Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sábado, 24 de agosto de 2019

Portel: Prefeito e secretário de educação inauguram mais uma escola e anunciam inauguração de mais 32

Prefeito de Portel e Secretário Municipal de Educação anunciam entrega de 33 escolas. A previsão é inaugurar duas escolas por mês.

Foi durante a inauguração do anexo São Marcos, no ramal do quilômetro 12, que o secretário anunciou a inauguração de 32 escolas. O prefeito Manoel Maranhense ratificou a boa notícia, acrescentando que a meta é inaugurar duas por mês.

O ato inaugural foi acompanhado de vereadores, professores, diretores, moradores locais e demais convidados. A coordenadora Rosangela Coelho afirmou que a,dirigindo-se aos alunos: "vocês merecem o melhor. Vocês não são dignos do que vocês estavam tendo. Agora Vocês vão ter uma escola digna pra vocês estudarem".


Embora haja previsão otimista de entrega de escolas inauguradas, o diretor administrativo da Semed, Pingo, reconheceu a dificuldade financeira que, sem esta, poderia ser feitas duas inaugurações por semana. Disse que a comunidade local estava de parabéns, porque as demandas são grandes e nem sempre dá para satisfazer a todas.

Para o líder religioso, Manduca, foi uma satisfação ver os esforços redundar na concretização, que era um sonho de seu falecido pai. Reconheceu a luta empenhada para a realização de um espaço para seus filhos estudarem. De fato, seu reconhecimento é importante, dada a antiga escola não oferecer mais condições, numa área doada pela sua família.

O diretor escolar Edevaldo disse que o espaço antigo era inadequado,  parabenizando o secretário por ter honrado o compromisso de construir. Relatou, durante sua fala, que havia pessoas tramando contra a edificação da obra.


O próprio secretário de educação, Valdo Paranhos,disse estar muito feliz, embora tenha havido conflitos grandes devido ao deslocamento dos alunos dos espaços antigos. Desconheceu as intenções por trás, refletindo que talvez a intenção fosse meramente política, no sentido de atacar o governo municipal. Citou, inclusive, uma ata que forçosamente mencionava coisas que não foram tratadas e com espaços em branco. Apesar desses entraves, o  secretário destacou que é  possível realizar duas inaugurações por mês. Aproveitou para rebater as críticas de que o governo tem fechado escolas, ensinando a perguntarem "qual a escola que foi fechada?". Lembrou que o Ney, de uma serraria próxima, doou madeiras para fazer cercas e que o vereador Mac Lima e seu pai Eri vão doar os esteios para a construção do cercamento.

Enor Perdigão, Presidente da Câmara de Vereadores, que há pessoas contra, capazes de jogar a comunidade contra o governo, as mesmas que se escondem no sindicato após perderem a mamadeira. Disse que tais pessoas são covardes, pois no governo passado traíram seu próprio representante sindical. Aproveitou o momento para pedir ao secretário um parque para as crianças brincarem. Ainda sobre a oposição, disse que a inveja é coisa do Satanás, que é coisa difícil de curar, só Deus mesmo pode fazer isso.

O prefeito Manoel Maranhense lembrou que a comunidade esperou 14 anos para a realização do sonho de contar com uma escola no local. Confirmou a fala do secretário de educação, que vai inaugurar duas escolas por mês, de um total de 33 escolas que estão em processo de construção. As dificuldades são enormes, mas esforços estão sendo feitos para que construa escolas sem deixar "elefantes brancos" (escolas não concluídas), pois sumiram com os recursos. Reconheceu a parceria de todos, entremeio a contramão da oposição que tenta impedir as obras, grupinhos que não desejam que as coisas deem certo.




 

Nenhum comentário: