Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sábado, 12 de março de 2016

O que é um bom prefeito, melhor prefeito?




Outro dia li na internet (Facebook, pra se mais específico) alguém dizer que o prefeito de sua cidade é bom prefeito, outro dizia que é um excelente prefeito e outro, finalmente dizia que é o melhor prefeito. Fiquei a matutar sobre o assunto. Primeiro me perguntei: Será? O primeiro a falar que era um bom prefeito é um assessor especial, logo deve ser bom pra ele que ganha sem trabalhar, uma figura emblemática chamada de MARAJÁ. O segundo é servidor contratado, ocupando o cargo sem nenhuma garantia de contribuição, dada a sua formação inadequada. O terceiro é pai de um dos beneficiados, que ocupa pasta com bom salário, ou seja, é filhinho de papai. 

Mas, deixando a opinião interesseira, vasqulhei a internet a cata de informações sobre um bom prefeito e veja o que colhi de Paulo Correa, da JCNET, esses dados interessantes:


SERIEDADE E PRESTAÇÃO DE CONTAS


O bom prefeito é aquele que está a serviço do município, conhece as necessidades da comunidade e resolve seus problemas. Não só administra com dedicação e seriedade, mas também presta contas de seu trabalho. O cara presta contas? Atualiza o site de transparência?
 
O QUE SE ESPERA DO PREFEITO


Espera-se dele:

A)     fidelidade ao seu povo, expressa no cumprimento de um programa de governo previamente elaborado; (Você tem o programa de governo dele? Compare agora.

B)      capacidade administrativa,

C)      liderança política,

D)     bom conhecimento dos assuntos da cidade,

E)      equilíbrio no enfrentamento de crises,

F)      postura de diálogo aliada à capacidade de decisão no tempo oportuno, (Ele se furta ao diálogo?)

G)     paciência e disponibilidade para ouvir a população e seus legítimos representantes, (o povo reclama, diz onde doi e o prefeito não pode ser grosso com o povo, que é o que mais sente)

H)     tolerância quanto à diversidade de estilo das pessoas com quem trabalha disponibilidade para ter presença contínua no município,  (Se a todos mandar prender porque discorda de suas críticas, penso que está no rumo errado)

I)        hábito de trabalhar com planejamento e em equipe e

J)       coragem de dizer não, quando necessário.
 

    Por último, o bom prefeito deve ter as qualidades necessárias para uma vida política sadia e HONESTA (tá ficando rico da noite pro dia, então é ladrão e não honesto), com TRANSPARÊNCIA (não diz quanto arrecada, as taxas não são pagas no banco, assim como os impostos são cobrados pelos fiscais, é ladroagem pura) nas atividades públicas, SEPARAÇÃO COMPLETA ENTRE OS RECURSOS PÚBLICOS E OS INTERESSES DA FAMÍLIA, DOS AMIGOS, DE EMPRESAS E DO PARTIDO. Por fim, pede-se a um bom prefeito que seja COMPETENTE NA ARRECADAÇÃO DE RECURSOS para dar conta das demandas populares.
 
O poder municipal é o que está mais próximo do contato direto com a população e o primeiro a ser questionado. Para muitos cidadãos, o prefeito é mais importante do que o presidente da República, pois é quem pode resolver o seu problema imediato. Promessas utópicas ou demagógicas serão cobradas, mais tarde.


Referências

Um bom prefeito e suas responsabilidades. Disponível em: <http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=221679 >Acessado em 10 mar 2016, 08:20:45.

Nenhum comentário: