Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

domingo, 28 de abril de 2019

Ações para a pavimentação da estrada Portel-Cametá em andamento

Diretor da Secretaria de Estado de Transporte, Dr. João Renato
Governo de Portel, através do prefeito Manoel Maranhense e equipe, consegue apoio do governador Helder Barbalho do Estado do Pará.

Equipe de Toia Gama nas ruas - pavimentação
A organização administrativa segue a todo vapor. Enquanto equipes de trabalho de pavimentação seguem a determinação do prefeito em cobrir com massa asfáltica a maioria das ruas de Portel, uma equipe de trabalho do Governo do Pará já está executando serviço de GPS para tornar a estrada em uma rodovia asfaltada.

Manoel Maranhense encontrou uma prefeitura endividada, sendo forçado a parcelar dívidas dos governos anteriores em 20 anos, dando quitação em dívidas menores também deixadas por ex-gestores do município de Portel. Só o último gestor deixou 20 milhões de dívidas, entre elas relacionadas ao Instituto de Previdência. Os desafios são grandes, pois se não se deixar de pagar os servidores para pagar os encargos patronais, corre o risco de afrontar os servidores, que atualmente estão contentes em ter seus salários em dia, uma promessa de campanha e estatuída no plano de governo de Manoel Maranhense.

Tais dívidas emperram obras e serviços. Por exemplo, em termos de escolas, só cinco foram inauguradas até o momento. Há outras em construção, realizadas com todas sorte de dificuldades. Entre elas, uma escola de 30 metros de comprimento está sendo edificada no Alto Pacajá. E em respeito ao dinheiro público e à população, tem feito esforço em garantir a continuidade de obras paradas.

Como os recursos de uma prefeitura pequena como a de Portel, o prefeito tem somado esforço com pessoas que querem realmente trabalhar pelo município, ainda que tenha que enfrentar políticos da cultura do atraso que o perseguem por diversos motivos, entre eles a política do toma-lá-dá-cá. Logo no início do governo, um grupo de vereadores, por exemplo,tentou emplacar uma espécie de mensalinho, proposta refutada pelo prefeito por não combinar com seus princípios éticos já amplamente conhecido desde os tempos de parlamentar. 

Aliás, essas propostas indecentes são um problema antigo e que persistem entre as mentes mais corruptas, como este que vou citar agora: a empresa que está se instalando para a exploração da madeira do Caxiuanã também já foi vítima de tentativa de extorsão por políticos locais, que tentaram abocanhar 10 mil reais do dono da empresa. A tentativa foi abortada.

Mas, entre essas lamentáveis atitudes de vira-lata surgem notícias boas. Nesta semana foi divulgado um áudio cujo destino inicial seria o secretário Toia, da Infraestrutura. Nele, o ex-vereador Raso relata em detalhes as ações da equipe de projeto que vai dar o pontapé inicial na pavimentação da estrada de Portel a Cametá.

Apoio do Senador Zequinha Marinho
A notícia caiu como um balde frio na cabeça da oposição. Mas, se para a oposição isso é algo ruim, a população acha que essa obra é da maior importância para o município de Portel, que convive com a restrição do acesso físico aos demais municípios paraenses e à capital Belém.

Nenhum comentário: