Por Ronaldo de Deus
Nesta quarta, 24/02/2010, estive no sindicato dos trabalhadores rurais de Portel e tive contato com muitos ribeirinhos vindos de todas as partes do município, como Anapu, Pacajá, Camarapi, Acutipereira. Foi um dia de festa por comemoração aos 36 anos de fundação do STTR/Portel e fui convidado a ser o mestre de cerimônia, com composição de mesa, pronunciamentos de vereador, vice-prefeito e muita comida gostosa feita com as delícias que Portel comporta.
Lá encontrei o Imbiriba da FETAGRI, o Branco (Lucivaldo) que é assessor da Governadora Ana Júlia, o vice-Prefeito Carlos Moura, professor e ex-IBAMA, vereador Manoel Maranhense, Juca Wakimoto da Secretaria de Desenvolvimento de Portel e também o Daniel, que foi servidor concursado no município e agora presta serviço para o IDEFLOR.
É sempre bom estar assessorando esses movimentos sociais e eu não consigo me livrar dessa gente nem que eu queira porque essa coisa de sindicalismo e associativismo parece que veio pra ficar comigo mesmo e é nesse embalo que eu sinto que, como professor da rede municipal de Portel, é bom mesmo estar cercado de pessoas inteligentes e que ainda tem coragem de conversar com pessoas humildes nessa cidade.
Reflexões
Lamentavelmente o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Portel está tomado, mas dominado mesmo, por madeireiros. É dos trabalhadores rurais ou dos madeireiros? Ora, me poupem! Tá na hora dos trabalhadores expulsarem essa cambada de madeireiros exploradores das nossas riquezas, pois agem de forma ilegal, contribuindo pouco com o desenvolvimento do nosso município e ainda por cima arruinando o futuro de nossas florestas e de nossa gente. Que fique o alerta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário