Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

domingo, 29 de setembro de 2019

Portel (Marajó): Há 12 anos, mulher construiu escola de palha e madeira e agora recebe da prefeitura prédio com 4 salas de aula com energa solar

Escola Municipal Manoel Ferreira de Freitas
Governo de Portel, no Marajó, construiu escola com energia sustentável no setor rural. A inauguração aconteceu conjutamente com o aniversário da proprietária da localidade que há quase duas décadas construiu uma escola coberta com palha e sem paredes. No local também foi erigido um parquinho para as crianças.

Placa de energia fotovoltaica Foto: Everaldo Gonçalves
Energia provinda da queima de combustível fóssil como óleo diesel, além de causar danos ao meio ambiente, onera o fundo da educação. Para sanar tais problemas, o secretário municipal de educação do município de Portel (pop. 66 mil hab) optou pelo uso de energia solar. De acordo com o secretário Rosivaldo Paranhos, a intenção é beneficiar mais escolas com essa modalidade de energia. De acordo com Everaldo Gonçalves, as quatro placas instaladas garante a sustentabilidade de 18 lâmpadas, um freezer, computador, data show, bebedouro e outros equipamentos de baixo consumo.

Dona Rosa na antiga escola coberta com palha Foto: Ronaldo Alves
A escola de quatro salas nada se compara com a antiga, construída de forma rústica, com apenas assoalho em madeira e teto de palha de buçu, mas sem paredes nos quatro lados. Mas, pessoas como a Dona Rosa (Rosalina Lopes de Freitas) não desistem nunca do sonho. Entrou em parceria com a Prefeitura de Portel e ajudou, junto com sua família a honrar o nome de seu pai, o qual faleceu sem ver uma escola de qualidade no local para beneficiar as crianças da região do Pacajaí.

Dona Rosa Foto: Ronaldo de Deus
Em entrevista ao Blog Educadores de Portel, Dona Rosa disse  conseguiu uma escola mais adequada para as crianças as crianças estudarem, porque no começo era uma dificuldade, sendo que deu três casas há doze anos atrás. Ela chegou a deixar sua casa para transformar numa sala de aula, só para que as crianças pudessem estudar. Depois disso, ela mandou fazer outra casinha pra ela morar. Na terceira vez que ajudou a educação das crianças foi com a construção de uma escola feita de palha e madeira, sem paredes.


Nenhum comentário: