Nesta quinta-feira, 21/10, um assessor especial da secretária de educação de Portel (conhecido como Ronaldo de Jesus) procurava, freneticamente, a coordenadora do SINTEPP/Portel, enquanto um ofício chegava às pressas ao Conselho Tutelar de Portel e, concomitantemente, mobilizava-se um representante oficial da Igreja Católica (Eguimar) para atenderem a uma reunião em caráter de urgência na localidade Boa Vista, rio Acutipereira. Às duas horas e trinta minutos a comitiva mobilizada pela secretária de educação, Rosângela Fialho, já estava no local onde se daria um acontecimento inusitado.
Nem a coordenadora do SINTEPP, Lucidalva Maciel, nem tampouco o Conselheiro Tutelar Soares sabiam do teor da reunião, pois o documento que os convocava não continha pauta. Sabiam apenas que se tratava de uma reunião com professores do Pólo Ezídio Maciel e a Secretária de Educação, Rosângela Fialho, sobre uma notícia veiculada aqui neste blog. Tal notícia levava ao conhecimento geral de que a direção da escola Ezídio estaria impondo aulas às crianças no dia 12 de outubro, feriado nacional e dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. De acordo com uma ONG atuante no local, é uma rotina da igreja católica fazer a celebração em louvor à padroeira nessa data.
Compareceram à reunião:
1) professor Pedro Bispo, da comunidade Santo Ezequiel Moreno; - CONCURSADO
2) professora Claudete, escola N. Sra. das Graças, localidade Ajará; CONTRATO
3) Ismael, escola N. Sra. Aparecida, localidade Laranjal; CONTRATO
4) professora da Escola Deus Está Comigo, da localidade Aurora; PRÓ-LABORE
5) professoras Maria do Carmo e Creuza, da localidade Serraria (comunidade São Miguel); ESTÁVEL E CONTRATO, respectivamente
6) duas professoras do Módulo Fundamental; CONTRATO
7) professora Sueli da Luz, da Comunidade São Benedito, Campinas; CONCURSADA
8) professora Laura Vanja, comunidade Menino Deus, Mocajatuba; CONCURSADA
9) professor Edinho, do Ajará; CONTRATADO e
10) professores da Escola Ezídio Maciel, Leomar Vaz; CONCURSADO EM ESTÁGIO PROBATÓRIO, 11) Maria de Fátima; ESTÁVEL,
12) Diego – CONTRATO PRÓ-LABORE,
13) Odinéia Corrêa - CONCURSADA,
14) diretor Angeniro Sanches - CONTRATADO, coordenadora Inês Brasil – CONCURSADA COMO PROFESSORA DE 1ª A 4ª SERIES.
Também compareceram na mesma embarcação cedida pela Secretaria de Saúde à secretária Rosângela Fialho, a Ambulancha, o representante oficial da Pastoral Social, Eguimar, a coordenadora do SINTEPP local, Lucidalva Maciel e o conselheiro tutelar Soares. Duas serventes assistiram à acalorada discussão do lado de fora. Também testemunhou o encontro um barqueiro.
De acordo com o diretor Angeniro, a decisão de dar aula foi de comum acordo com os professores, fato que segundo ele, foi celebrado em uma reunião ocorrida na ASSPORT, situada à rua 1º de maio. Para quem não sabe, a ASSPORT é uma entidade comandada pelo vereador Jorge Barbosa. Mas estranhamente esse acerto se deu sem consultar os alunos e pais de alunos e, por cima de tudo, foi um acordo VERBAL. Os professores, em sua maioria, são contratados e isso impede que os mesmos ousem discordar do diretor linha dura.
 |
Lucidalva: perdas |
A secretária Rosângela Fialho disse que o blog do professor Ronaldo de Deus é uma falta de ética, de moral e de respeito, que a notícia sobre o trabalho no feriado das crianças é uma calúnia. Diante da paralisação das aulas para atender à reunião da secretária de educação, a coordenadora do SINTEPP disse que a violação dos direitos foi cometida ao ter aula no feriado e que uma reunião desse caráter tira um dia de aula, prejudicando aos alunos e ao ano letivo.
A reunião, pelo que tudo indica, foi demandada pelo diretor Angeniro, o qual andava furioso pelas ruas de Portel visitando professores da escola Ezídio após ter sido informado sobre a matéria do blog.
Durante a reunião, uma professora tentou denunciar à secretária de educação o fato de que o conjugado emprestado da comunidade estar com a colassa rachada e caixa d’água encontra-se sem a tampa desde uma recente ventania. A professora Odinéia Ferreira foi impedida.
 |
Ezídio: Havia até sapo na caixa |
A servente, no dia 19/10, chamou o professor Leomar e a professora Odinéia para verificarem a água que estava saindo da caixa d’água, pois foram encontradas asas de mosquito, pernas de baratas, larvas de insetos e, além de muita ferrugem, um sapo. Diante disso, a servente pediu auxílio ao seu esposo Reginaldo, o Regi, que fizesse a limpeza. Mas a caixa continua à mercê de impurezas porque está sem tampa.
O caso das aulas no dia das crianças, 12 de outubro, será encaminhado ao conselho tutelar e, consequentemente, ao Ministério Público.
Já o caso do trabalho em feriados como o dia dos professores, será encaminhado ao SINTEPP. Este organismo de defesa dos interesses dos professores também recebera uma denúncia contra a SEMED pela falta de providências tomadas quanto a escola da localidade conhecida como Serraria, onde duas professoras ocupam uma pequena sala para dar aulas para turmas de séries diferentes ao mesmo tempo. Outra denúncia grave será apresentada o TRE-PA pelo professor Ronaldo é a mobilização forçada de professores para fazer campanha para a atual candidata e governadora do estado do Pará, Ana Júlia Carepa.
O professor Ronaldo de Deus teve sua carga horária reduzida em 50% após deixar o conselho do FUNDEB no fim do ano passado e hoje recebe menos de um salário mensal. "Uma administradora como a Rosângela tem mesmo que sair do gabinete e ver o que seus subordinados fazem, até porque ela comanda a secretaria com maior receita no município de Portel", disse o professor. "É uma pena que só agora ela venha tomar essa atitude, só porque atingiu um INATINGÍVEL da SEMED", concluiu o professor.