Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Morre Obede: um dos maiores jogadores de futebol de Portel

Atualizado em 18/02/2013, às 16:10h
Por Ronaldo de Deus
Obede Freitas, jogador de Portel, Fabril, Camel, Portel, Ronaldo de Deus
Obede dos Santos Freitas
Morreu na noite de hoje, 17, um dos maiores jogadores de futebol de Portel. Trata-se de Obede Santos de Freitas. 

Obede Freitas se destacou como um dos melhores jogadores portelenses, fato que atraiu a atenção de times importantes do estado do Pará. Jogou e fez sucesso no Remo e no Pinheirense. De jogo rápido e criativo, era capaz de fazer gols olímpicos como ninguém, o que rendeu a Odebe a participação nos clubes locais mais de maior destaque, como Fabril e Camel, além de ter representado a Seleção Portelense.

Obede despertou a atenção dos olheiros dos clubes de Portel ao jogar no Guarani, time formado por garotos, para depois ser levado a equipes de renome municipal. Nos anos 80, ao participar no Clube do Remo, em um jogo contra o Payssandu, Obede fez um gol tão lindo que mereceu destaque no Fantástico, da Rede Globo, como "o mais bonito da rodada".

Ronaldo de Deus e Obede Freitas
A última vez que conversei com Obede foi no dia em que ele e demais colegas foram homenageados durante a realização de um jogo entre Fabril e Camel. Eu havia saído do Banco do Brasil e me sentei ao lado de Obede e Rubenito, os quais estavam tomando umas cervejas no bar da D. Eunice. Lembro que Obede levou até aquele local um tira gosto. Minutos depois, eu encontrei Obede novamente no Bar da Edina, filha de um dos fundadores do Fabril. Estive ali para fazer uma entrevista com Edina a respeito da situação vivida pelo clube. Foi a última vez que tomamos uma cerveja juntos, antes dele entrar no estadio para ser homenageado. Aquele foi também a nossa despedida.

Obede estava junto com sua esposa na ilha da Iruca, no médio Anapu, um dos rios de Portel. De acordo com informações de pessoas próximos a família, Obede estava jantando quando sofreu fulminante ataque cardíaco. A notícia pegou de surpresa seu irmão, o Pr. Zaqueu de Freitas, o qual estava prestes a fazer uma preleção na Assembleia de Deus. Além de pastor, Zaqueu foi um dos candidatos a prefeito de Portel no último pleito.

Condolências

De Belém, o ex-presidente do Fabril, Miro Pereira, foi um dos primeiros a noticiar o lamentável fato e mandou uma mensagem via Web, na sua página no Facebook:


"MORREU UM DOS MAIORES JOGADORES DE FUTEBOL DE PORTEL DE TODOS OS TEMPOS. Obede Freitas, que jogou e fez sucesso no Remo e no Pinheirense, faleceu na Ilha da Iruca no médio rio Anapu, em Portel . Nossas condolências à família enlutada . Vai em paz, mano"

Além de Miro Pereira, muitas pessoas se manifestaram através da Grande Rede.
 

3 comentários:

Anônimo disse...

Soube hj (18/02) desta triste notícia. Eu vi Obede jogar a sua primeira partida pelo Remo em 1983 contra o Paysandu. Eu vi o golaço que ele marcou.

Anônimo disse...

Eu também vi esse jogo..Tinha apenas 7 anos, mas lembro que ele entrou no segundo tempo e decidiu o jogo com dois gols, sendo um deles o gol do fantástico daquele domingo longínquo de 1983

Anônimo disse...

EU TAMBEM TIVE A ONRRA D VELO JOGAR PELO FABRIL E CAMEL ELE TINHA O JEITÃO ROMARIO CRAQUE VIR ELE VAZER GOL CONTRA O PAISSADU EM PORTEL