Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

domingo, 2 de fevereiro de 2020

Quem não mora mais em Portel quer saber como anda a administração de Manoel Maranhense


Para quem não mora em Portel, esta publicação se destina a você.
As 20 promessas
Muito bem. O atual prefeito de Portel, Manoel Maranhense, chegou ao poder com a promessa de 20 motivos para mudar a realidade em que o município se encontrava em 2016. O motivo número 1 é o principal dos 20, o pagamento em dia dos servidores públicos, por entender que os recursos públicos é que movem a economia do município de Portel, assim como dos demais municípios vizinhos.
Limpeza de ruas
Nos aspectos do saneamento básico, o governo tem se esforçado para manter as ruas da cidade limpas, com coleta de lixo doméstico diária. Inclusive quero dar meus parabéns aos garis e a equipe de motoristas de carro papa-lixo que vejo diariamente e até de noite no cumprimento do dever. Grandes projetos de pavimentação foram implementados no início do governo e mais ainda estão em andamento.
Iluminação pública
A iluminação está bem melhor e pode melhorar ainda mais e é importante que a empresa contratada seja cobrada pelos serviços e que esta mesma empresa também se dedique a verificar os postes com falta de lâmpadas.
Educação
A prefeitura estabeleceu uma meta de inaugurar duas escolas por mês, sendo a última a ser inaugurada a da Pacajaí. Ainda no tocante à educação, o pagamento vem sendo efetuado no prazo, inclusive está programado o pagamento dos profissionais da educação para esta terça (4), já com ajustes do Piso Nacional, o que significa aumento nos proventos.
Saúde
Depois de reformar a secretaria de saúde, o governo municipal deu início à reforma do hospital. A oposição repete diariamente que a reforma foi originada na pressão dada pelo promotor público, mas não é verdade, pois documentos provam que já havia planos de fazer a reforma do hospital Wilson da Motta Silveira, após 30 anos de sua fundação no governo de Renato Queiroz.
Ruas asfaltadas
Como o município de Portel não tem recursos para a implementação de grandes obras, O prefeito de Portel tem sido incansável na busca de recursos, por isso pediu ao povo de Portel apoio a deputados e senadores que têm compromisso com o povo e sabem honrar com os votos recebidos. O seu pedido resultou em mais de 13 mil votos para o atual governador, que também tem sido parceiro de Portel.  O Senador Zequinha Marinho, por sua vez, tem sido amigo de Portel, na luta por asfalto, reforma de hospital e até o maior dos projetos que não está na lista dos 20 motivos: a pavimentação da rodovia Portel-Tucuruí.
Para dar continuidade à pavimentação, em dezembro do ano de 2019, chegava a usina de produção de massa asfáltica. Nesta semana que se encerra, saiu finalmente, sob as ordens do próprio Governador do Estado, a ordem de serviço para dar início à pavimentação das seguintes ruas que estão intrafegáveis para veículos como carros e ambulâncias:  as avenidas que constituem a Rua de Vivência, avenida  Santos Dumon e avenida  Padre Emílio Martins. Também foram contempladas a avenida  Magalhães Barata, no Bairro do Centro. No bairro do Muruci, a Rua Manoel Antonio Fialhio receberá a cobertura asfáltica da parte que não tinha sido feita, que é aquela que se estende da 2 de Fevereiro até a beira da praia Arucará e Escola Júlia Barbalho. Uma parte da rua DUQUE DE CAXIAS que tem sido uma novela há anos, finalmente vai ser beneficiada.  Essa é a primeira etapa de pavimentação das ruas de Portel. Após a conclusão dessas ruas citadas, no segundo semestre de 2020 outras ruas serão contempladas, para a alegria do povo de Portel que sofre há décadas com a falta de obrigação dos gestores anteriores. Como esses são recursos do Estado, parabéns ao Governador  Helder Barbalho e ao Senador Zequinha Marinho.
No início do mandato, o governo municipal atuou na pavimentação asfáltica das ruas dos bairros Bosque e Tijuca , já concluída. Agora a missão, no segundo semestre de 2020, é atender aos bairros da Cidade Nova e Pinho, com um grande projeto e sonho do prefeito Manoel Maranhense em levar asfalto para, inicialmente, à principal rua do bairro, que é a Duque de Caxias. Com a pavimentação da Rua Pacajá, uma parte da Portelinha também é agraciada, para isso há aguardo de repasse da segunda etapa de recurso federal, destinado pelo então Ministro Helder Barbalho.
Está em andamento a pavimentação em bloquete da avenida Augusto Montenegro, com vistas a atender à população das imediações do igarapé Muim-Muim e usuários que utilizam o percurso para serviços e turismo aos inúmeros balneários da região do Acutipereira. Ou seja, atualmente, já está com 91% realizada, com  precisão de conclusão dos 9% restantes ainda em 2020.

Rodovia Portel-Tucuruí

Essa "estrada" (não devemos dar mais esse nome com os novos rumos que estão sendo dados pela luta do prefeito de Portel e os amigos de Portel, como o Senador Zequinha Marinho e o Governador Helder Barbalho), e sim rodovia, que é pavimentada e interliga outros municípios. Esse é o maior projeto do prefeito Manoel Maranhense, por entender que Portel possui estruturas geológicas capazes de tornar um grande porto para o escoamento das riquezas do Pará para outros Estados e Nações. 

Nenhum comentário: