Circulam um turbilhão de dúvidas nos cidadãos portelenses quanto ao secretariado de Paulo Ferreira. O blog Educadores de Portel vai tentar satisfazer as curiosidades dos eleitores que, nesse momento pós eleição, estão por fora.
Educação (SEMED)
Depois de tanto burburinho quanto à nomeação do irmão do itaitubense Enos Perdigão, finalmente se confirma a suspeita de que o advogado Orziro Santana não vai administrar a secretaria mais cobiçada. Nesse ponto tirararia o chapéu para Paulo Ferreira por nomear alguém à altura do cargo, pois acumula experiência do período barbosense.
No entanto, por indicação de Orziro, um músico assumirá a secretaria mais rica de Portel: Elias Saraiva. Não se sabe se este cidadão tem experiência no setor administrativo educacional como empunha uma batuta.
Saúde (SMS)
O paranaense André Lamari será o secretário a comandar a segunda maior secretaria do governo de Portel. Lamari é enfermeiro e dirigirá uma secretaria bem diferente dos tempos em que encontrou ao passar no concurso para o cargo.
A Secretaria de Saúde hoje conta com ambulâncias, ambulanchas, carros para as equipes exercerem suas funções, um hospital revitalizado e muitos equipamentos novos. Mas tem uma missão árdua, pois quando se fala em SUS as pessoas sempre confundem que o hospital de Portel pode tudo.
Secretaria de Gestão Administrativa e Financeira (SEGAF)
Surpreendeu a todos a indicação de Walber da Paixão para o cargo mais importante da administração central. Esta secretaria é responsável pelo desempenho de secretarias sem recursos próprios, como Infraestrutura, Pesca, Secelt, etc.
Mesmo sem experiência no ramo, Paulo Ferreira o indica pela alta confiança mantida desde o pleito passado (2013-2016). Desejo sorte ao Walber, pois precisa de muito conhecimento para não iniciar a gestão perdido.
Secretaria de Gestão Estratégica e Planejamento (SEGEP)
Arlindo Pereira já foi ocupante do cargo, que é um dos mais importantes para o bom desempenho da administração municipal. Sem planejamento não há como ter sucesso, caso contrário emerge um governo com ações aleatórias. Desta secretaria surgem grandes projetos. Dizem que foi uma das negociações de seu irmão Miro Pereira, o qual foi de grande peso na vitória de Paulo Ferreira.
Secretaria de Trabalho e Assistência Social (SETRAS)
Uma secretaria quase sempre ocupada pela Primeira Dama do município, será ocupada pela Arlete Pereira. É um órgão da máxima importância num município cuja maioria da população vive em extrema pobreza.
Secretaria de Infraestrutura
Uma secretaria ou uma bomba, é a cara de uma prefeitura. Cuida de ruas, estradas, obras, ou seja, é por onde mostra que o prefeito está trabalhando, com coleta do lixo doméstico, reparos e asfalto de ruas.
Outro sem experiência no setor é o ex-vereador Moisés Moreira. É um cargo que poderá deixar a cabeleira dele 100% mais branca do que já está.
Portel é bem carente de infraestrutura mesmo, pois não possui porto adequado à cargas. Não tem também aeroporto, além da maioria das ruas não estão asfaltadas. Pior, pouquíssimas ruas possuem esgoto subterrâneo. As poucas que têm são fruto do trabalho de Nancy Guedes e Pedro Barbosa.
Secretaria de Meio Ambiente (SEMA)
Até o fechamento desta postagem, uma das secretarias mais polêmicas desde sua criação, não tive informação quando ao futuro ocupante da pasta. Mas, um passarinho me disse que será a Luciano Fonseca.
A secretaria, nas palavras de um ex-secretário da Infra, a SEMA é considerada como um garimpo sem malária. Muitas histórias percorrem setores carrancudos a noticiar casos de enriquecimento ilícito de todos os seus ocupantes. Seus ocupantes tornam-se nouveau riche da noite para o dia. Não sei se procedem, pois a Caixa Econômica até hoje não identifica os ganhadores pelo CPF.
Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer (SECELT)
Sendo uma secretaria considerada prima pobre da administração, os seres mais desonestos da galáxia não a desejam com nojo. Mesmo assim, para os seres mais malandros do norte do Brasil, há quem negocie com bandas decadentes valores superfaturados com reembolso para os Zeca Cariocas da vida.
Esta será ocupada por Juca Lima, que antes já esteve no IMPP, o instituto de previdência municipal no primeiro mandato de Paulo Ferreira.
Secretaria de Desenvolvimento (SEDE)
Quanto a esta, há especulações de que seja o José Antônio da Romance, catálogo de calcinhas. Esta secretaria é a responsável pelo desenvolvimento econômico do município, com incidência direta no setor da agricultura e pesca.
Este cidadão chegou a Portel há pelo menos 4 anos atrás e é conhecido como vendedor de calcinhas. Não se sabe quanto esse forasteiro entende de desenvolvimento quanto de calcinhas.
Secretaria de Pesca
A pasta será ocupada por Rosely Caldas Lobo, filha da Presidente da Colônia de Pescadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário