Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Blog muda destino de população em invasão de Portel

Após publicação exclusiva acerca do desenrolar das audiências sobre os processos nº 0128600-30.2007.5.8.0104 e 0082000-48.2007.5.08.0104 que aconteceram na vara do trabalho de Breves, sob a guarida do Tribunal Regional do Trabalho, 8ª Região, a situação se reverteu. Mas desta vez foi a favor do povo da Portelinha.

Sentimos gratos em ter a feliz oportunidade de veicular em primeira mão o acontecimento que nenhuma emissora do estado do Pará noticiou e, sobretudo, porque informamos a população da Portelinha sobre os fatos que estavam ocorrendo enquanto uma população de mais de 2 mil pessoas dormia no momento em que tramas estavam sendo arquitetadas.

Hoje, diferentemente da apatia em relação às sessões, a galeria da Câmara Municipal de Portel ficou lotada de moradores da atual área de invasão da propriedade que antes era utilizada pela empresa AMACOL sob título de concessão para que a mesma pudesse ser instalada sem os coercitivos impostos.

O vereador Ronaldo Alves se interessou no caso e espalhou centenas de cartas no intuito de promover a disseminação do fato até então não noticiado por nenhuma emissora de televisão, com exceção do blog Educadores de Portel, o qual teve acesso aos registros do ocorrido em Breves, cuja decisão poderia prejudicar centenas de famílias. As imagens de uma televisão local tentou jogar a boa intenção do vereador contra a opinião pública dizendo que os pasquins tinham o intuito de espalhar o terror entre os cidadãos.

COMENTÁRIOS DO BLOG

Os meios de comunicação poderiam agir no sentido de informar fatos que dizem respeito às pessoas interessadas, porém, muitas vezes deixam de cumprir seus papéis, alastrando informações que estejam relacionadas exclusivamente a interesses particulares. A meu ver, a publicação daquilo que diz respeito ao povo, especialmente desprovidos do acesso a informação, deveria estar pautado na vocação em distribuir dados que ajudem as pessoas a entender suas próprias causas. Mas não é o que se vê.

É fato que a  juíza da vara de Breves estava irredutível quanto a cedência da área para o próprio prefeito de Portel, sob o argumento de que as terras se haviam incorporadas ao patrimônio da empresa americana. Não era esse o nosso entendimento, como porta-voz mais ativo no meio de comunicação rápida em Portel.

Ora, no próprio blog foi enfatizada a forma dentro da qual o prefeito de Portel poderia agir, que seria através de um decreto determinando a área de interesse social. Uma vez abarcada a ideia, a juíza da vara de Breves agiu dentro do círculo do bom senso e resolveu pela providência da prefeitura em prover um croqui com detalhamento dos setores vitais que contemplem tais benefícios à população local. Aliás, essa área é reconhecidamente como um ponto estratégico da economia de Portel, dado o calado que poucas regiões do estado do Pará possuem. E esta área estava ameaçada pela venda de lotes a empresários de fora do município.

Continuaremos a fazer deste meio de comunicação uma arma a serviço da população, dando informações que o cidadão comum não tem acesso, sobretudo porque a pessoa trabalhadora não dispõe de tanto tempo para estar antenado às questões que são travadas dentro dos gabinetes. O blog proporcionou um destino, ao publicar os rumos que decisão poderia tomar, e isso é motivo de muita honra.




Nenhum comentário: