Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Nota de esclarecimento acerca do falecimento de mulher grávida da Vila do Lega

NOTA DE ESCLARECIMENTO 

Diante do ocorrido nesta madrugada de domingo para a segunda, dia 28 de setembro de 2020, esclarecemos os seguintes pontos: 

1. O município de Portel dispõe de uma ambulancha, que atua na remoção e no resgate de pacientes nos casos de urgência e emergência pela via marítima. Durante toda a madrugada, foi feito o transporte pela ambulancha de uma paciente de 75 anos, que reside na região do Rio Anapu. A embarcação chegou em Portel às 5h da manhã, quando foi informada de um outro chamado de urgência, de uma mulher em trabalho de parto, residente da comunidade da Vila do Lega, que havia dado entrada no posto de saúde mais próximo, na região da Vila Acangatá, no Rio Camarapi, e que já estava a caminho do município em uma embarcação comum, onde veio a óbito durante o percurso até a sede do município.
2. O trabalho de remoção de corpos não é executado pelos veículos da Secretaria de Saúde. Trata-se de uma função de segurança pública, quando se relaciona a casos de homicídio, ou de funerárias em caso de morte por causas naturais. Dessa forma, é incorreto atribuir a culpa pelo atraso da remoção do corpo da paciente ao sistema de saúde do município. 
3. A ambulancha, usada para transporte de pacientes, foi reformada pela gestão atual em 2018, que também está construindo um posto de saúde na Comunidade Santa Maria do Rio Ajará, um dos importantes afluentes do Camarapi com 50% da obra andamento, o posto atende uma solicitação de mais de 16 anos da comunidade que reside naquela região. 
4. O serviço de saúde de Portel dispõe de 7 voadeiras para realizar o atendimento de atenção primária, mas que não podem ser utilizada para resgate de pacientes, já que esta é uma função exclusiva do SAMU. Portel foi o primeiro município do Marajó a implantar o serviço na região.
5. O Hospital municipal de Portel está com 50% das obras de reforma prontas, depois de muitos anos sem a devida atenção. Em virtude das obras em andamento procuramos adotar as melhores estratégias para dar continuidade ao atendimento da população. 

Nos solidarizamos com a família da paciente e lamentamos que um fato de profunda tristeza seja usado como ferramenta de manipulação para fins políticos.

Nenhum comentário: