Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Seminário de mobilização contra o escalpelamento acontecerá em Breves


Agência Pará de Notícias

O município de Breves, na Ilha do Marajó, sedia de 10 a 12 de agosto o primeiro Seminário de Mobilização Social e Capacitação de Combate ao Escalpelamento. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação de Educação em Saúde e Mobilização Social e da Comissão Estadual de Erradicação do Escalpelamento. O objetivo do evento é erradicar esse tipo de  acidente, ainda comum em áreas ribeirinhas e que vitima dezenas de mulheres e crianças. O arquipélago do Marajó é a região que registra o maior número de ocorrências de escalpelamento atualmente.

Somente em 2011 já foram quatro os acidentes deste tipo, ocorridos em Portel, Curralinho, Barcarena e Oriximiná. Em 2009 as ocorrências chegaram a 20, caindo para cinco em 2010. Apesar dessa redução, o Estado e demais entidades que atuam no combate a esse problema trabalham intensivamente para eliminar de uma vez por toda essa prática, ainda comum entre alguns condutores de barcos, de navegar sem a  proteção do eixo dos motores.

A coordenadora de Educação em Saúde e Mobilização Social da Sespa, Socorro Silva, explica que a região do Marajó tem sido alvo de ações permanentes voltadas para esse fim. "O governo do Estado tem se esforçado para firmar parcerias com sindicatos de pescadores, barqueiros, pastorais, conselhos tutelares e rádios comunitárias para sensibilizá-los sobre o escalpelamento. Durante o mês de julho, isso tem sido feito também na Operação Verão, com a distribuição de panfletos e cartazes", diz.
Além da Sespa, participarão do seminário em Breves representantes de todos os organismos que compõem a Comissão Estadual de Erradicação do Escalpelamento: Programa de Atendimento Integral às Vítimas de Escalpelamento (Paives) da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará e do Espaço Acolher; Capitania dos Portos da Amazônia Oriental; Defensoria Pública da União – Seção Pará (DPU); Ministério Público Estadual (MPE); Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro); Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) e Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape).

Serviço: O seminário acontecerá no auditório do Centro de Desenvolvimento e Educação Profissional de Breves (CEDEP), localizado à avenida Rio Branco, s/n, bairro do Aeroporto. Informações pelo telefone (91) 4006-4329.

Nenhum comentário: