Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Prefeito e secretários de Portel realizam coletiva nesta quinta 18

O governo de Portel, cujo líder maior é o prefeito Manoel Maranhense, realizou nova coletiva. Participaram também os secretários Nizomar Júnior e Rosivaldo Paranhos, da saúde e educação respectivamente. O secretário da Secelt, Neném Duarte, também participou da coletiva.

O Secretário Nizomar Júnior, disse que amanhã (19) completarão 50 dias de intenso combate à pandemia e destacou à resistência da população. Diante disso, pediu que a população não subestime o vírus, pois nota o secretário que as pessoas estão relaxando nos cuidados. Pediu também que os cuidados sejam redobrados, para manter vivos os familiares, os vizinhos e os amigos. 

Nizomar Júnior disse que não é momento para recuar. As pessoas, por exemplo, estão nas ruas e sem máscaras, entre os quais muitos idosos. Em face disso, pediu coorresponsabilidade também da população.

Nogueira Júnior, que integra o governo pela secretaria de Desenvolvimento, destacou a dedicação da equipe nesses 78 dias de combate, tanto nas ruas quanto nos rios. Em sua fala, ressaltou que a pandemia afetou todos os setores da vida da população. 

O Prefeito Manoel Maranhense aproveitou a ocasião para reforçar o convite aos líderes religiosos sobre uma reunião com o setor. Em seguida, mencionou que todos os demais setores, comerciais, seguem o fechamento, porque a pandemia não está totalmente controlada. Afirmou que é difícil de agradar a todos, e que não está perseguindo ninguém, mas pela busca da saúde do povo. "O importante é o respeito", disse o prefeito, "sem perseguição".

Ao responder sobre os transportes fluviais intermunicipais, o prefeito disse que atualmente chega a 30% essa liberação. Complementando, o secretário Braulino, da SEDE, falou que os transportes intermunicipais estão liberados desde que sejam essenciais, como alimentação e remédios. Quanto às pessoas, a permissão de transporte é para aqueles passageiros que possuem autorização da equipe da saúde. Destacou, no entanto, que a autorização também é concedida àqueles que possuem situações improrrogáveis, cujas medidas estão de acordo com o último decreto que se estende até o dia 31 do corrente.

O Secretário Valdo Paranhos disse que o calendário escolar depende de um planejamento, que atenda à integridade do indivíduo. Nesse sentido, é preciso considerar o estado psicológico daqueles que sofreram perdas de familiares, daí ser mais importante o bem estar do que o conteúdo programático.

Neném Duarte, da SECELT, considerou as medidas tomdas pelo governo como  bem acertadas. Citou as críticas de alguns setores (oposição) que taxa desnecessário bloqueio à note e liberação de dia. Diante disso, Duarte respondeu que o dia é reservado áqueles que buscam seu sustento e busca de recursos materiais necessários à sua sobrevivência e que, à noite, só serve para aqueles que querem "bater pernas".

Em termos avaliativos do enfrentamento, Neném Duarte considerou os resultados como excelentes, satisfatórias. Complementou dizendo que as ações foram integradas, que todas as secretarias participaram. Aproveitou para dizer que as barreiras não mais existirão, mas o toque de recolher continuará. 

A injeção de recursos financeiros à população foi da ordem de 13 milhões, o que prova a ação do governo. Em termos de veraneio, Duarte afirmou que quaisquer ações do Festival de Verão estão comprometidas. As praias podem ser reabertas, mas dependem da equipe técnica da saúde. 

Em termos do pico máximo de contaminação, o secretário Nizomar afirmou que o tempo de infecção muda de um lugar para outro. São Paulo, por exemplo, possui recorde de contaminação e estão com dificuldade de reabertura. Portel só teve o primeiro caso em maio, enquanto que a capital do Estado registrou o primeiro caso em março e ainda estão se aproximando do pico para, posteriormente, uma queda. Ainda em Portel, há confirmação de 606 casos, de acordo com o boletim de ontem, cuja perspectiva é aumentar o número de casos.

Quanto aos casos subnotificados, houve uma projeção de infecção que prevê uma de covid, de H1N1, viroses no mesmo período. Portanto, dificilmente, ainda não se chegou ao pico. Com todas as medidas, ainda houve todos esses casos. Mesmo com todas as etapas, com barreiras, lockdown e outras medidas, não há como quantificar, mas que foram altamente positivas. 

Quanto aos ribeirinhos, já que a mazela também os atingiu, Nizomar declarou que a força tarefa se estende aos moradores do interior, há dificuldades por conta do tamanho do município. Já há uma projeção de trabalho, tendo iniciado pelo Acutipereira, com grande número de confirmação de casos. E os demais rios estão susceptíveis à contaminação. Ainda não foram afetadas cerca de 57 mil pessoas, o que é um número elevado.

O hospital tem trabalhado muito e o número de hospitalização diminuiu muito desde março até o momento. Ainda é cedo pra relaxar diante dessas perspectivas. Nizomar considerou que os jovens são mais expostos e acreditam que não são vulneráveis.  Mas há vulnerabilidade, como a comorbidade dada pela pressão alta, que é muito comum em pessoas ativas. Na sua fala final, Nizomar demonstrou humanidade e respeito à vida. "Essa guerra não acabou. Essa guerra precisa de mais exército", disse.

Duarte, aos fazer as considerações finais, agradeceu a Deus pela saúde para continuar a luta, ao prefeito, aos profissionais de saúde e às pessoas que doavam lanches como uma forma de reconhecimento durante as altas horas da noite, quando sua equipe fazia as barreiras.

O Secretário de Educação Valdo Paranhos


Nenhum comentário: