Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

domingo, 31 de março de 2013

Acutipereira reune após apreensão de carga de madeira pela SEMA


Neste fim de semana, o Acutipereira, o rio mais organizado de Portel, esteve concentrado em questões que suscitam preocupação por parte dos moradores, entre tais a da preservação ambiental e exploração sustentável dos recursos florestais, assim como a regularização fundiária.

Os órgãos que conduziram a reunião foi a APERAP (Associação dos Pequenos Produtores do Rio Acutipereira) e o STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Portel), além das comunidades. Nem todas as comunidades participaram do importante evento devido ao falecimento de um membro da comunidade São Tomé, organização quilombola.

A pauta consistiu da informação do número da gleba do Acutipereira, do calendário do plano de uso das atividades previstas para as comunidades, fiscalização e imposto. A SEMA, órgão convidado, deixou de participar da reunião sem dar explicações dos motivos da ausência.

Quanto às ações do calendário da Gleba do Acutipereira, foram definidos os seguintes polos:

  1. Geová Samah – 22 – 23/05/2013
  2. Santo Ezequiel Moreno – 24-25/05/2013
  3. Nossa Senhora Aparecida – 26-27/05/2013
  4. No tocante ao calendário do plano de uso, ficaram definidas as seguintes ações:
  5. Localidade Santa Rosa – 20/08/2013
  6. Geová Samah – 21/08/2013
  7. Localidade Pinheiro – 22/08/2013
  8. Comunidade Santo Ezequiel Moreno – 23/08/2013
  9. Boa Vista – 24/08/2013
  10. São Jorge – 25/08/2013
  11. Menino Deus – 27/08/2013
  12. Monte Hermon – 28/08/2013
  13. Nossa Senhora Aparecida – 29/08/2013
  14. São Miguel – 30/08/2013

Ficou estabelecido também um intercâmbio entre a Reserva do Mapuá e a Gleba do Acutipereira, nos dias 04 a 08 de junho, no sentido de trocar experiências das políticas de regularização fundiária.

No dia 12 de setembro ocorrerá uma assembleia geral para socialização do Plano de Uso da Gleba Acutipereira na localidade Boa Vista.

Uma das maiores preocupações do povo do Acutipereira está a da preservação e utilização dos recursos naturais. Em cima disso, criou-se uma comissão para tratar de assuntos referentes a extração madeireira e não madeireira junto a Secretaria de Meio Ambiente. Seu propósito foi identificar quais são os extratores de madeira e palmito da região do Acutipereira. A comissão é composta dos seguintes:

  1. Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Portel – Odivan Ferreira e Gracionice Costa
  2. ATAA – Walmir Gonçalves e Teofro Lacerda
  3. APERAP – Osvânia Ferreira e Odinéia Corrêa
  4. Comunidades Evangélicas – Manoel Santos e João Cordeiro
  5. Representantes das comunidades católicas – Lucivaldo Santana e Paulo Costa

Após o levantamento a ser feito pela SEMA, a comissão deve reunir, em caráter de assembleia geral, para socialização dos resultados da quantidade de extratores madeireiros e não madeireiros. Pretende-se que integrem a reunião todas as comunidades da Gleba Acutipereira e autoridades constituídas do município, dentre as quais Câmara de Vereadores, representante do Poder Executivo, secretariado do governo municipal, entre outros. A data marcada foi 13 de abril, na comunidade Menino Deus, no igarapé Mocajatuba.
PS.:
Em mensagem via rede social, a titular da Secretaria de Meio Ambiente, Renilda Machado, afirmou:
Caro, Sr. Ronaldo acredito que a organização da reunião do dia 30 de março no Rio Acutipereira não lhe repassou a informação sobre SEMA/PORTEL, pois na ocasião foi tratado com a Srª. GRACIONICE a qual e Presidenta do STTR de Portel a qual foi informada com que a SEMA,não poderia participar da reunião.
Grata.
Consultada sobre o assunto, uma das pessoas que integrou a reunião, disse que a Sra. Renilda Machado comunicou de forma verbal e não oficial e no meio de via pública, a sua ausência ao evento, embora não tenha deixado claro quais os impedimentos ao não comparecimento.

Nenhum comentário: