8
"GOVERNO QUE COMEÇA TRUCULENTO, TERMINA TRUCULENTO" - RONALDO DE DEUS, NOV. 2016
Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB
domingo, 11 de dezembro de 2022
Acutipereira teme passar Natal no escuro
segunda-feira, 12 de setembro de 2022
Homem toma veneno pra formiga no Acutipereira
Carro capota na estrada do Acutipereira neste domingo 11
domingo, 31 de julho de 2022
Portel: Embarcação é atingida por descarga elétrica e homem morre
Portel: Musa Verão 2022
![]() |
Janaira, Garota Verão 2019 - Foto: Autor Desconhecido (reprodução da página da candidata) |
![]() |
Janaira Foto: Autor desconhecido (reprodução da página da candidata) |
terça-feira, 12 de julho de 2022
Portel: homem é encontrado morto na Portelinha nesta terça 12
Populares encontraram um homem morto no bairro da Portelinha na manhã desta terça-feira, 12. O corpo pertencia a um cidadão conhecido como Turuca.
Atualizações sobre o caso no decorrer do dia.
segunda-feira, 11 de julho de 2022
Portel: corpo da segunda vitima encontrado
Segundo corpo de criança desaparecida na área conhecida como Tucano é encontrado na tarde de hoje, 11.
O corpo do pré adolescente foi localizado pela equipe de buscas logo após as 13 horas.
Portel: vídeo captura momento do afogamento das crianças na Tucano
Um
vídeo postado em vários grupos de Whatsapp mostra o exato momento do afogamento das crianças na tarde do domingo 10. Ao fundo, som de música e pessoas a se divertir com um homem dançando na água com as costas voltadas para a água.
Percebe-se que não há sinalização alguma como a encontrada no ano de 2017. O vídeo mostra claramente a não presença de monitores. Um homem, ao ver o desespero do adolescente a se debater na água, segue em direção às crianças. O vídeo é curto, mas mostra que não havia mesmo medidas de segurança.
O vídeo também retrata a presença de pessoas adultas na área proibida. Não há nenhuma embarcação nas proximidades do ocorrido.
APRENDIZADO
Em 2019, durante o governo de Manoel Maranhense, fiz várias matérias sobre o evento de julho daquele ano e achei louvável a presença de bombeiros que ficavam o tempo todo junto a um cordão de isolamento. Mesmo com o cordão colorido, algumas pessoas, entre as quais crianças, tentavam ultrapassar o limite imposto pelos salva-vidas e era repreendidos imediatamente.
Na foto acima da pra perceber o cordão colorido que isolava o perímetro. Bombeiros permaneciam na água o tempo todo, sempre atentos aos movimentos dos banhistas.
EM BREVE, POSTAGEM MOSTRA OS MOTIVOS DO FIM DA PRAIA DO AREIÃO
Portel: Corpo de menino desaparecido na Tucano é encontrado por ribeirinho
Um ribeirinho ainda não identificado passava numa embarcação conhecida na região como rabeta quando avistou algo estranho a flutuar nas águas do Pacajá, bem em frente ao local do triste episódio. Ao avistar algo que chamou sua atenção, o ribeirinho deu meia volta e se deparou com um corpo de uma criança.
Infelizmente, o que o ribeirinho encontrou foi o corpo de uma das crianças que foram tragadas pelo forte redemoinho que forma abaixo da lâmina d'água do rio. A cena fica mais triste, uma vez passada a festança sustentada pelo álcool dos brincantes, foi ver a mãe em desespero, juntamente com sua família ao ver sua última esperança se evair no ar.
As buscas seguem para tentar localizar o suposto corpo da vítima por afogamento nessa região. O fato se repete, lamentavelmente, após 12 anos quando quatro crianças morreram de uma só vez em 2010.
Veja no link o triste episódio envolvendo quatro crianças oriundas do município de Breves.
QUATRO CRIANÇAS MORREM NA "PRAIA" DO TUCANO
NOTA
O blog lamenta profundamente o ocorrido e compartilha da dor da família pelo fato lamentável.
Portel: Público deixa de frequentar Tucano nesta segunda após morte de dois meninos por afogamento
![]() |
Tucano vazia: Foto registrada hoje, 11/07/22 |
Um dia após trágicas mortes de dois meninos por afogamento na região conhecida como Tucano, os brincantes do veraneio deixaram o local um completo deserto.
No momento em que o lamentável fato aconteceu, muitos brincantes continuaram a surfar no álcool e ao som dos bares. No entanto, depois do impacto causado e fim das festas etílicas, parece que a empatia tomou conta da cidade.
Durante o dia inteiro, o Observatório de Portel esteve atento a quaisquer publicações prováveis de serem manifestadas pelo poder público, mas foi em vão. Nem as autoridades como o Governador, nem tampouco deputados que sempre visitam Portel não externaram solidariedade à família.
A página pessoal do prefeito de Portel Paulo Ferreira não incluiu uma mínima nota sobre o episódio. A página oficial da Prefeitura também ficou em profundo silêncio.
domingo, 10 de julho de 2022
Portel: Duas crianças desaparecem na região conhecida como Tucano
![]() |
Populares atônitos: tragédia se repete 12 anos depois Foto: Andrea Fontes |
Segundo informações preliminares, duas crianças teriam caído no canal daquilo que popularmente chamam de Praia da Tucano. Há alguns anos, quatro crianças foram tragadas pela correnteza do canal. Afinal, Tucano é mesmo uma praia ou um banco de areia?
Com uma área totalmente lotada de brincantes, duas crianças desapareceram. Uma criança chamada Nauana foi encontrada e a irmã dos dois que ainda continuam desaparecidos. O Yago, de 13 anos, salvou a menina Nauana. Quando o adolescente tentou salvar o irmão menor, também afundou e não foi mais visto. Ou seja, duas crianças, de 7 e 13 anos respectivamente, continuam desaparecidas. Essa é a informação preliminar.
A LIÇÃO DA PERDA DE QUATRO VIDAS NÃO FOI LEVADA A SÉRIO
Em 2010, quatro jovens oriundos do município de Breves morreram tragicamente no local. A publicação, feita pelo Blog Educadores de Portel há época informou a população sobre o ocorrido e o leitor pode ler o conteúdo no link abaixo. A postagem, cabe aqui ressaltar, apresentou inclusive uma ação preventiva por um grupo de universitários do qual eu fazia parte à época.
QUATRO JOVENS MORREM AFOGADOS POR CORRENTEZA NA TUCANO EM 2010
Eu mandei mensagem a dois geógrafos da rede estadual de ensino no sentido de saber se Tucano é uma praia ou apenas um banco de areia. A informação ainda está a ser apurada e será registrada aqui no blog quando houver manifestação de tais profissionais da área da geografia.
EVENTO CONTINUOU EM FESTA MESMO APÓS O SUMIÇO DAS DUAS CRIANÇAS
Após o ocorrido, o Major Augusto Cezar acionou mergulhadores para fazer as buscas pela manhã. A entrevista foi dada ao repórter free lancer Viola de Jesus.
quinta-feira, 16 de junho de 2022
Os adversários do Blogueiro do Marajó finalmente iriam assassina-lo?
Atualizado em 19 de julho de 2022
Enfim, o blogueiro do Marajó está nas mãos da quadrilha mais perversa do Arquipélago, exatamente como previsto em 2014. A estratégia de derrocada do blogueiro consiste em três passos, uma denúncia falseada, execração pública e morte na cadeia.
Naquele ano foi detalhado um complô que ameaçaria a vida do blogueiro Ronaldo de Deus, por suas combativas postagens aos saqueadores dos cofres públicos. Segundo a testemunha, não encontraram nada que desabonasse a conduta do blogueiro, aí restou a criação de fatos.
Primeiro uma denúncia sem marcação temporal engendrada por um servidor público amigo da mãe da moça (segundo a própria mãe me contou, ele desenvolveu uma amizade repentina nos últimos meses e paga bebida e a leva para vários lugares para beber e comer) e levada a cabo com cerceamento de defesa. Depois, publicados nas redes sociais promovidas por asseclas do atual governo.
O passo seguinte seria acelerar pra que chegasse ao Ministério Público. Em seguida, sem chance de defesa, seria jogado na cadeia para aguardar julgamento e lá, finalmente, assassinado por detentos previamente selecionados.
A execração pública seria necessário pra que ninguém sentisse comiseração, apenas ódio e a aceitação como normal porque puniria um criminoso. Resta saber se um crime existe se não há chance de provar o contrário? Palavras qualquer um menciona, especialmente quando se tem algo em troca.
A esperança é a justiça
Espera-se, apesar de já conseguirem chegar no nível dois do projeto maligno de acabar com a vida do blogueiro, que o profissionalismo do judiciário proporcione chance de defesa antes que os vingativos bandidos de colarinho branco concluam o perverso plano. Espera-se que afastem o servidor que engendrou a peça maligna de qualquer parte da investigação.
O blogueiro, entrevistado em seu sítio hoje (16/06/2022), disse que as pessoas que o acompanharam em todos os momentos sociais podem testemunhar de que sempre participou de sociais em festas e passeios ladeado de amigos e garotas de maior. Acumula cinco uniões estáveis, possui notável reputação, emprego fixo, e é empresário do setor de turismo. Que apenas seus adversários políticos falam coisas por não terem convivência com o blogueiro durante sua vida pregressa. É casado, possui filho de menor e tem desempenhado uma carreira de sucesso, de causar inveja a muita gente.
terça-feira, 5 de abril de 2022
Portel: professora é perseguida pelo prefeito Paulo Ferreira
sexta-feira, 1 de abril de 2022
Portel: Ramal do 12 fica intransitável e gera problemas para usuários
segunda-feira, 28 de março de 2022
Portel: Homem tira a própria vida no Buraco Escuro
domingo, 27 de março de 2022
Portel: Propriedade da Igreja Católica é invadida na noite de sábado 26
Quebra-mola na estrada do Acutipereira: quebraram o codigo de trânsito
Portel: Jovem assassinado neste sabado 26
sábado, 26 de março de 2022
Homens da Prefeitura de Portel causam transtornos aos moradores do Acutipereira
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022
Veja o que o Balneário Educadores de Portel oferece
O novíssimo balneário de Portel, denominado Educadores de Portel, está localizado na região do Cumaru, na Estrada do Acutipereira. Acesso pode ser pela estrada propriamente dita ou pelo rio.
A PRAIA
Situado em ponto estratégico, a areia se estende por mais de 300 metros a partir da orla, que geralmente chega a cobrir a cintura ou um pouco mais do tronco de uma pessoa adulta. Ou seja, você não corre o risco de cair no canal e ser tragado por fortes correntezas de água. Além do mais, é pura areia, seixo e piçarra, livre de tabatinga ou lama.
SALÃO DE BILHAR
O balneário possui salão de jogo de bilhar, onde os jogadores podem desfrutar muitas partidas ao som de boas músicas e na sensação gostosa da brisa do rio. Há perspectiva de ampliar o número de mesas e, também o próprio espaço. No futuro, a área será climatizada, para o maior conforto de todos.
QUADRA DE VÔLEI
Quadra de vôlei |
Na parte direita da área há uma quadra de vôlei para os mais dotados fisicamente. A quadra é protegida com rede para que a bola não se disperse para a rua ou outros lugares, permitindo qua a brincadeira não tenha interrupção.
PISCINA SERÁ MAIS UM CHARME DO BALNEÁRIO
Área destinada à piscina |
Em breve, uma piscina será construída para que proporcione momentos mais agradáveis possível àqueles que não são chegados a uma água do rio. Já está pronto o calçadão no qual acontecerão músicas ao vivo, uma parte será coberta, em breve.
