Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

domingo, 31 de agosto de 2014

A farsa do manejo florestal



Portel vive momentos de desaceleramento da economia com o fechamento de serrarias e a venda de madeira em toras para outros municípios da cercania de Belém. Madeira não é problema porque saem dezenas de balsas carregadas de madeira de Portel e em nome de empresas que apresentam documentos que as credenciam como donas de manejo. E se o manejo não acontece em áreas que estão sendo desmatadas, como empresas do estado do Amazonas ou mesmo da região de Moju?

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, “Manejo Florestal Sustentável é a administração da floresta para obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não-madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços florestais.”

“Somente após a emissão da Autorização Prévia à Análise Técnica de Plano de Manejo Florestal - APAT, é que a avaliação técnica de um PMFS em florestas privadas é iniciada. A análise técnica de um PMFS conclui em aprovação do PMFS ou indicação de pendências a serem cumpridas para a seqüência da análise”, diz o Serviço Florestal Brasileiro.

Acontece, porém, que o manejo está restrito a território. Ou seja, não é possível atingir a sustentaçao de ecossistemas se a empresa possui autorização para atuar em Moju e faz a extração em Portel. Quer dizer, senhor IBAMA e senhor MPF, que Portel pode perder o equilíbrio do ecossistema, os benefícios econômicos, sociais e ambientais, e outro município viver a plenitude?


Nenhum comentário: