Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Bolsistas do Pacto continuam sem receber benefício em Portel

Em frente à agência em Portel: dia de pagamento
Atualizado às 11:17h, de 18/02/2015
Ontem finalmente o Sistema Integrado de Gestão Financeira, órgão ligado ao FNDE, informou a disponibilidade do benefício do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa.

Nele (https://www.fnde.gov.br/sigefweb/consultar-beneficios) informava o número do benefício, o número do convênio, assim como orientava sobre a obrigatoriedade de apresentar a carteira de identidade e o CPF ao atendente no caixa do banco, que no meu caso é o Banco do Brasil.

Fui animado, bem cedo, quase madrugando, pois a coisa tá apertada por essas bandas, exceto para políticos e traficantes, estes estão bem na foto. Também alguns madeireiros que não estão na lista do IBAMA.

Antes de abrir a porta giratória, vi três pessoas do setor comercial da cidade entrarem e serem atendidas sem pegar senha. Claro que isso desperta a ira das pessoas que acordam cedo e veem a fila ser furada por essas figuras que têm atendimento especial. O banco abre, oficialmente, às 9 horas, mas estes gostosões entram antes desse horário e ficam na frente de todos, como se fossem especiais.

Quando chegou a minha vez, o atendente desconhecia o programa, o que deve preocupar muito ao senhor Ministro da Educação Mercadante. Tive que me dirigir a sub-gerente bancária, que também desconhecia o pacto firmado entre governo federal e governo municipal.

A euforia foi gerada quando acessei o site simec.mec.gov.br. Eu o acedi através de minha senha, pois é recomendável que a senha original seja trocada no primeiro acesso. Evidentemente que fiz o cadastro na sexta-feira passada, dia 7. Desde lá acesso a página todos os dias. Mas a mensagem dizia sempre que “não existe o beneficiário”.

Ontem, no entanto, a mensagem era mais positiva. Fui logo direto à guia “Acompanhar avaliações e bolsas”. Selecionei o período de referência, no caso o mês de abril. Fui até o fim da página, no título “INFORMAÇÕES SOBRE BOLSA”. Interessa o din-din, evidentemente.



O coordenador local, Nelson da Glória, foi informado de toda essa situação. O mesmo buscou informações junto ao coordenador geral da UFPA, o gerente do Banco do Brasil em Portel, que adiantou que o valor referente a abril e maio deverá estar liberado até a terça, dia 18.

A questão da liberação do dinheiro, apesar das orientações contidas na aba "Acompanhar avaliações e bolsas" nem sempre se concretiza. O fluxo que deveria ser de 9 dias "aguardando pagamento" às vezes se estende por mais de um mês, por exemplo, como aconteceu no mês de referência julho. Ficou no aguardo desde 02/08/2014 07:27 e até o dia 14/08/2014 não havia movimentado para o fluxo seguinte, que é "Enviado ao banco".

Quer saber mais? Leia o post abaixo:

http://educadoresdeportel.blogspot.com.br/2013/06/nao-sabe-fazer-cadastro-para-receber.html

Ou ainda:
http://educadoresdeportel.blogspot.com.br/2013/06/sobre-o-dinheiro-dos-professores-do.html

Nenhum comentário: