Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Retrospectiva 2013 - Especial de 100 mil visitas - Parte 1





Com a publicação Perdas de Cargas Horárias, eu fiz a primeira denúncia pública sobre o comportamento de um grupo de trabalhadores da educação que eu jamais pensei estar formando uma quadrilha que deixaria a educação portelense em maus lençóis.
Nesta postagem eu colocava o meu drama, mas ao mesmo tempo, o drama de centenas de professores que vivem esse dilema e essa incerteza de, ao fim do ano, viver um momento de dúvidas quanto ao ano seguinte. Não adiantou muito naquele momento a peleja através do blog. Mas, atualmente, a gente sabe por que não foram tomadas as devidas providências.
Na postagem educadoresdeportel.blogspot.com.br/2010/02/revendo-o-passado-para-saber-o-que.html, eu utilizei o trabalho de um professor renomado na área da educação do campo: Salomão Hage. Numa reunião sobre educação, percebi que os nossos professores estavam muito longe do desejado quanto ao trabalho da educação dos ribeirinhos. Naquele momento eu não tinha renome para tratar da questão. Na reunião citada, um professor disse, na quadra do Nicias Ribeiro, “por que formar um grupo de trabalho para tratar da educação do campo? Não tem diferença nenhuma!” Após aquela capacitação, foi necessária uma publicação do porte de Hage para esclarecer e por em cheque a crença errônea dos nossos colegas do campo.
Nesta postagem, um pastor evangélico denuncia uma prática que dominava o cenário da educação no município. Não é citado o caso dos vereadores, mas o fato coincidia exatamente com denúncias relativas à exploração sexual de contratados com o sexo praticado com menores. Após sucessivas denúncias, as famosas “noites culturais” deixaram de existir nas proporções em que vinham acontecendo.
Para provocar debates sobre a questão elencada acima (diretor tarado), postei o caso de uma professora que foi assediada por um secretário de educação. Servia de reforço à denúncia sobre exploração sexual de professoras contratadas. Nunca cogitei que seria uma das publicações de maior sucesso, constando como uma das mais lidas desde a fundação do blog Educadores de Portel.
Nesta postagem, lembrei o caso de servidores públicos exonerados ilegalmente. Como se tratava de perseguição política, enumerei uma série de formas de corrupção que aconteciam na prefeitura de Portel. Como se fosse uma vidência, os fatos atuais mostram que eu estava certo em fazer as tais críticas e denúncias. Na postagem, colei uma foto do ofício do prefeito, em conluio com a secretária de educação, que determinava a não contratação de professores temporários por faltas, mesmo que estivesse doente.
A postagem em tela mostra a falta de segurança na zona rural, onde os piratas furtam máquinas a diesel. Como nenhuma mídia do Estado do Pará se atreveu a dar publicidade ao fato, o blog Educadores de Portel esteve junto à comunidade aludida e levou ao conhecimento das autoridades uma violência que se firmaria por todos os rios de Portel, culminando em verdadeiros massacres à população ribeirinha. Nenhuma ação foi tomada e a violência continua, principalmente no rio Anapu.
Com o início da eleição de representantes das categorias educacionais ao Conselho de Educação, montou-se um circo onde alguns servidores costumazes na prática de pagar mico ao atender os ditames do governo. Tudo isso no ensejo de garantir vantagens que não estão no rol dos interesses da categoria, pois vislumbram apenas interesses pessoais.
Uma manobra de diretores e secretária de educação tenta desvirtuar o processo de eleição dos membros do conselho de educação. A manobra, felizmente, não foi bem sucedida.
Nesta postagem, o blog destaca os trabalhos do editor Ronaldo de Deus na área dos cartuns. Uma característica do blog é a produção de caricaturas que ridicularizam, criticam, questionam e até denunciam os horrores da sociedade portelense, sempre voltada para as figuras políticas da cidade de Portel.
Com a repercussão sobre a exploração dos recursos minerais do município de Portel, um vereador ousa enfrentar os exploradores que são integrantes do governo municipal.


Nenhum comentário: