Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

domingo, 20 de setembro de 2020

Perdendo a amizade por política: A história de Maria e João

 Vale a pena brigar por política? Vale a pena perder a amizade? Tire suas conclusões com essa breve história da percepção da vida real.

João e Maria em pé de guerra contra velhos conhecidos

Era fim dos anos 90 e João e Maria estavam em pé de guerra contra qualquer um que desafiasse seu candidato a prefeito. A cidade era Portel, lugar pequeno em que todos se conhecem, mas Maria e João nem queriam saber das consequências.

Maria passava o dia na rua, fazendo campanha para seu candidato e até brigava literalmente com os adversários políticos. João, à semelhança de sua esposa, desconhecia seus amigos, porque o importante era seu candidato.

Mas qual o sonho de Maria e o sonho de João?

Maria queria ser servente numa escola de seu bairro. João queria ser vigilante no prédio da prefeitura, pra estar em contato com seu prefeito. O sonho deles era simples. O preço, muito alto.

No poder, Maria e João com  o prefeito

Uma vez conquistado o poder, Maria realizou seu sonho e virou a servente na escola do bairro, com um salário mínimo. João, por sua vez, não virou vigia, porque as vagas foram destinadas aos apoiadores dos vereadores eleitos. Como forma de compensação, foi contratado para ser carregador da prefeitura, pois essa era sua profissão.

Depois do poder passar

Maria hoje vive adoentada, num casebre na Cidade Nova. João vive com ela no casebre e continua carregador. O prefeito? Bem, o prefeito tem casa em Belém, em Portel, tem dinheiro, come todo dia sem trabalhar, viaja pra onde bem quer e vive a vida dele, sem João e Maria.

Nenhum comentário: