Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Homem usa corda para se enforcar na Portelinha

Na manhã de hoje um homem, morador do novíssimo bairro denominado Portelinha, resolveu dar fim na própria vida. Pelo visto, a onda de suicídio continua como uma alternativa de fugir do sofrimento.

Não se sabe ao certo o que levou o pedreiro Negão, esse era o apelido dele, a tirar a própria vida, deixando para trás, casa, esposa e filho pequeno.

Acho cedo para falar de uma coisa que me tira o sossego ao perambular pelas ruas de Portel, mas vou revelar logo que esse rol de casas à venda em cada rua, em cada esquina e em cada bairro, é um sinal de que as coisas não estão nada bem quando se trata daquilo que produz bem estar em qualquer homem: trabalho. O trabalho gera dignidade e isso o homem portelense está perdendo.

Achei por bem indagar aos vizinhos dos proprietários que querem se livrar de suas casas e a resposta não foi nada agradável: maciça maioria pretende se mudar de Portel. E o motivo é a falta de esperança. Só poderia ser isso, porque as casas são todas feitas com amor, investimento feito com economia na ponta do lápis, quem sabe até deixando de comer para ter uma residência digna.

Não quero ser agourento nem mais falar de futuro do jeito que antes eu fazia previsões, coisas inexplicáveis para mim até hoje, mas não hesito em falar das agonias do meu próprio irmão portelense que vive sem as mesmas condições de um assalariado concursado ou mesmo de um servidor comissionado com alto salário, tais seres longe do alcance da fome e da miséria. E pode haver quem sinta como se eu estivesse falando diretamente às suas carapuças, entendo que é da forma genérica como escrevo que essa publicação afeta a cada um que lê e tem culpa no cartório. Mas não deveria, sobretudo porque o cozimento do sistema também o corrói e este mesmo corrupto que tira dinheiro da saúde e da boca do pobre acabará inútil e desprezado.

Vá em paz, Negão, que Deus console sua família enlutada. Conheci a mãe deste rapaz, assim como também seu pai, gente digna e honrada que tá cada vez mais difícil de encontrar. Conheço parentes e tenho sob minha tutela uma menina que também é parente dele. 

Nenhum comentário: