Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sábado, 9 de março de 2019

Uma proposta de energia limpa e coisas assim

Atualizado às 13:13 h., de 20/03/2019

A tarde de ontem (8) foi de uma satisfação que coaduna com meu modo pensar numa sociedade em a busca pela autonomia e equilíbrio com a natureza é imprescindível, caso a humanidade queira se eternizar ou durar um pouco mais sobre a Terra.

Era pra uma visita simples com foco em apenas um negócio rotineiro suplementar à ineficiência do setor bancário. Algo como uma transferência via aplicativo para evitar aquele aglomerado de pessoas se encostando, numa intimidade quase sexual. Mas deixemos o fracasso do banco e foquemos no assunto: a energia solar.

O investimento em energia limpa do empresário e amigo deixou escapar de minha boca os elogios a alguém que realmente usa a cabeça. Com uma despesa de mais de 4 mil reais em energia elétrica todo mês a alimentar a Celpa, fez um investimento de 150 mil reais que, em quatro anos, terá sua liberdade no uso da energia, pois 4 mil por mês durante um ano dá 48 mil reais e, multiplicado por 4 anos, resulta em 192 mil reais. Bem inteligente, meu amigo.

Agora, levemos o caso para o setor público. Imagina que o jovem Márcio Duarte, secretário de Meio Ambiente retire da conta 50 mil reais e dê o primeiro passo, dando exemplo às demais secretarias, teria economizado ao município uma quantidade significativa ao município, ajudando sobremaneira os investimentos do prefeito Manoel Maranhense e os cofres públicos da prefeitura de Portel. Em seguida, a Secretaria de Educação seguiria o exemplo e teríamos Portel famosa por economizar em energia e, com a sobra de recursos, fazer obras e obras. Claro que isso tudo aqui é mera suposição deste blogueiro que possui uma imaginação tão fértil que às vezes é melhor ficar calado porque estou errado.

Mas estaria muito certo, caso o secretário de Saúde também investisse em placas solares e teria o hospital municipal com ampla independência no fornecimento de energia. Essas são apenas sugestões de uma energia limpa e coisas assim. Simples, mas levaria à cidade à fama de ambientalmente correta.

Nenhum comentário: