O prefeito de Portel, Manoel "Maranhense" de Oliveira dos Santos, publicou decreto (Decreto nº 1.330/GP/2020, de 18 de março de 2020) que, entre outras medidas, suspendeu as aulas de todas as escolas da rede pública municipal, a exemplo do que aconteceu na rede estadual. A decisão não foi política, mas fundamentada em dados técnicos da Secretaria Municipal de Saúde.
A medida, estabelecida em decreto de 4 páginas, não tomada de imediato porque não havia nenhum caso confirmado no Estado do Pará, mas com o surgimento de um caso contraído no Rio de Janeiro, a Secretaria acendeu o alerta vermelho. Após reuniões entre a equipe técnica da SMS, nova decisão tomou corpo, com a presença do prefeito Manoel Maranhense.
Entremeio à decisão, órgãos como o Ministério Público (MPPA) fizeram recomendações quanto à paralisação das aulas. Mesmo descabida, pois o governo de Portel possui equipe técnica bastante competente, a ação só deveria acontecer caso houvesse incidentes no território portelense e o governo se mostrasse relutante, o que não aconteceu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário