Sandra Maria Aguiar (CONAF), na comunidade São Benedito (Pedrão) |
O Governo Federal, por meio da CONAF (Confederação Nacional da Agricultura Familiar) e em parceria com a Prefeitura Municipal de Portel leva a prestação de serviços sociais às comunidades do Acutipereira. A Chefa de Gabinete técnica responsável de projetos e programas da Conaf , Sandra Maria Aguiar Lopes, esteve presente, ao lado da Primeira Dama do Município e da Gestora do Polo Acutipereira, senhora Odineia Ferreira.
A Conaf possui um termo de compromissos com o Ministério da Cidadania (antigo MDS) e Ministério da Mulher, Direitos Humanos e da Família, com o propósito de atender proritariamente os 16 municípios do Arquipélago do Marajó por meio do Abrace Marajó, por conta de suas particularidades e dificuldades. A Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) incluiu a Ilha do Marajó, com início pelo município de Portel, cuja meta é implantar pelo menos 10% dos programas do Governo Federal, bem como atingir dez mil jovens e duas mil mulheres.
Ribeirinhos do Alto Acutipereira |
Um dos programas importantes é o ID Jovem, o qual proporciona vários benefícios, entre eles uma passagem interestadual mensal. Explicou Sandra Aguiar que, em caso de uma viagem mensal a Belém, o interessado se dirige ao guichê de passagens da empresa de navegação e efetua a compra da passagem do mês de ida e de volta, pois cada empresa dessas disponibiliza uma passagem de graça por dia, para dois jovens. Caso a disponibilidade das duas passagens tenha se esgotado, o jovem paga a metade.
Mulheres da Cozinha Iaçá: Merenda escolar de qualidade em cozinha industrial |
Em sua palestra, Aguiar também falou sobre o empreendedorismo, ao qual se vinculam vários empréstimos rurais, como Procera e Pronaf A, B, C e Cooperativo. Destacou, no entanto, que qualquer recurso financeiro não resolve os problemas se não contar com a qualificação e assistência técnica para as devidas orientações.
Falou ainda sobre um projeto piloto para a juventude rural através da Secretaria de Juventude, que beneficiará jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, sendo que o valor de 2 mil e quatrocentos não são reimbolsáveis, ou seja, não precisa pagar. No entanto, avisou que tem que cumprir algumas regras, como renda de até dois salários mínimos, que more na zona rural e que seja inscrito no cadastro único. Além disso, deve preencher outros três requisitos: ser de comunidade ribeirinha ou de comunidade quilombola ou de área de assentamento.
Diretora Odineia, Primeira Dama Mila, Sandra Aguiar e João |
Tratou ainda sobre aposentadoria, sendo, portanto, três trabalhos que beneficiarão os ribeirinhos e quilombolas do rio Acutipereira, num esforço da Primeira Dama do Município de Portel, Senhora Mila Ferreira, em nome do Prefeito de Portel, o excelentíssimo senhor Manoel de Oliveira dos Santos, que viajou a Belém no sentido de lutar por melhorias ao município portelense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário