Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

terça-feira, 5 de março de 2013

CGU fiscalizará municípios paraenses


Que tal mudar as regras por meio de um abaixo-assinado?
Já pensou o município sendo visitado por agentes federais para saber como anda a aplicação dos recursos originados na União? Educação (FUNDEB, PNATE), em Portel, por exemplo?

Isso vai acontecer em pelo menos três municípios do Pará. Vigia, Trairão e Cachoeira do Arari foram sorteados nesta segunda-feira (4), em Brasília, e vão receber fiscalização especial da Controladoria Geral da União-CGU. A ação é desencadeada a partir de sorteio e, no próximo mês de abril, completará 10 anos de existência.

Nas próximas semanas, esses três municípios paraenses, juntamente com outras 60 cidades brasileiras, vão passar por uma ação 'pente fino' nos programas do governo federal nas áreas de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. Não só inibe a corrupção como confere a correta aplicação dos recursos federais nos municípios.

Comentário do blog

Apesar de ser uma iniciativa louvável, lamento o fato de não empreender uma ação com foco nos municípios que apontam irregularidades palpáveis. Está na hora de mudar o critério estabelecido pela Controladoria Geral da União, dando enfoque aos municípios que causam estranheza na aplicação dos recursos.

No ano passado, por exemplo, a prefeitura de Portel deixou de pagar o salário do mês de dezembro aos professores, apesar de ter recebido cerca de 6 milhões de reais para dar conta de uma folha de pagamento em torno de 3 milhões e meio. O caso era apenas indícios de irregularidades. Nos meses que se seguiram, foram detectadas dívidas que somam a 30 milhões de reais. Os números da dívida foram divulgados neste blog.

2 comentários:

Anônimo disse...

O, Ronaldo, por que você não descobre também quem são os Credores dos 30,000.000,00?

Educadores de Portel disse...

Aguarde! Vamos publicar algo nesse sentido. É uma questão de tempo.