Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

domingo, 7 de outubro de 2012

Eleições 2012: Pesquisa de boca de urna diz quem será o prefeito de Portel

O blog Educadores de Portel, nos últimos meses, manteve-se informado e, dentro do possível, expôs as informações ao público em geral acerca das eleições 2012. Como algumas pesquisas têm que ser, por força da lei, registradas e tais registros custam em torno de cinco mil reais, não foi possível disponibilizar os dados que todos sempre buscaram nas pesquisas do blog. No entanto, como as eleições já se encerraram, aqui vão alguns dados, os últimos desta eleição, que já tínhamos de antemão:


Como se pode observar, o líder, de acordo com a pesquisa de boca de urna, é Nenem Nascimento, que após a adesão de Miro Pereira, saltou de 5º lugar para 1º lugar. Segundo a última pesquisa de intenções de votos, buscou-se apurar se Miro Pereira possuía o poder de transferência de votos para um dos cinco candidatos com que Dr. Miro manteve diálogo, na qual revelou ser de 70%.

Portanto:




Nenem Nascimento
28,63
Pastor Eri
24,41
Paulo do Posto
23,47
Zaqueu Freitas
9,15
João Henrique
7,04
Rosângela Fialho
3,28
Indecisos
2,81
Brancos/nulos
1,4

Após o desequilíbrio imposto ao PMDB por forças antagônicas, junto com situações adversas na justiça, o candidato Miro Pereira entrou em contato com todos os cinco candidatos, exceto Rosângela Fialho, para um nível de conversação e possível alinhamento. Apesar da boa intenção, somente Nenem Nascimento mostrou interessado em fazer alianças com Miro Pereira. Sabendo-se que não existe trasferência de votos na ordem dos 100%, o grupo encomendou pesquisas para saber quanto poderia transferir e, o que não era surpresa para Miro Pereira, ficou em torno de 70%.

Muito embora saibamos que os dados aqui apresentados são legítimos, não podemos menosprezar o poder do dinheiro encetado nesta campanha. Soubemos de movimentações milionárias neste fim de semana, isso por vias legais, agora imaginemos nós o que entrou por meios não oficiais. Só para se ter uma ideia da dimensão dos gastos, no município vizinho de Melgaço houve pessoas de Portel que amealhou cerca de mil reais em troca de 4 votos. Assim, é assustador e assombroso o investimento numa cidade tão pequena e que conta com uma arrecadação ínfima. Só nos resta esperar o resultado dentro de poucos minutos. E aguardar que nossos dados não tenham sido desvirtuados pela compra de voto.



   

Nenhum comentário: