Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Denúncias de irregularidade no Parfor são feitas a ADUFPA


 
Denúncias feitas à ADUFPA apontam que docentes estariam sendo contratados na categoria de professores eventuais para atuarem no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Ao contrário dos docentes que atuam no programa como colaboradores, os professores eventuais estariam ganhando apenas os valores das diárias para ministrar as disciplinas, não recebendo as bolsas a que têm direito.

De acordo com a denúncia, as possíveis contratações irregulares estariam sendo feitas nos cursos de Matemática em Abaetetuba e Letras em Breves. Como o fato precisa ser melhor averiguado, a diretoria da ADUFPA repassou a denúncia ao reitor Carlos Maneschy durante reunião no último dia 18 de agosto, e solicitou que fossem tomadas providências cabíveis para apurar as denúncias.

A possível contratação de professores eventuais expõe as condições de trabalho precárias a que estão submetidos os docentes que atuam no Parfor. Além de terem que abrir mão de seu período de férias para complementar a renda em virtude da defasagem salarial, muitas vezes, os professores têm que trabalhar em escolas com pouca infraestrutura.

É o caso do município de Bujarú, no nordeste paraense. Sem campus da UFPA na cidade, as aulas do Parfor ocorrem na Escola Municipal Dom Ângelo Frozi, onde as salas não são climatizadas, não há acervo bibliográfico e os banheiros sequer tem pia para as pessoas lavarem as mãos.

No município de Porto de Moz, a situação chegou a ser pior neste último módulo. Por dificuldades de espaço nas escolas públicas, algumas disciplinas tiveram que mudar de local no período de sua realização. “Durante uma semana, tivemos que ficar mudando de lugar por falta de espaço. Iniciamos a disciplina na Casa de Cultura de Porto de Moz, fomos transferidos para salas da Assembleia de Deus, onde o banheiro estava em construção, e depois, retornamos para a Casa de Cultura”, revela a professora Conceição Saraiva, que ministrou disciplinas do curso de Pedagogia.

Professores relatam dificuldades de instalação nos municípios
Outra dificuldade apontada pelos docentes é o custo de vida em alguns municípios, onde a diária paga pela Universidade mal dá para custear a hospedagem. “As condições de instalações dos professores em algumas cidades é difícil. Em Altamira, por exemplo, por conta das obras de Belo Monte, o custo de vida é muito elevado. Tive que pagar R$ 120 para me hospedar em um hotel onde os quartos só tinham praticamente a cama. Se for computar os gastos com alimentação e transporte, praticamente paguei para trabalhar. Isso sem contar os problemas para acessar a internet, pois a rede de dados era muito restrita”, conta o docente Ivan Neves, que ministrou disciplinas do curso de Física.

Para o professor Reginaldo Wanghon, que também atuou no curso de Física na cidade de Altamira, as prefeituras municipais deveriam entrar com contrapartidas, para garantir uma estrutura mais adequada ao trabalho dos docentes.

Segundo o docente, o programa é importante, mas é preciso se preocupar não apenas com a quantidade, mas também com a qualidade das condições de trabalho ofertadas. “O Parfor é um programa de governo, mas parece não fazer parte de nenhum planejamento. Apesar da formação boa e da gratidão dos alunos, teríamos que ter toda uma infraestrutura e logística. Mas isso parece ser difícil”, avalia o professor.

Desde que o Programa foi criado, a diretoria da ADUFPA tem cobrado melhores condições de trabalho para os professores. “Não somos contra o Parfor. Achamos válido e importante que os professores da educação básica sejam qualificados, mas é fundamental que tenhamos condições de trabalho e de ensino com qualidade. Por isso, as irregularidades precisam ser denunciadas para que possamos avançar na valorização do trabalho docente e na melhoria da qualidade dos cursos ofertados”, garante a diretora-geral da ADUFPA, Vera Jacob.

Nenhum comentário: