Quinze novas salas de aula do Sistema Educacional Interativo (SEI) vão entrar em operação na próxima semana. Nesta sexta-feira (13), duas salas instaladas em Portel tiveram suas atividades iniciadas. A sala da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Deodoro da Fonseca, da Vila de Acangatá, distante da sede municipal cerca de três horas de barco, ficou lotada de educadores e estudantes que foram conferir como funciona a sala conectada via satélite. Liderado pelo secretário municipal de educação, o grupo de 30 pessoas participou do evento que oficializou a chegada do SEI no Marajó. Eles se concentraram à frente da câmara do Sistema para uma espécie de inauguração da chegada do Ensino Médio regular à comunidade de Acangatá e Vila Gomes. E se comunicaram com Belém, onde a coordenadora do SEI, professora Márcia Ribeiro, “ancorava” o evento, direto do estúdio do Centro de Mídia.
Projeto pioneiro fará diferença educacional
Portel é o primeiro município da região do Marajó a efetivar as atividades novo sistema de Ensino Médio implantado pela Seduc. São duas salas – além da escola de Acangatá, a da Vila Gomes também se conectarão na segunda-feira (16) para receberem aulas em três turnos (1º ano pela manhã, 2º à tarde e 3º ano à noite).
Menos por ser uma novidade tecnológica e mais por representar o ponto de partida de um novo momento do Ensino Médio para 165 alunos matriculados nas duas salas (68 e Acangatá e 97 em Vila Gomes), o evento foi festejado pelo secretário Rosivaldo Paranhos, representando o prefeito Manoel Oliveira, como resultado da “soma de esforços, de uma parceria do município com o governo do Estado” - disse ele na frente da câmera instalada na escola de Acangatá.
A “inauguração” da sala aconteceu no intervalo do turno da manhã desta sexta-feira, entre as aulas de inglês e de Sociologia do SEI. O evento foi “ancorado” pela coordenadora do SEI, professora Márcia Ribeiro, que agradeceu o apoio do município e destacou que os alunos terão “aula de qualidade todos dias do período letivo”. E desejou que os alunos “possam fazer uso dos conhecimentos que vão receber, e assim melhorar a qualidade de vida, avançando nos estudos”.
A Secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Serruya Hage gravou uma mensagem em vídeo, exibido durante o evento, parabenizando o prefeito pela “iniciativa de apoiar um projeto pioneiro que fazer a diferença educacional; que vai preparar melhor os alunos para processos seletivos, para o Enem e a vida profissional”, disse a secretária.
“Experiência dará certo com união”
Ao vivo, o secretário da educação de Portel disse também que o Ensino Médio é um desfio num município com as dimensões de Portel, o que “exige um regime de colaboração”. Destacou que a orientação do prefeito é para não medir esforços para a implantação do SEI no município. “Estamos com o governo do Estado somando esforços para que o Ensino Médio chegue a todas as comunidades do município. Essa será uma experiência que vai dar certo com união. Temos que saber a usar as tecnologias que temos hoje”, afirmou. E, conclamando os alunos para não faltem às aulas e não desistirem da escola, desejou que eles “saibam usufruir e valorizar os recursos que estão sendo disponibilizados pelo sistema”.
O novo Sistema de Ensino Médio regular (as aulas são como em uma escola comum e regular) está sendo implantando desde fevereiro para ampliar a oferta de vagas em localidades do interior do Estado. É um dos componentes do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica do Estado do Pará, preconizado pelo Governo do Estado no âmbito do Pacto pela Educação.
Número de salas conectadas se ampla
O SEI está presente em 22 comunidades de 17 municípios. As duas salas de Portel começam a receber as aulas nesta segunda-feira (16). E nos próximos dias, a rede chegará a 50 salas conectadas ao Centro de Mídias do Sistema. Serão instaladas, na próxima semana, mais seis salas em Tucuruí, quatro em Placas, uma em Uruará e quatro em Alenquer.
O Sistema utiliza tecnologia de comunicação via a satélite para levar aulas ao vivo,ministradas a partir de um estúdio equipado com recursos de produção de conteúdos para suporte didático. Na prática, as aulas, além do ministrante da disciplina, têm o apoio de um professor junto aos alunos e de um terceiro que dialoga com eles, em tempo real, por meio de um serviço de chat que dispensa conexão de internet.
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