ACOMODAÇÕES PARA PERNOITE
Chalé em construção, pernoite possível |
Bem atrás da quadra de vôlei estão sendo construídos chalés para que os clientes possam pernoitar. Está sendo construído em alvenaria e comportará uma varanda, um quarto e um banheiro. Pensando ainda em termos de acomodação, serão construídas, em madeira, pequenas casas para aluguel em cima da água. Sua parte inferior será cercada para que as pessoas possam descer, em plena noite e em total privacidade, para tomar banho dentro da água gostosa do Acutipereira.
O BAR DO BALNEÁRIO
Bar: com espaço para dança |
Após seguir em direção à praia, encontra-se o bar. Logicamente que o bar foi pensado com uma área para os que curtem uma boa dança. Logo haverá ampliações de sua estrutura.
No bar você encontra água mineral geladíssima, refrigerantes e cervejas de diversas marcas. As cervejas variam do gosto bem simples ao mais sofisticado.
BARBIE STAND
Barbie Stand: ótimo para as fotos |
Em frente ao bar, localizam-se as barraquinhas ou maloquinhas chamadas carinhosamente de Barbie Stand. Foram assim denominadas após observar-se que as beldades que frequentam o local fazem muitas fotos no local. Realmente faz referência à boneca.
MALOCA LOVE STORY
Maloca Love Story: muito disputada |
Em seguida, um trapiche que comporta, na cabeceira, uma mesa ou maloca, muito disputada pelos visitantes. O nome desta maloca é Love Story, dado a frequência de casais à noite. Ao lado desta, logo serão erigidas duas novas malocas, uma molhada e outra para atender ao público LGBT.
ESTACIONAMENTO PRÓPRIO
Amplo Estacionamento: um diferencial |
Recentemente, a empresa adquiriu mais um terreno ao lado para a utilização como estacionamento. No momento, é o único balneário a comportar um estacionamento, dando proteção aos veículos dos clientes. Na frente desse novo terreno também será construído um tanque para a realização de pesque-e-pague.
REFEIÇÃO E TIRA GOST0
Tira-gosto misto: queijo, macaxeira, azeitona e calabresa |
O Balneário oferece bebidas, tira-gosto e refeições. Ressalte-se que é o único da região a oferecer comida. Portanto, ao visitar, você não passará fome.
A) GALINHA CAIPIRA - Temos galinha caipira, criada no próprio balneário. É uma das marcas do balneário. Uma galinha dessas servem no mínimo 4 pessoas. Acompanha arroz e o pirão (porção de farinha de mandioca escaldada no caldo da galinha.
Filhote regional: muito apreciado |
B) FILHOTE - tipo de peixe pescado pelos pescadores da região. Trazem especialmente sob encomenda para satisfazer os gostos dos clientes ávidos por peixes fresquinhos, novos mesmos. O filhote é servido frito, com vinagrete, feijão, arroz e farofa.
Tucunaré regional: delícia! |
C) TUCUNARÉ - peixe altamente saudável e saboroso. É servido frito, com vinagrete e farofa.
C) CARNE - Oferecemos carne com filé, picanha ou alcatra.
Tira-gosto não pode faltar na rodada dos amigos |
D) TIRA-GOSTO - O tira-gosto mais vendido é a macaxeira frita, com uma produção da região do Acutipereira. Recebe um tratamento de pelo menos três dias até o ponto de fritura. Além disso, também temos isca de peixe e carne. Mas outros, como queijo produzido na fazenda do Elmo, no Pacajá.
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022
Balneário Educadores de Portel: como foi que surgiu
Vista frontal do Balneário |
Apresento aos caros leitores do meu blog um empreendimento que nasceu da crise, em plena pandemia, um balneário localizado na região do Acutipereira, em Portel, uma espécie de volta às ambientações vivenciadas na infância. Começa então um grande projeto.
Este é mais um desafio da minha vida, a criação de um balneário para as pessoas desfrutarem das belezas do município de Portel. Mas, o início foi apenas um escape da pandemia, afinal a Organização Mundial da Saúde recomendava o isolamento social. Foi exatamente o que fiz, isolando-me da cidade, numa´ área da zona rural.
Numa conversa informal com um amigo chamado Naudir Ponte, eu revelava a dificuldade que eu estava preocupado com o que vinha acontecendo. É que, ao chegar do trabalho, já tinha amigos na minha casa da cidade, com cerveja, carvão e churrasco. Ou seja, estavam fazendo o isolamento social na minha casa!
Naudir indicou uma propriedade localizada no Acutipereira que, segundo ele, tinha a parte de areia mais ampla da região. Não fui ver a propriedade imediatamente, postergando a ação para duas semanas depois. Nesse período, um empresário comprou o terreno. Ao chegar lá, um rapaz já estava fazendo limpeza da terra.
Mas, as crianças, meus amigos e minha esposa se aventuraram pela vizinhança e descobriram outro terreno, mais amplo. Insistiram tanto que fui olhar a propriedade, e sentei num banco junto à praia. Como se tivesse treinada, minha neta entrou entre minhas pernas e pousou o cotovelo nos meus joelhos e disse: "Vovô, você vai comprar essa praia pra mim? Não resisti e prometi: "Amanhã eu compro pra você".
Após a negociação e consequente pagamento do preço conveniado, contratei uma equipe pra preparar uma casa equipada com banheiro, quartos, água de poço artesiano, e tudo mais. Em quinze dias a obra foi entregue. E, enquanto esse tempo todo fazíamos churrasco com muita cerveja, num isolamento que mais parecia uma estação de férias.
Logo os amigos ficaram sabendo onde estávamos escondidos. Começava então a surgir pedidos pra que passassem alguns momentos no que eles chamavam de "paraíso". Era um pedido do tipo "é só eu e minha esposa", e assim outro casal. De repente tivemos que negar, dolorosamente, mais pedidos de visitas. Afinal, estávamos no pico da pandemia!
Os amigos começaram a sugerir que comprássemos bebidas e comidas, que eles comprariam, em vez de trazer da cidade. Após refletir um pouco de tempo, tipo uma semana, acabei comprando um refrigerador do tipo freezer. E, numa dessas conversas, eu e minha esposa iniciamos um projeto de criação de um balneário, na expectativa de que uma vacina surgisse e pudéssemos, no futuro, abrir ao público,.
Estabelecemos um projeto composto de trapiche, pois a praia é bem extensa, com um prolongamento de mais de 300 metros. Isso significa, para a compreensão de vocês, poder caminhar com a água na altura da cintura bastante longe da orla. É pura praia e precisava de um trapiche pra que as lanchas e outras embarcações pudessem se aproximar.
Com a construção do trapiche, surgia a necessidade de fazer a cabeceira do mesmo, chamada de mesa. No entanto, a queríamos coberta, pra que ali fossem atadas redes, com bancos ao redor e possibilidade de colocar mesas com cadeiras. Escadas também foram projetadas para a descida para o imprescindível banho.
Após, passou-se à construção das maloquinhas que apelidei de Barbie Stand, lugar para que as pessoas pudessem sentar-se debaixo e tomar aquela cerveja à sombra, na companhia dos amigos, namorada, esposa e tudo o mais. Todas coloridas, viria se tornar uma marca do balneário.
Pensamos também, do lado oposto da Barbie Stand, um bar. Esse, por sua vez, viria conter um salão feito pra aqueles que gostam de balançar o esqueleto. Inicialmente o bar está sendo capaz de atender ao público.
Mas, há muito mais sonhos contidos em projeto que devem ser concretizados no futuro, como chalés, outras malocas, tanque de peixe para o comovente pesque e pague.
O terreno que foi indicado pelo amigo?
Bem, um ano após, o empresário me procurou e propôs venda. Ao deixar escapar a informação, muitos disseram que estava caro demais e acabei gastando um bom dinheiro que tinha guardado. Após ter desperdiçado o dinheiro, certa manhã olhei para a propriedade e tive um profundo arrependimento.
Mas, minha mãe dizia "quando tem que ser seu, será". E foi o que aconteceu. Meses depois o cidadão me procura e novamente faz outra proposta de venda. Desta vez não falei pra ninguém, apenas pra ele eu disse:"amanhã eu compro". E foi o que aconteceu.