Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Portel: Uma visita à Comissão do PCCR

Na tarde de hoje, 24, estive na Diretoria de Ensino, sala da SEMED onde acontecem as reuniões da Comissão de Reestruturação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração. O objetivo da visita era obter dados quanto ao andamento dos trabalhos. Infelizmente, entrei mais sem informações do que quando entrei. Vejamos porquê.

De acordo com alguns membros da Comissão, não há materiais disponíveis para embasar uma publicação, além de todos os membros estarem ocupados. Argumentei que a conversa poderia ser feita individualmente, com tempo que não superaria 15 minutos. No mesmo compasso, sugeri que dessem aceno de conversa à noite. Mesmo assim, não houve manifestação por parte de nenhuma representatividade, exceto o presidente, senhor Paulo Rodrigues, que sugeriu que os membros ligassem pra mim, coisa que não aconteceu até o fechamento desta postagem.

Quanto ao parágrafo  anterior, é importante destacar que os registros são obrigatórios no sentido de não confiar à memória dos indivíduos envolvidos no processo. Destas anotações já deveria estar sendo produzido um relatório, o que dispensaria entrevista em busca de respostas. Assim se compreenderia o resumo dos trabalhos a partir de registro documental.

A ideia era ouvir pelo menos um representante de cada segmento, mas não houve interesse, pois nenhum dos membros deu sinais de se pronunciar. Essa linha de abordagem se deu porque cada segmento indicou seus representantes e certamente almeja encontrar respostas a questões como: a) em que estágio da construção da minuta estão?; b) as anotações tomadas sobre as decisões estão sendo feitas, junto com as fundamentações que os conduziu a determinadas decisões?; c) quais os empecilhos que impedem a agilização dos trabalhos?; d) os documentos solicitados pela Comissão foram entregues?; e) há como concluir os trabalhos antes do fim do ano?; f) as constatações advindas dos documentos dão indicativos que insolvência das contas sem medidas preventivas a possível caos?; Se há recursos, estes estariam relacionados a curto, médio ou longo prazo? etc.

Pelas palavras de alguns membros, há indícios de provimento de dados baseados por segmentos, como foi o caso dos representantes do SINTEPP, que me entregaram documento produzido pela representação do sindicato (com timbre e tudo), sendo, portanto, resultado de manifestação unilateral.

 

Nenhum comentário: