Por Ronaldo de Deus
Após anos de espera, finalmente escola Alcides Monteiro inaugura sala de informática |
Hoje foi um dia de comemoração para os meus quase trinta alunos da 3ª série, em cuja classe, ao serem interrogados a respeito de experiência com computador, apenas seis levantaram as mãozinhas. São meninos e meninas que vão desde os 9 até os 14 anos que não sabem nem o que é um mouse. Ou seja, não sabiam porque neste dia eu ensinei aos pequenos e pequenas os periféricos básicos.
Os equipamentos da escola Alcides Monteiro estavam nas caixas originais à espera de uma sala e de atitude. Quando Paca (Sebastião Moraes de Abreu) assumiu a vice-diretoria escolar, o sonho das crianças de um dia ter aula de informática começou a se concretizar. Abreu, como também é conhecido, já foi vereador e tem uma visão diferente de enxergar uma administração, não fala muito e age de imediato quando surge um problema. Vi seu esforço diário no sentido de por fim a sérios problemas e computadores parados foi uma de suas preocupações. Estava no rumo certo. Pais e alunos receberam a sala no dia da inauguração como uma das melhores coisas depois da fundação da unidade escolar há mais de dez anos atrás.
A administração fez reunião com pais, alunos, professores e corpo técnico com vistas a proporcionar a participação de todos nos melhores rumos e usos da informática como uma ferramenta educacional. Essa forma democrática de decidir conduziu a opção por contraturnos, ou seja, alunos que estudam à tarde retornam em dias previamente selecionados pela parte da manhã ou intermediário, um horário ainda existente por falta de espaço físico.
Nesse primeiro dia levei meus alunos para a sala com as devidas orientações e foi o dia, acredito, que vi mais alegria nas feições daquelas crianças. Com apenas uma hora de duração, o tempo pareceu correr depressa e eles não queriam largar os computadores quando anunciei o fim do horário, às 18 horas.
Milhões de crianças poderiam ser mais felizes no Brasil, porém, o que vocês não sabem é que algo está sendo tramado contra nós. Veja abaixo:
Caros amigos do Brasil,
O serviço de internet é como um faroeste virtual - um mercado sem regulamentação do governo, onde o serviço é lento ou muitas vezes inexistente. Aqueles de nós que vivem no Norte do Brasil pagam três vezes mais pela Internet do que aqueles em São Paulo, mas o nosso serviço é quatro vezes mais lento. Enquanto isso, a Telefonica, sozinha, fez 4,3 bilhões de reais em lucros no ano passado.
Temos 24 horas até a votação crucial para o acesso à Internet rápida e confiável para todos - envie uma mensagem para a Anatel, a agência responsável por estabelecer os regulamentos, e em seguida, encaminhe este email para seus amigos e familiares:
http://www.avaaz.org/po/internet_para_todos/?vl
Neste momento, nosso governo está planejando uma expansão maciça dos serviços de Internet por todo o país, trazendo o acesso à informação a todos e até mais lucros para as empresas privadas de telecomunicações. Mas essa expansão é inútil se não existirem normas que garantam o bom serviço de Internet para os cidadãos mais pobres e as comunidades rurais. Normas de qualidade da Internet são o primeiro passo importante para um Brasil completamente conectado.
A ANATEL tem o poder de regulamentar as comunicações no Brasil, mas fontes dizem que o conselho diretor está sendo pressionado por grandes empresas a adiar ou abandonar estes regulamentos - protegendo grandes lucros ao invés do direito à informação para os brasileiros.
Se enviarmos uma enxurrada de mensagens de apoio a ANATEL apoiando a regulamentação do acesso à Internet, poderemos dominar o lobby de telecomunicações e garantir um futuro com Internet confiável e justa para todos os brasileiros. Envie uma mensagem agora, e depois encaminhe para todos:
http://www.avaaz.org/po/internet_para_todos/?vl
Nossos direitos enquanto usuários da Internet estão em perigo constante, mas juntos podemos vencer mesmo as maiores ameaças. Em agosto, o poder do povo ajudou a adiar um projeto de leis de crimes digitais altamente restritivo no Congresso abrindo o caminho para o Marco Civil, um projeto de lei pelos direitos do usuário da Internet. Agora vamos nos unir mais uma vez e levantar um coro enorme a nível nacional para melhorar a qualidade de nosso acesso à Web e alcançar o direito de Internet para todos.
Com esperança,
Luis, Diego, Carol, Emma, Ricken, Alex, Alice e o resto do time da Avaaz
Mais informações:
Saiba mais sobre a Campanha Banda Larga para pressionar a Anatel e garantir a Internet para todos:
http://campanhabandalarga.org.br/
Conselheira da Anatel sugere redução das taxas de interconexão (Folha de S. Paulo)
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/992494-conselheira-da-anatel-sugere-reducao-das-taxas-de-interconexao.shtml
Idec convoca consumidores para pressionar Anatel por qualidade da internet (Portal do Consumidor)
http://www.portaldoconsumidor.gov.br/noticia.asp?busca=sim&id=19900
Fatos sobre as operadoras de telefonia no Brasil (Teleco)
http://www.teleco.com.br/operadoras/grupos.asp
Campanha "Toda quinta é dia de pressão na Anatel" tem participação do Procon (UOL)
http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2011/10/20/campanha-toda-quinta-e-dia-de-pressao-na-anatel-tem-participacao-do-procon.jhtm
Nenhum comentário:
Postar um comentário