Os professores e professoras deixam os seus companheiros (as) na cidade e se deslocam para a zona rural, e não raro surgem casos de um desses entrar em romance com uma pessoa da localidade ou mesmo um colega e daí nasce uma traição, que ou acaba em morte (como já aconteceu) ou na separação (que acontece com frequência).
Nesta publicação, que não é minha, mas serve para orientar os nobres casais que buscam dias melhores e não piores. Não é de hoje que vejo casais sofrerem toda tipo de dificuldades (especialmente financeiras e suas consequências) e, após conseguirem certa autonomia, acabam jogando tudo fora.
O DESAFIO
Você tem um amigo que realmente lhe entende. vocês conseguem conversar sobre qualquer coisa, e conversam mesmo. 'Somos apenas amigos', você pensa. Mas se seu marido ouivisse essas conversas demoradas ele talvez não achasse isso.
Pelo visto, essa amizade já ficou íntima demais. Você precisa fazer alguma coisa. Primeiro, descubra por que você deixou isso acontecer.
POR QUE ACONTECE
Falta de atenção. É verdade que receber a atenção de alguém do sexo oposto causa uma sensação boa. Saber que somos valorizados faz bem para a autoestima e nos faz sentir atraentes. Depois de algum tempo de casadas, você talvez sintta falta de elogios e por isso procura a companhia de um amigo que faça isso. Mass permiir que outro homem que não seja seu marido preencha essa necessidade tem um preço. Quando você cria uma conexão emocional imprópria com outro homem, você enfraquece sua conexão com seu marido. Dessa maneira, você o priva da afeição que de direito é dele.
- Pergunte-se: 'Será que eu procuro esse amigo porque acho que meu marido não me dá atenção?
Falta de comunicação. A Bíblia reconhece que aqueles que se casam terão "tribulação" (1 Coríntios 7:28). Por exemplo, às vezes você pode se sentir negligenciada e desprezada por seu marido ou estar magoada por causa de um problema não resolvido. Talvez seu marido não queira conversar sobre isso, deixando você frustrada e carente. Alguns especialistas dizem que fugir de conversas sérias pode ser sinal de um casamento infeliz - e até mesmo de um posssível divórcio.
- Pergunte-se: 'O que fala no meu casamento que me levou a ter uma amizade inapropriada?'
O QUE VOCÊ PODE FAZER
Reconheça o perigo. A Bíblia diz: "Pode alguém colocar fogo no peito sem queimar a roupa?" (Provérbioss 6:27, Nova Versão Internacional). Então, a verdade é: ter um envolvimento romântico com outra pessoa quando você já é casada é desastroso. (Tiago 1:14, 15) Não é só uma questão do que pode acontecer. Pense no que já aconteceu. Por dar esse tipo de atenção a outro homem, você já esstá roubando de seu marido a atenção que pertence a ele.
Não se iluda. Uma amizade íntima pode fazer com que você pense em como seria sua vida se tivesse casado com outro homem. É provável que você esteja comparando os pontos positivos do seu marido com os pontos negativos do seu marido - o que seria injusto, para dizer o mínimo! lembre-se ttambém que a empolgação que você sente quando pensa em seu amigo provavelmente é a mesma que você sentia no início pelo homem com quem você se casou. - Princípio bíblico: Jeremias 17:9.
Coloque limites. As pessoas insttalam alarme contra roubo em sua casa ou carro. É possível fazer algo parecido em seu casamento. A Bíblia diz que devemos proteger nosso coração. (Provérbios 4:23) Como você pode fazer isso? Tente o seguinte:
- Deixe bem evidente que você é casada - talvez por ter no trabalho fotos do seu marido. - Princípio bíblico: Gênesis 2:24.
- Estabeleça limites do que é apropriado ou inapropriado quando você está com um homem que não é seu marido. Por exemplo, é claro que não seria adequado conversar com um amigo sobre problemas no seu casamento ou sair para beber com um colega de trabalho.
- Se sua amizade com outro homem se tornou íntima demais, acabe com ela. Se parecer muito difícil fazer isso, pergunte-se por quê. Em vez de tentar justificar essa amizade, tome o lado de seu marido e faça as mudanças necessárias para proteger seu casamento. -Princípio bíblico: Provérbios 5:18, 19.
"APENAS AMIGOS"?
ENTÃO, PERGUNTE-SE
Falo sobre problemas do meu casamento com meu amigo?
Crio oportunidades para estar com ele?
Escondo do meu marido essa amizade?
Eu ficaria constrangida se meu marido estivesse presente?
Meu marido ficaria desconfiado ou se sentiria traído se ouvisse nossas conversas?
COMENTÁRIOS DO BLOG
Os fatos dessa natureza podem acontecer em todas as idades. A jovem se acha maravilhosa a ponto de se deixar levar por umas palavras lindas ou a velha ser seduzida por um mocinho ou mesmo por outro de sua idade, casado ou solteiro. Homem é homem e pra ele, querer mais e mais nunca é demais.
Na zona rural, o sonho dos rapazes e moças é casar-se com um professor ou professora. A família até "empurra" a jovem para o professor recém chegado. Há uma esperança de que o bom salário e a estabilidade se converta numa saída para o aperto financeiro.
Noutras vezes, é apenas pura sacanagem mesmo. Já vi casais jovens viverem batalhando de todo jeito, ele na serraria e ela na venda de produtos de beleza e, subitamente, ela arranja um contrato e a briga entre o casal termina em separação. De longe, ele ouve falar que há um caso de eternas conversas entre a sua ex e um colega de trabalho, fato já a se desenrolar desde sua ida para a localidade.
Noutra oportunidade, um homem experiente fica sabendo da própria esposa os conselhos dados por um colega de trabalho, conversas mantidas durante horas ou mesmo em breves momentos repetidos a cada contato. Surge um diálogo e a coisa é desfeita, pois o galanteador estava a usar da estratégia da aproximaçao respeitosa, ganhando espaço a cada diálogo mantido.
Eis que a vida de professor não é só trabalho, tem um amplo campo que a natureza humana coloca e, nessa fertilidade, há sempre um perigo em definhar uma relação, a expor os filhos às intempéries da dura separação e suas consequências.
Pense bem: Portel é uma cidade em que há mulheres sobrando, tanto que os homens não dão conta e outras mulheres até passam a viver umas com as outras. O cara vai logo arrumar uma namoradinha casada? Pense nissso, após mais uma REFLEXÃO DO DOMINGO, aqui no blog Educadores de Portel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário