Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

terça-feira, 7 de maio de 2019

Portel: Escolas do campo realizam Semana de Planejamento Pedagógico

Comprometidos com a educação, através da coordenadoria do Campo e Diretoria de Ensino, órgãos da Secretaria de Educação de Portel, professores, equipe gestora de toda a rede municipal de Portel e pais, alunos e lideranças comunitárias elaboram planejamento escolar 2019.

Várias dessas escolas contaram com a presença de técnicos da Secretaria de Educação. Confira algumas das escolas:

Escola Referência Marechal Deodoro da Fonseca, Rio Camarapi
Nos dias 29 e 30 de abril, as Escolas Referências Municipal de Ensino Fundamental Marechal Deodoro da Fonseca, cujo gestor escolar é o professor Adaildo Correa Santana, realizou uma oficina pedagógica.
O projeto foi elaborado diante da problemática que vem ocorrendo nas escolas do campo constatada na Escola Referência Marechal Deodoro, às margens do rio Camarapi, que é dificuldade de colocar em prática o que se propõe nos planejamentos. Com sérias consequências nos resultados anuais, em que se verifica um alto índice de retenção no final dos ciclos dos anos inciais.

Atentos às inúmeras variáveis que interferem na educação do aluno do campo, deve-se traçar metas e buscar atingir objetivos diante da extensão dos desafios. Assim, buscou-se a promoção da oficina pedagógica alinhada à BNCC, proporcionando aos professores habilidade e competências por meio de propostas e a organização de um ambiente escolar democrático e de valorização humana.
Escola Referência Santa Luzia, afluente Jacundaí, rio Anapu
Localizada no afluente Jacundaí, rio Anapu, a Escola Referência Municipal de Ensino Fundamental Santa Luzia realizou uma oficina com o tema "A importância do Ambiente Escola no Processo de Ensino Aprendizagem e Jogos para Alfabetização na Rotina diária". 
Sucedeu no Centro Comunitário da Capela Santa Rita, no bairro do Bosque e teve como objetivo planejar o ambiente escolar ao processo de ensino aprendizagem das turmas de ensino fundamental.
O evento aconteceu no dia 2 de maio, com início às 7:30.
Escola Referência São Sebastião (Tiago), Rio Anapu
A ERMEF São Sebastião, situada na localidade conhecida como Tiago, às margens do rio Anapu, realizou seu planejamento pedagógico intitulado Diretrizes Curriculares, BNCC e Planejamento: Caminhos e possibilidades para uma aprendizagem significativa.
O objetivo foi proporcionar reflexão sobre o processo de desenvolvimento formativa à luz do documento norteador e, ainda, incorporar um esclarecimento diante da implantação da nova BNCC na atual conjuntura. 
Desta forma, empreendeu-se debates em torno da garantia de direitos à educação em contextos socioculturais e econômicos inerentes à vida no campo. Mas também ofertou trabalhos pedagógicos através de interações entre os profissionais da educação, proporcionando momentos de construção de práticas educacionais que atendam às necessidades dos estudantes.  
Escolas Referências Santa Maria e Estefânia Monteiro, rio Anapu
Nos dias 29 e 30 de abril, os gestores Marlos e Felizardo Coelho conduziram uma formação pedagógica para os docentes das suas respectivas escolas Santa Maria e Estefânia Monteiro. O objetivo foi proporcionar qualificação continuada dos profissionais que atuam na educação do campo, por meio de um processo de reflexão e debate de temas diretamente relacionados às práxis pedagógicas.
Escola Referência Ezídio Maciel, rio Acutipereira

A Escola Referência Ezídio Maciel, localizada na localidade Boa Vista (comunidade São Bento), também realizou sua formação pedagógica, sob a tutela dos coordenadores Cláudia Ferreira e Fredson Silva.

O evento pedagógico ocorreu no próprio prédio da escola e contou com quase todos os professores, com algumas ausências, mas nada prejudicasse o todo.

Nenhum comentário: