Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Os vexames do debate sobre política


Esta postagem visa proporcionar uma visão geral dos ânimos dos apoiadores dos pré-candidatos ao cargo de Prefeito do município de Portel. Baseia-se esta visão nos grupos de Whatsapp e Facebook, as principais redes sociais que propagam os prós e contras dos pré-candidatos ao cargo mais importante município.
Como é o comportamento dos apoiadores dos pré-candidatos?
  •        Evasivos;
  •        Agressivos;
  •        Sem conhecimento de causa;
  •        Manobrados;
  •        Fakeados.

Apoiador, citado de outro modo como puxa-saco ou culhão, é a pessoa que escolheu um lado. Sabendo disso que há opção de escolha, há algo de positivo na peleja política. Dito de outra maneira, a democracia permite de que lado ficar. 
                  "[...] é improvável, senão impossível, alguém votar em quem defende valores      opostos aos seus. Contudo, o eleitor deve esforçar-se para escolher candidatos que tenham preocupações universais, ou seja, preocupações que dizem respeito ou são aplicáveis a todas as pessoas e não só a um pequeno grupo" (PARDO, 2014). 
Conforme explicado acima, ficar do lado de alguém que contraria seus valores é algo pouco provável. Porém, ressalta que essa escolha advém de benefícios para todos, não individual. Desta forma, o objeto da preocupação seria de ordem coletiva. O importante, portanto, é separar o individualismo e pensar em priorizar as ações que contemplem os interesses da grande maioria. Por exemplo, não pode ser querelante em apenas desejar a sua satisfação com um emprego, visto que não há vaga para todos. Esse ponto de vista, porém, requer debates amplos que se afastem ao máximo das ofensas pessoais para, em lugar disso, debater assuntos importantes para todos.
O que se vê é o posicionamento claro a respeito de um fato concreto. No entanto, o interlocutor foge do âmbito do debate e xinga, agride verbalmente e torna-se algo pessoal. Logo, não há um avanço na discussão, por vezes revelando a imaturidade.


Referência: http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/bitstream/handle/bdtse/1375/como_escolher_candidato_pardo.pdf?sequence=1

Nenhum comentário: