Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

sábado, 10 de agosto de 2013

PROFESSORES ORIENTADORES DO PACTO: EDUCAÇÃO X HUMILHAÇÃO


Por Jacira Baia 

Foto: Iracema Teles
“- Educação funciona bem nos palanques!”. Estas foram as palavras de uma formadora do curso de formação para professores orientadores do Pacto, enquanto ouvia os relatos dos professores a respeito do apoio que recebiam, ou que deveriam receber do poder público municipal. Esta realidade enfatizada pela professora não é segredo pra ninguém, mas ainda causa admiração as formas inescrupulosas como se apresenta em determinadas situações.
Quem tem leitura a respeito do Pacto sabe quais são as atribuição dos governos federal, estaduais e municipais, dentro do acordo nacional que deliberou tais ações no intuito de melhorar a qualidade da educação brasileira. Pelos relatos de professores, foi constatado o compromisso assumido pelos gestores de alguns municípios que, infelizmente, não é o caso do município de Portel.

Enquanto professores de outros municípios relataram que têm 200 horas aula disponível para o Pacto, e uma diária de 200 reais nos períodos que se deslocam de seus municípios para a formação, em Breves, os professores de Portel, envergonhados, fizeram o seguinte relato:

• Em seu município não disponibilizaram carga horária, nem sequer um professor substituto no período do curso, ficando suas turmas sem aulas durante três dias;

• Viajaram sem diárias, tendo disponível um quarto para cada quatro pessoas num dos hotéis mais baratos da cidade (por aí já se imagina a qualidade);

• As refeições que disponibilizaram foi um PF, sem opção de cardápio, num restaurante do mesmo nível do hotel;

• Foi enviada uma pessoa, que ninguém sabe quem é, para “negociar e pagar” os preços do hotel e restaurante, sem que ninguém saiba os valores;

• Alguns, não se conformando com a humilhação, tiveram que tirar dinheiro do próprio bolso para se alimentar e se alojar com dignidade.
Detalhe... Enquanto relatavam tudo isso durante as trocas de experiências com colegas de outros municípios, os professores de Portel ainda não sabiam que a “pessoa enviada” não ia aparecer para pagar o hotel na hora da saída. Chegado o momento, - “não pode sair se não pagarem agora!” – Disse a dona do hotel ao coordenador, que teve que pagar as diárias dos colegas com seu próprio cartão de crédito.
Ao cumprir a responsabilidade que assumiu com o Ministério da Educação quando assinou a adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o Município não está prestando favor a nenhum professor orientador de estudos, mas sim primando pela qualidade da educação de seu povo. E negar apoio a agentes fundamentais das ações do Pacto, que é o caso dos professores orientadores de estudos, não é ferir ou desrespeitar um ou dois desafetos que integram o grupo, mas sim pôr em riscos o bom andamento do processo, que é uma questão de abrangência social e de ordem administrativa, que pode, inclusive, resultar em perdas de recursos, segundo um dos membros da Coordenação Estadual do PNAIC.
“Esperanças de dias melhores”.

Nenhum comentário: