Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Portel: Barco da direção do Polo Acutipereira escapa de naufrágio nesta quarta

Diretora do Polo Acutipereira, a professora Odineia Ferreira, passou momentos de horror durante o trajeto de viagem às escolas para visita rotineira. O fato aconteceu na bacia situada entre Melgaço e Portel, em frente à comunidade Cumaru.

Foi durante uma viagem de rotina que a professora Odineia, atual diretora do Polo Acutipereira, cooredenadora pedagogica Cláudia Ferreira que sobreviveram para contar os desafios da profissão. O rio estava tranquilo quando, de repente, iniciou forte ventania, com fortíssimas ondas que causou rupturas no calafate da embarcação Quatro Irmãos, do barqueiro Ataíde.

A professora havia preparado medicamentos para pressão baixa da coordenadora Cláudia quando decidiu ir para a proa do barco. O barqueiro pediu que a mesma tomasse conta do timão e foi fazer verificações comuns durante uma viagem. Ao retornar, segundo a professora Odineia, estava pálido como uma vela, exclamando: "Dona Odineia, vamos afundar". A ideia foi forçar a embarcação para a beira da praia na direção da localidade Cumaru. Segundo a professora Odineia, com a força total aplicada na máquina para chegar a tempo à margem, a água que invadia a embarcação foi projetada para trás, fazendo com que a popa simplesmente fosse quase ao fundo.

Retornando a reboque pela balsa Cidade de Portel
Recebi o pedido de resgate por mensagem de voz, enquanto trabalhava, mas tudo que tentei foi pedir auxílio ao Diretor Administrativo Pingo, sem sucesso. Ela dizia na mensagem: "Ronaldo, entra em contato com alguém, manda vir nos resgatar que  que o barco furou aqui em frente ao Cumaru. A gente, graças a Deus, conseguiu chegar aqui na beira, encalhou em cima do barranco,mas manda, vê se tu consegue alguém vir logo ajudar a gente, rápido, por favor" (mensagem de voz no Whatsapp). Mas a professora Odineia foi mais bem sucedida nos seus pedidos de socorro, quando foi finalmente atendida pelo Pingo, que mandou a balsinha ir de encontro aos quase náufragos. 

O diretor do Polo Anapu também levou a embarcação dele para mais próximo, mas foi avisado que a região é muito rasa, que poderia complicar ainda mais. 

Mesmo a balsinha, que tem proporções maiores, sofreu avarias no calafate. Ainda assim, conseguiram resgatar as professoras e o barqueiro, que chegaram a Portel por volta das 13horas.

Em tempo

A direção do Polo Acutipereira tem se projetado como uma das melhores do governo de Manoel Maranhense, mas mesmo assim é incompreendida  por uma meia dúzia de pessoas da localidade. 
Acredita-se que grande parte das demandas não são satisfeitas pela direção por conta de incumbências hierárquicas, tais como construir escolas (demanda do Tauçu e Mocajatuba), ou mesmo empregos, que não podem mais ser satisfeitas por conta da pressão do Ministério Público, o que deixa as pessoas descontentes, mas é algo que está além de seu poder gerencial. 

Nenhum comentário: