Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quarta-feira, 30 de abril de 2014

S.O.S - ACUDAM O MUNICÍPIO DE PORTEL

Por Samuel Lima

(...) O município de Portel era um encanto de cidadezinha interiorana. Seu povo era e ainda é gentil e cativante. Seus campos, rios e baías e cachoeiras paradisíacas. Sua fartura de carnes, peixes, farinha, castanha e outros produtos vegetais. As revoadas de andorinhas e outros pássaros que encobriam o sol no entardecer. Terra das moças bonitas, das festas populares e dos bailões nos clubes Camel e Fabril. Das prósperas Serrarias com seus eficazes e garbosos operários. Tudo deixava lembranças inesquecíveis nos visitantes e orgulhava os seus moradores.
----------------------------------------------------------------------------------------------
Mas, hoje, tudo está mudado e, infelizmente, para pior. Hoje o município de Portel é uma amostra grátis do Brasil convulsionado, do povo revoltado, das cidades desgovernadas, do erário agredido, dos hospitais desprovidos, da educação reprovada, do desemprego, do alcoolismo e das drogas. Tudo é resultado dos últimos anos e mandatos seguidos de DESGOVERNANÇA, CORRUPÇÃO e de omissão de fiscalização. E, atualmente, não há um administrador milagreiro que recupere o tempo perdido com o miserável FPM disponível num controvertido mandato de quatro anos.
----------------------------------------------------------------------------------------------
Em cidades outrora ordeiras e pacatas, como Portel, o civismo, a honestidade e o respeito estão sumindo a olhos vistos. As drogas, a prostituição, a ignorância na hora de votar, os assaltos, a IMPUNIDADE DE GESTORES CORRUPTOS - que são tidos como benfeitores -, revela a constante decadência desses entes federados. A dúvida atroz é adivinhar onde vão parar esses malefícios crescentes.
Por isso é quase inútil pensar num retorno pleno à paz, à tranquilidade e à prosperidade de outrora. Mas uma cidade de passado heroico e de lembranças tão saudosas merece um esforço de todos que, lhe querem bem -, para recuperá-la do estado deprimente que se encontra, para não figurar como o próximo município brasileiro, no fona do ranking nacional, do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH (proclamado pelos organismos internacionais, que apontou nosso vizinho Melgaço, nessa incômoda posição).

NOTA MINHA: Sei que é difícil curar, em quatro anos, uma doença que definha Portel há vários mandatos, mas é preciso começar a dar as primeiras doses de remédios para que tenhamos pelo menos esperanças de uma possível cura no futuro. Qual o remédio? Não sei exatamente. Assim como para as doenças do corpo é preciso profissionais competentes (médicos) para prescrever os medicamentos certos, também é necessário que as doenças econômicas/sociais que assolam o povo portelense sejam tratadas por profissionais competentes, que saibam prescrever os “remédios” certos. É preciso pensar, projetar um modelo de sociedade que queremos e agir. E isso é responsabilidade de todos, independente de ser político de mandato ou não, deste ou daquele partido. Não votei no atual prefeito, mas, do fundo do meu coração, torço para que ele seja esse precursor que dará início à revitalização da cidade de Portel. Quero meus filhos, meus irmãos, meus pais, meus amigos fora de perigo. Quero viver sem medo!!

Obs: ISTO NÃO É UMA CRÍTICA SIMPLESMENTE, ISTO É UM APELO.

Nenhum comentário: