Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

domingo, 9 de março de 2014

Pesquisa do Idesp mostra diferença de salário entre homens e mulheres

Estudo aponta de 68% das mulheres ganham até 1 salário mínimo. De cada 100 mulheres, 54 são consideradas economicamente ativas no PA.


 A paraense Esther da Conceição Ferreira trabalhou 19 anos como empregada doméstica. Antes, exerceu funções em diversos setores da economia: foi operária em uma fábrica de compensado em Portel, lavradora e até cozinheira de um navio rebocador. Esther só parou de trabalhar no dia 3 de fevereiro de 2014, aos 57 anos, para resolver uma emergência familiar. Enquanto aguarda o dia de voltar ao serviço, deixou o emprego aos cuidados da filha mais velha, Patrícia, de 23 anos.
 
O trabalho é muito importante para o ser humano. Ele dá respeito. Por mais difícil que seja, trabalhar garante o sustento com dignidade, e isso é muito bom"
 
Esther da Conceição, empregada doméstica.
 
"Perdi meu filho mais velho, que era meu braço direito, e por esse motivo deixei de trabalhar", lamenta a funcionária que, com muito empenho, conseguiu criar nove filhos. "O trabalho é muito importante para o ser humano. Ele dá respeito. Por mais difícil que seja, trabalhar garante o sustento com dignidade, e isso é muito bom", define.
Trabalho e renda
 

Assim como dona Esther e a filha, cerca de 1,5 milhão de mulheres paraenses atuam no mercado de trabalho no estado - isto significa que, de cada 100 mulheres, 54 são economicamente ativas, segundo pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp).

Apesar disso, o Idesp aponta que elas ainda são a minoria: as mulheres correspondem a 40% do total da População Economicamente Ativa (PEA) do Pará, que é estimada em 3,7 milhões de trabalhadores.

A expectativa do Idesp, entretando, é que a participação feminina contribua cada vez mais na economia. Entre 2000 e 2010, o número de mulheres economicamente ativas em todo o país cresceu 9,8 milhões - número quase três vezes mais do que o registrado entre os homens, que hoje ainda ocupam a maior parte do mercado.

Porém, o estudo do Idesp aponta que, no geral, as mulheres paraenses ocupam posições de menor prestígio social e econômico que os homens: 68% das mulheres ativas no mercado recebem até 1 salário mínimo, enquanto os homens na mesma condição somam cerca de 49%.

 Fonte: G1

Nenhum comentário: