Quadra da escola Miguel Bitar: discentes lotam área |
Turma de professores de Portel |
Carlos Maneschy fala aos professores |
Participaram do encontro o reitor da UFPA, Carlos Maneschy; o coordenador geral do campus de Breves, professor Carlos Elvio; o coordenador geral do Parfor, Márcio Nascimento; a coordenadora local do Parfor, Sônia Amaral; coordenadores de curso; secretários de Educação; docentes e discentes do Parfor em Breves, de Portel, Ponta de Pedra, Melgaço, São Sebastião da Boa Vista e Gurupá.
O objetivo do encontro é refletir a formação de professores na indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão; discutir as ações do Parfor no atendimento aos professores-alunos; compreender de que maneira acontece o regime de colaboração entre a União, os Estados e os Municípios e refletir sobre os impactos na educação marajoara, a partir da formação de professores.
Na abertura, a pró-reitora de Ensino de Graduação da UFPA, professora Marlene Freitas, proferiu a pelestra “Parfor: construindo travessias entre o ensino, a pesquisa e a extensão”. No sábado, houve mesa-redonda, apresentação de experiências exitosas, minicursos e oficinas, além de programação cultural especial para o Seminário.
O Campus de Breves oferta, atualmente, nove cursos do Parfor: Licenciatura em Biologia, Ciências, Letras - Português, Letras - Inglês, Geografia, História, Matemática, Pedagogia e Sociologia. O Campus é responsável, ainda, pela realização do Parfor nos municípios de Gurupá, Portel, São Sebastião da Boa Vista e Ponta de Pedras.
Pegou mal
- · Durante o acontecimento, foi relatado que o município de Ponta de Pedras esteve presente sem o auxílio da prefeitura, ou seja, os discentes foram por conta própria.
- · A secretária de educação do município de Portel não esteve presente ao evento.
- · Secretário do município de Melgaço, antes do início do curso da Parfor na cidade, ameaçou descontar em folha de pagamento os dias que os discentes faltarem devido à programação dos estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário