Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Quais são as figuras mais influentes do rio Acutipereira?

Rio Acutipereira

Quem seriam os políticos e personalidades mais influentes no rio Acutipereira? Esse questionamento é feito com base no que o povo da região anseia por melhorias. Reuniões estão sendo marcadas para discutir questões sérias, tais como educação. Mas pode ir muito mais, dando enfoques aos financiamentos ao setor da agricultura. E tem que ser debatido urgentemente.

Antes as figuras que representavam a força política dentro do rio eram: Pedrão e Francisco. Um se mudou para Macapá e o outro continua, mas perdeu o poder de influência junto ao eleitorado. De acordo com conversas com moradores, a perda do poder se deu basicamente porque os políticos sempre presentearam esses líderes, esquecendo totalmente os demais membros da comunidade. Isso já não mais funciona. As pessoas querem melhorias que atendam as necessidades globais.

Nos últimos pleitos vimos várias figuras se apresentarem como lideranças políticas e houve inclusive o surgimento do poder de Vanica do Laranjal (Osvânia Ferreira Correa) que, junto com a professora Odinéia Ferreira Correa (sua filha), apontaram como representante da região a irmã do vice-prefeito Carlos Moura, Semone Moura. Foi a mais votada, mas, de acordo com os próprios moradores, não cumpriu bem sua tarefa de representação. Tanto que não mais foi reeleita no pleito seguinte. No entanto, esta jovem foi reeleita este ano, mas não pegou a maciça votação de outrora.

Teofro Lacerda, que é líder comunitário e ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Portel, indicou o candidato Moisés. Mostrou que seu potencial de líder anda em baixa, pois a votação ao candidato Moisés Moreira foi inexpressiva, levando-o ao fundo do poço. Sem muito apoio dos líderes, quem apareceu doando bolas de futebol foi o candidato e cunhado do vice-prefeito Carlos Moura, o Teba Gol, que se destacou como o segundo mais votado.

Quanto ao mais votado tanto no município quanto na própria região do Acutipereira, surgiu aos moradores do rio um novo nome: Manoel Maranhense. Foi apontado pela professora Odinéia Ferreira Correa. Inicialmente Manoel Maranhense atendeu um pedido da professora e construiu um campo de futebol para a comunidade Boa Vista, na localidade onde funciona a escola Ezídio Maciel. Na inauguração, Manoel deu um boi para a premiação ao primeiro colocado no torneio. O povo estava curioso em conhecer o vereador mais popular do rio Camarapi. Segundo a professora, Manoel Maranhense estava sendo perseguido pelos próprios companheiros de sigla petista e, sabendo disso, Odinéia disse que apresentaria esse candidato ao povo acutipereirense. Osvânia Ferreira, sua mãe, hesitou inicialmente, mas depois assimilou o candidato e também entrou na luta, tornando Manoel o mais votado. As pessoas afirmam que foi por causa dessas lideranças que Paulo do Posto conseguiu amealhar a maioria dos votos.

Nenhum comentário: