Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sexta-feira, 29 de março de 2013

Apreensão de palmito ilegal em Portel


Que a coisa tá preta em Portel, ninguém duvida. A própria fiscalização, tida como corrupta, é evidenciada pela assessoria do prefeito Paulo Ferreira ao afirmar que “eram ignoradas pelas autoridades municipais”. A prática nojenta foi denunciada (leia aqui) pelo blog Educadores de Portel.

Quando ainda existia o Bar do Sabá ali na Severiano de Moura (em seu lugar está sendo construído um hotel do empresário Cleto Carvalho), encontrei o professor Afonso Mesquita. Afonso me perguntou quais eram meus planos para o domingo e, como eu não tinha nada marcado, aceitei o convite para ir para o sítio da Nancy, hoje pertencente ao prefeito Paulo Ferreira. O professor Afonso me disse que a embarcação tinha sido cedida por um fiscal da prefeitura, homem do Amazonas, o Sales. Chegou todo alegre e me convidando para tomar umas cervejas à tarde, porém avisou que não tinha dinheiro ainda, mas que surgiria uma grana extra pra isso. Foi quando ele avistou uma balsa e disse: “Epa! Aquela balsa não era pra tá passando agora. Eu não to sabendo dessa aí”. Pegou a voadeira e seguiu a balsa, mas antes avisou que o dinheiro da cerveja já estava garantido. Já dobrava a ponte do Antim e nada do homem voltar. Tempos depois, volta e desconsolado, disse: “Que porcaria! Fui cobrar e disseram que já tinha sido acertado por terra. Querem me tapear, é?”, perguntou, muito bravo.
A SEMA encontrou situação de insalubridade

Na postagem que fiz à época, contei que dos 180 mil reais arrecadados, em poucos meses a quadrilha do imposto já tinha dilapidado tanto que não passava mais de 30 mil reais por mês. Nos anos que se seguiram, apesar de ter mudado toda a equipe com o intuito de melhorar, viu-se que os tributos tinha um dono, que “raspava” os cofres da prefeitura. Soube pela boca de um secretário de infratestrutura, em uma conversa no Posto Progresso, que o trato político permitia a um político se assenhorar dos valores que entravam.
Em uma postagem feita pela assessoria de comunicação da prefeitura, foi veiculada no Facebook a mensagem a seguir:


"Boa noite,amigos (as) faceanos (as)



Gostariamos de parabenizar o excelente trabalho desenvolvido até agora pela secretária de meio ambiente de Portel, Renilda Machado (foto) e sua equipe, que estão se empenhando em evitar a degradação da floresta e coibindo práticas que até recentemente eram ignoradas pelas autoridades municipais. Esta cidade precisa tomar o rumo da sustentabilidade, pois, investir em desenvolvimento sustentável no campo é criar melhores condições de sustentabilidade na cidade, pelo fato da diminuição do êxodo rural. Tenho certeza que estamos no caminho certo...



ASCOM/Portel"

Vê-se, portanto, que a administração acusa frontalmente as autoridades da época (administração passada, que inclui obrigatoriamente Pedro Barbosa, o vice Carlos Moura e o então secretário de meio ambiente Luciano Fonseca) por ignorar a prática da degradação do meio ambiente. Embora dominada por intelectuais, as assessorias do governo passado não tiveram a honradez em criar condições que favoreçam a sustentabilidade, expondo cada vez mais Portel ao flagelo da fome e do desemprego.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Professor pelo excelente artigo, boa lembrança!!! Pena que o povo já esqueceu.