Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

terça-feira, 18 de junho de 2013

Belém entra em protesto: teria o espírito dos cabanos agido?

Segundo a Polícia Militar, a manifestação reuniu mais de 13
mil pessoas. Pode chegar a 20 mil, dizem manifestantes.
                                                        Foto: Carlos Mendes - via Facebook
Impulsionados pela onda de protestos contra o aumento da tarifa do transporte público em outras cidades do Brasil, paraenses aderem ao movimento que mais parece uma febre. O movimento propõe a mobilização da sociedade para cobrar melhorias, especialmente no trânsito da capital, e vigilância quanto às obras do BRT (Bus Rapid Transit), que estavam paradas desde dezembro de 2012 e foram retomadas na última sexta-feira (14).

Agentes da Rondac, Corpo de bombeiros, Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu), além de policiais civis e militares acompanharam a movimentação pacífica. Considerado um movimento apartidário, os manifestantes repudiaram a tentativa de militantes do PSTU quanto ao uso de bandeiras da sigla.

Ficou evidenciado o caráter apartidário da manifestação, claramente espontânea e que brotou da justa indignação diante da falta de sensibilidade dos poderosos de plantão.

A passeata que teve como ponto de partida o Largo de São Braz, seguindo posteriormente, a partir das 18 horas, pela avenida Almirante Barroso, uma das principais vias de acesso e saída da cidade.

A onda de protesto foi promovida pela Internet, já que o
falido sistema de comunicação tradicional se manifesta contra
os clamores populares, a dor do povo em diferentes frentes
“Saimos do Facebook” Os dizeres do cartaz exibido pela jovem manifestante em Belém resume o poder de mobilização das redes sociais e evidencia o quanto a internet, com seu caráter anárquico, sepultou o monopólio da informação, até então detido pelos barões da comunicação, invariavelmente movidos por interesses escusos.

A passeata realizada em Belém reuniu diversas causas e grupos. Entre as bandeiras erguidas, feministas, estudantes, movimento LGBT, grupos de skatistas e pessoas que pediam mais segurança para pedalar nas ruas da cidade. Na pauta, críticas à construção da Usina de Belo Monte, aos gastos em obras para a Copa do Mundo, repúdio à Proposta de Emenda Constitucional 37, gritos contra a homofobia e o Estatuto do Nasciturno.


Ao chegar no ponto final do trajeto, os manifestantes sentaram na pista da BR-316, em frente ao monumento da Cabanagem - movimento popular emblemático na história do Pará, ocorrido no século 19, que culminou na tomada do poder da província do Grão Pará por grupos populares. Estaria o espírito dos grandes guerreiros atuando na cabeça do nosso povo? Ou seria o Facebook e a força da internet como um todo?

Nenhum comentário: