Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

EMATER PORTEL: NOTA DE ESCLARECIMENTO

 Texto de Manoel Azevedo

A publicação a que este esclarecimento se refere pode ser lida através do link: http://educadoresdeportel.blogspot.com.br/2013/08/arca-das-letras-chega-portel.html

Caro Ronaldo!
 
Quando iniciei o projeto Arcas das Letras, não tive apoio do coordenador da EMATER local. Aliás, tive boicote! Agora que o projeto aconteceu é muito fácil ir na mídia e dizer "eu fiz". 

Quando fui a sua casa fazer o convite a você, eu estava na moto do Sabá, porque simplesmente não foi permitido usar o transporte da empresa, porque ele usa a moto da unidade exclusivamente e particularmente. 

O trabalho foi realizado e não fiz só, recebi ajuda de várias pessoas, menos dele, que torcia contra porque eu teria que pedir permissão, não concordo pois um trabalho que vai trazer benefícios a várias comunidades e que qualquer pessoa pode fazer, não tenho culpa da insegurança e incompetência ser sua marca, não é exclusividade de ninguém, basta ter boa vontade. 

A minha filha Erica Flavia, de 17 anos que faz medicina veterinária na UFRA, visitou uma Comunidade nas Ilhas das Onças, em frente de Belém, onde possui uma escola e pouco material didático, cadastrou a comunidade e já vai receber o Acervo da Arca das Letras, ela esta feliz em poder contribuir com a comunidade que vai dispor do acervo para seu uso.

A continuação do programa só depende dos professores solicitarem, a construção do móvel que é um do requisitos para a liberação do acervo e fica fácil, pois a maioria das escolas que têm conselho possuem recursos e o valor do móvel fica em torno de R$ 300,00, que é justificável pois será uma ferramenta de trabalho em cada escola. Peço aos educadores do campo que não deixe o programa parar, porque vocês conhecem a realidade e são a esperança de muitas crianças do nosso município. 

Por conta disso estou ganhando uma transferência não desejada a outro município. Agradeço a todas pessoas que me ajudaram nessa jornada em Portel, inclusive a divulgação no blog mais famoso da cidade do nosso evento, onde é fato. '' A ARCA DAS LETRAS CHEGOU EM PORTEL".
Obrigado!
Manoel Azevedo

COMENÁRIO DO BLOG

Penso que já chega de vermos projetos e ações benéficas ao município serem tolhidas por conta de ciumeiras baratas. Já passei por isso quando desempenhei trabalho na secretaria de desenvolvimento há alguns anos atrás e é penoso ver serviços em prol da comunidade barrados porque simplemente a ajuda não pode vir deste ou daquele fulano. A pessoa que não deveria estar apoiando esse projeto é uma empresário que muito faz ao ajudar as pessoas através de seu meio de comunicação e recursos oriundos de sua empresa madeireira. 

Trabalhei em algumas escolas de Portel e pude, por bem ou por mal,verificar in loco, a dificuldade em trabalhar com a diversidade de gêneros textuais e muitas não possuem o mínimo, como revistas em quadrinhos. Na escola atual, por exemplo, não existem tais gêneros (parlendas, histórias em quadrinhos, etc) e já pedi, há alguns meses atrás, ajuda a este empresário no sentido de fornecer tais materiais. Agora, fico pensando se na cidade já tá difícil, imagina no interior, com a escassez de obras e bibliotecas! Quando eu peço simples cópias de textos para melhoria da qualidade da grafia de meus alunos, estes não podem fazê-lo porque não possuem livros em casa. Nesse sentido, ampliar a oferta de obras semelhantes a essas da Arca das Letras seria um sonho para todo professor que busca incentivar a prática da leitura, produção de textos e a incessante busca pelo gosto do mundo escrito.

Nenhum comentário: