Esta não saiu na publicidade paga à TV local |
Falta de merenda escolar, álcool
para rodar cópias no antiquado stencil, biblioteca sem funcionamento adequado,
ausência de coordenador, sala de informática de enfeite, escolas caindo aos
pedaços. Essa é a realidade encontrada em escolas do município de Portel.
Porém, ao se lançar propagandas pagas na TV local enaltecendo as ações da prefeitura, vemos uma secretária rosada ladeada por uma
assistente rechonchuda se pronunciando e olhando diretamente para a câmera para
afirmar que novas escolas foram construídas nos três principais rios do
município, entendo, portanto, que temos dois mundos distintos. que apresentam a
educação de “qualidade” e equipe “altamente competente”.
Nesses mundos, há que se
considerar a compra de um prédio de meio milhão de reais, enquanto que a escola
da vila Cumucuru, distante á 15 minutos da sede, não tem paredes. Ainda cito
como exemplo a escola situada na área do matadouro municipal, recentemente
filmada e comentada como vergonhosa no programa do apresentador Nyelsen
Martins. Professores brincam com os colegas dizendo que a escola tem teto
solar, num ato que lembra o ditado popular “rindo para não chorar”. As escolas
mencionadas situam-se próxima da sede do município, agora imagina as unidades
que distam mais 24 horas de viagem. O referido prédio de meio milhão de reais,
acredita o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTEPP), daria para
construir pelo menos 8 escolas, especialmente naquelas localidades onde os
alunos estudam com os pés dentro d’água.
O contraste também repercute na
eficiência e competência de diretores e coordenadores, a considerar o fato de
que alguns são tão privilegiados que nas suas escolas não falta sequer a
merenda escolar, tem mais de duas impressoras modernas e não o jurássico
mimeógrafo. Outras, no entanto não possuem nem material para limpeza e o
diretor tem que praticamente morar na SEMED, implorando para receber uma resma
de papel. Assim, quem proporciona a competência e eficiência dos diretores são
as condições ofertadas para esses profissionais e sua escola. Ou alguém duvida
que sem um terçado na mão um trabalhador conseguirá cortar o matagal de sua
roça? Pois bem, nesse mesmo sentido, diretor que não tem condições fornecidas
parece incompetente aos olhos das famílias e comunidade.
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