O celular do Prefeito de Portel, Sr. Manoel "Maranhense" dos Santos, foi clonado e o autor da clonagem continua a mandar mensagem com pedido de valores em dinheiro.
Causou estranheza no Secretário Municipal de Gestão e Planejamento, Joaquim Queiroz, quando um pedido de valores foi feito em nome do prefeito, com utilização de termo de tratamento diferente daquele que é utilizado entre o secretário e o prefeito.
Após a constatação de que o aparelho do prefeito Manoel Maranhense estava mesmo clonado, buscou-se o auxílio da polícia especializada em crimes cibernéticos (Divisãode Repressão e Combate ao Crime Organizado, DRCO), na capital paraense. Mas até o momento a polícia não conseguiu identificar o criminoso, que continua a mandar pedidos de dinheiro.
Os pedidos de valores são feitos a pessoas que constam na lista de contatos do prefeito. Ney Mendonça, conhecido por seus trabalhos com esporte infanto-juvenil, foi um dos que recebeu a mensagem com pedido de dinheiro.
Como o prefeito é um homem sério e respeitado por sua altivez, imediatamente foi elaborado um texto para ser divulgado e alertar os incautos amigos do prefeito. Veja:
"Informamos a todos que o celular do prefeito de Portel Manoel Maranhense foi clonado e que providências estão sendo tomadas junto a delegacia de crimes virtuais. Pedimos que nenhuma mensagem que chegue em nome dele seja considerada".
Pelas características apresentadas pelas pessoas que foram contactadas pelos fraudadores do número do prefeito, trata-se da técnica de clonagem conhecida como "clonagem de Whatsapp", através do qual o criminoso restaura, após a ativação do chip, os chats e contatos da vítima. Assim, os criminosos mandam mensagens para os contatos como se fosse a vítima, pedindo dinheiro.
O que fazer para saber se o seu celular está clonado
A primeira coisa que você deve verificar é a existência de aplicativos que não foram instalados por você, porque na atualização do software do sistema pode ser que o fabricante instale novos aplicativos;
Em seguida, verifique se há números desconhecidos em sua caixa de entrada;
Importante também estar atento a barulhos estranhos ao fazer uma ligação, o que evidenciaria a presença de hacker a monitorar o seu aparelho;
Também fique atento a celular lento, o que implica aplicativos rodando em segundo plano;
Procure aplicativos que consomem muitos dados, pois pode acontecer de um aplicativo pouco usado estar consumindo muitos dados, o que denota um fraudador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário