|
Foto: Paulo Brasil |
O bloco que mais arrasta multidão provou que é o maior de Portel neste carnaval de 2015. Posso até arriscar em dizer que é o maior de todos e deverá ter unanimidade em relação a isso na opinião dos leitores porque reúne, de forma fraterna, todos os brincantes dos outros blocos.
|
Foto: Geovana Trindade |
Seriamente, o Bloco do Porco reúne até brincantes que não se enquadraram em nenhum dos mais antigos ou mesmo nos mais novos como o Neném Coelho ou mesmo As Trepadeiras, pois estes não se sabe se são apenas modismo. Caso não sejam passageiros, pelos menos sejam bem vindos pois rua de carnaval é igual a coração de mãe: sempre cabe mais um.
|
Foto: Josiclis Gomes |
Desde a sua primeira aparição acompanho este bloco e já houve, inclusive, uma pesquisadora que verificou, junto com o blog Educadores de Portel, a origem do bloco do porco no Brasil. Quanto ao Bloco do Porco de Portel, é possível que no próximo evento de 2016 saia alguma publicação com um histórico mais sólido, até porque esse tipo de manifestação popular se incorpora na cultura inteiriça de um povo que não desiste apesar de tantas aflições como a perda de empregos pelo fechamento das indústrias e pela onda de criminalidade.
|
Foto: Ribamar Costa |
Durante o pouco tempo que dediquei a verificar a onda de violência, constatei roubos de motos, assaltos e algumas agressões físicas, coisas que não desmereceram o fervor dos brincantes do carnaval em Portel.
Desde já, agradeço às pessoas que disponibilizaram fotos na internet e que foram sutilmente furtadas pelo blog, tendo, no entanto, a devida referência com o nome dos autores. De resto, parabenizo aos patrocinadores do bloco, que não sei quem são (honestamente) e também, em especial, aos organizadores, entre eles o Edimar Brasil.
Não pude estar presente na orla do Arucará, mas, caso não haja, sugiro, no sentido de dar maior emoção, o desfile da Garota Porca Ou a Porquinha Mais Gostosa, assim como O Garoto Porco, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário