Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Processos parados empoeiram estantes do forum de Portel

Foram mais de 10 anos, mas como diz o ditado popular: "a justiça tarda, mas não falha", bem aplicado no caso dos meus amigos que foram injustamente afastados de suas funções nos tempos do tucano gordo, comandado por Elquias Monteiro e asseclas. Contraditoriamente, por força de interesses políticos dos Barbosa, ensaiávamos um grande duelo que viria causar sangrias no governo municipal, já fragilizado por amplas demandas dos muitos setores, entre eles a combalida saúde.

Fomos exonerados porque vínhamos de um grupo político que dominou parte dos anos 90 e foi motivado por vingança política. Entre estas pessoas Antonio Vales de Carvalho (o Cupu, fiel escudeiro de Pedro Barbosa e firmemente sentado numa das cinco secretarias que o ex prefeito tomou para si do atual governante Paulo Ferreira), Eliana Pires (que foi secretária de turismo de Nancy Guedes e amigo do peito do assassinado Edson Guedes), Edina de Melo Maués (também ocupante de pasta no corrupto governo de Nancy, como secretária de educação), Severino Sena (chefe do departamento de obras), e outros tantos professores, como Eulália, Francisca Bogéa e até braçais como Jacupeba, Jabuti e Cavalcante, o qual teve uma das mãos dilaceradas por fogos de artifício na esquina do antiga Hora H quando desfilava em campanha política derrotada por ninguém mais do que Pedro Barbosa, um fona de campanha que depois veio a amealhar dois mandatos consecutivos e ainda está a segurar os cabos do fantoche até os dias de hoje.

Pedro fez um acordo extra judicial entre o nosso antigo representante, o advogado Ismael Morais, que foi afastado pelo grupo recentemente por não ter respondido a ínfimo embargo, suscitado pelos advogados Evandro Cruz e Adilson Tenório, levando ao prejuízo de mais de um ano sem receber os valores que deverão se adiantar num prejuízo de vinte vezes, dado o acordo prever multas, correção monetária e juros. Diante da situação, eu mesmo encabecei três reuniões junto ao atual secretário de finanças Jaime dos Santos, após intermediação feita por um amigo, gente chegadíssima ao escalão do prefeito Paulo Ferreira. Naquele momento, Jaime alegou, dentre duas situações, que ele mesmo não poderia dirimir a situação porque recebe expressas ordens do prefeito, porém ressalvando que, após a derrubada do embargo por meio de outro advogado de melhor estirpe, o acordo poderia ser viabilizado.

Em meio a essas três tentativas, o destino parece pregar algumas peças e sucumbir argumentos ao patamar de deslavadas mentiras. Ontem, fuçando o desatualizado site de transparência do governo, encontrei um caso que exemplifica a falta de boa vontade. A esposa de um vendido candidato, cuja história deverá ser publicada no início de setembro, mas fica evidente um pacote de negociatas. De acordo com a leitura dos autos, a servidora hoje recebe mais de 4 mil reais, fruto de uma ação indenizatória que se originou na falta de pagamentos devido ao exercício de cargo comissionado na secretaria de saúde. Estranhamente (digo estranhamente mesmo sabendo que no meio político nada é de se estranhar, ante os fatos de melequenta politicagem), o advogado Adilson Tenório fez um acordo, a mando do governo central, e graciosamente aceito pelo poder judicário, já que a manifestação de boa vontade leva ao pagamento daquilo que é direito líquido e certo, dando por encerrada a questão e enchendo os bolsos da esposa do vendido.

No mesmo dia, notei que houve uma modificação para que o grupo, do qual sou integrante e ativo mobilizador, determinando a nomeação de um novo procurador, com prazo de 10 dias, findo os quais, sem resposta, resume no encerramento da questão, que só se firmou por tamanha irresponsabilidade de gestores infames a lidar com dinheiro público. Desta forma, daremos amplas notícias, a partir desta data, de casos horrendos que deveriam tramitar nas esteiras do poder judiciário, mas estão parados, pímba, há mais de 30 anos, tudo para proteger um sistema falido de incompetência e perseguição política, tudo amparado em lobbies e esquemas de propinagem, o dinheiroduto que deverá levantar até os cabelos da parte traseira de muitos surrupiões desta municipalidade. Me aguardem!

Nenhum comentário: