Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sábado, 17 de junho de 2023

Estariam os livros mentindo sobre o verdadeiro fundador de Portel?

Tenho derrubado teorias, acusações falsas, desmascarado condenações injustas e dados historicos incoerentes. Desta vez, venho a público contestar um dado histórico sobre a origem fundacional do município de Portel.
Antônio Vieira foi um importante padre jesuíta, escritor e diplomata português. Ele nasceu em 6 de fevereiro de 1608, em Lisboa, Portugal, e entrou para a Companhia de Jesus aos 15 anos. Vieira se destacou como um pregador talentoso e foi enviado para o Brasil em 1619, onde passou grande parte de sua vida.

Ele ficou conhecido por seus sermões eloquentes e polêmicos, nos quais abordava temas como a escravidão, a colonização e os direitos dos povos indígenas. Vieira defendia a justiça social e a igualdade, criticando as injustiças cometidas contra os povos indígenas e os escravos africanos. Seu trabalho missionário e seus esforços para proteger os direitos dos povos nativos o tornaram uma figura importante no contexto colonial brasileiro.

No entanto, é importante mencionar que não há registros de Antônio Vieira estar diretamente envolvido na fundação do município de Portel. A cidade foi fundada por decreto do governo português em 1758, após o falecimento do padre Vieira.

A vida de Antônio Vieira é extensa e complexa, com contribuições significativas para a história e a cultura portuguesa e brasileira. Ele deixou um legado duradouro como pensador, escritor e defensor dos direitos humanos. Suas obras escritas, incluindo seus sermões e cartas, continuam a ser estudadas e apreciadas até os dias de hoje

Nenhum comentário: