linda, com pernas torneadas, cintura fina, quadris largos e peitinhos apontados, como se quisessem furar o leve tecido que cobria o seu corpo.

Com aquela moça ao meu lado, não pensei outra coisa, senão retornar e conduzi-la à antiga praia do Areião, local muito apreciado pelos amantes e namorados que ousavam ir além do toque gentil de mãos e olhares apaixonados. Não deu outra. Fizemos amor longamente, deixando meu corpo se entranhar naquela carne macia e tenra. Parecia que eu tinha mais de mãos naquela noite.

Depois de longo tempo naquela sessão de pura orgia carnal, saímos em direção à antiga Rondonista Tabajara, outra “sede” pertencente ao Alípio Borges. Não entramos, seguimos em direção à casa em que ela disse que morava, nas proximidades do cemitério, ali na rua Magalhães Barata. 

Deixei-a em frente a uma casa de palanque e nos despedimos como juras de um renovado encontro no dia seguinte, com um sentimento que eu acho que era a paixão misturado com puro amor. No dia seguinte, estive na casa em que a moça entrou, lembrando que larguei a sua mão ao entrar pela porta e a dona da casa disse: “Aqui nunca morou essa tal moça”.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Ibama apreende e destrói quatro tratores de quadrilha que furtava madeira em Mato Grosso

Cuiabá (22/12/2014) – Na madrugada da última quarta-feira (17), a Gerência Executiva do Ibama em Sinop/MT deflagrou a Operação Rescaldo, que contou com a participação de servidores do Ibama de Mato grosso, Mato Grosso do Sul e de São Paulo, além de integrantes da Força Nacional de Segurança Pública. Durante a Operação, que ocorreu em uma fazenda no município de União do Sul, distante 689 km de Cuiabá, foram apreendidos e destruídos quatro tratores de pneus adaptados para extração de madeira. Além dos tratores, foram localizados e destruídos dois acampamentos que davam suporte a atividade de extração ilegal associada ao furto de madeira.
A área em questão tem sido alvo de constantes operações tanto do Ibama quanto da Delegacia Estadual do Meio Ambiente (Dema) nos últimos anos em virtude de existirem quadrilhas especializadas no furto de madeira agindo na região. No mês de setembro, a Dema prendeu mais de 12 pessoas do setor madeireiro envolvidas na atividade de furto e transporte de madeira na mesma área.

Segundo Waldivino Gomes Silva, gerente-executivo do Ibama, a medida extrema de destruição dos equipamentos envolvidos no furto de madeira está amparada legalmente. “Em virtude de sabotagens perpetradas pelos infratores, como a retirada de peças dos tratores para evitar retirada dos equipamentos da floresta, não tivemos alternativa senão a destruição. A descapitalização dos infratores deverá dar uma trégua na destruição da floresta da reserva legal dessa fazenda.”

Ascom/Ibama/MT
Fotos: Ibama/MT

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA CONTINUARÁ EM 2015?


De acordo com professores orientadores de Portel, quando em estudo na cidade de Breves no início do mês de dezembro, o professor Deminico deixou claro que não só continuará em 20016, mas que terá aumento na bolsa em 2016. 


O PACTO com o município de Portel encerra mesmo em 2014, o que desperta até dúvidas sobre a continuação ou não dos atuais orientadores de estudo.

Outra questão que desperta curiosidade é quanto a um aumento no benefício, porém não ficou claro sobre o valor exato. Atualmente o valor está em R$ 200,00 (duzentos reais), ao que especulam alguns que o valor poderá chegar a R$ 400,00 (quatrocentos reais).

O próprio professor Domenico teria informado à turma de orientadores, em Breves, que não existem previsões de aumento da bolsa dos mesmos, no sentido de não criar expectativas.

Muitos professores do município de Portel não estão levando a serio os estudos e já abandonaram as salas de aula. Ontem, por exemplo,a apenas 8 professores estavam assistindo às aulas numa turma de mais de 20.