Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sábado, 20 de julho de 2019

Investir ou não investir no Festival de Verão de Portel?

Esta é a penúltima semana de férias em Portel, com vantagens enormes em relação aos anos anteriores. Nunca o comércio local lucrou tanto com a presença de turistas oriundos de diversas cidades e estados. A oposição ao governo atual não gostou muito e propalou inverdades sobre o investimento, gerando respostas duras e à altura dos fofoqueiros de plantão. 

As praias de Portel nunca estiveram tão lotadas quanto neste verão de 2019, tendo como xodó até dos próprios portelenses a renovada Praia do Tucano, ou Praia "da Tucano". Estranho falar assim "da Tucano", porque a princípio não é um bom Português, mas ao verificar a história do nascedouro do nome, refere-se a uma antiga serraria que existiu no local hoje amado pelo público, depois de quase dominado por invasores de terras. Se não fosse a união dos populares, esta praia sucumbiria como aconteceu com a vizinha Praia Rádio Cipó, ou quem sabe como sucedeu à Praia do Areião e Igarapé Muim-Muim. No  passado, estes balneários, hoje defuntos, ficaram nos registros fotográficos tão bem retratados pela página Nostalgia Portel, no Facebook. Depois da reação de um empresário que detém posse da área já invadida por não sem terras (pois bem conhecidos por terem seus próprios patrimônios), o governo municipal reagiu e, junto com suas diversas secretarias, remodelaram e revitalizaram a praia, atualmente o sucesso do verão.

Quem ganha com o fluxo de turistas é o comércio local, com seus hotéis cujas janelas ficam grande parte no escuro durante os demais meses do ano, podem ser vistas acesas, sinal de que há hóspedes. Como esses milhares de turistas precisam se alimentar, os restaurantes lucram igualmente. Aliás, desde a chegada no porto da cidade, os mototaxistas e taxistas já começam a ganhar dinheiro. Isso sem falar nos bares e eventos particulares como a Mandioca Mole (a que o governo atual não impediu sua realização como noutros governos) realizada no início de julho, a maior manifestação junina da cidade, o Rodeio do Chico Doido que estreou em Portel este ano e foi aplaudido nos três primeiros dias, quando realizado dentro de um perímetro fechado para, no último, sendo de graça, adentraram pessoas mal educadas (tem certa hora que até quero concordar com o doido do presidente) e vaiaram a dona do evento. Nossas sinceras desculpas, estrangeiros. Voltem sempre, o povo adorou, não só porque nunca tinham visto um rodeio de perto e ao vivo, mas porque é uma novidade a acontecer no meio da semana, um fato praticamente novo porque no início do Festival de Verão Portelense as atrações só aconteciam aos sábados e domingos.

A oposição, que não trabalha com investimentos turísticos, criticou o recurso de 185 mil reais aplicado no mês todo de julho, com bandas e estruturas. Quem respondeu à altura foi o secretário da SECELT, Marcos de Jesus, que cavou documentos do verão de 2016 - época em um dos críticos estava com suas bolas encravadas numa secretaria do governo e não via defeito algum - lembrando que num único dia aquele governo que foi campeão das greves da história de Portel, gastou mais de 200 mil reais, num evento chamado Aquafest. O público, por sua vez, entende que acha estranho, pois "se não faz nada, é incompetente; se faz, tá gastando demais", disse um comerciante que reflete bem a opinião pública. Logicamente que, pelo que se constata, o turismo em águas e terras portelenses só faz crescer e por isso recomendo que a administração municipal continue investindo no setor, dada a fartura de riquezas naturais, uma vez que viver de madeira já não mais fará Portel voltar ao esplendor dos tempos da Amacol. Madeira mesmo só a cada de alguns políticos que só sabem viver de mentiras e enganações. A estes recomendo que invistam seu tempo em proporcionar melhorias, buscando os parlamentares estaduais e federais para o setor, como está o governo municipal fazendo com emendas adquiridas para o cais de arrimo da Praia do Arucará, pavimentação da estrada, que ajudará na vinda de mais gente para curtir nossas praias.

O blog Educadores de Portel possui um canal no YouTube com esse mesmo nome, no qual já fiz vídeos mostrando alguns balneários de Portel. Assistam, dêem o like, inscrevendo e marcando o sininho para ser notificado quando surgir um novo vídeo.

Nenhum comentário: