Nossa luta pela transparência continua. Aqui você sabe quanto foi repasado à conta do FUNDEB

DO JUIZ AO RÉU, TODO MUNDO LÊ O BLOG EDUCADORES DE PORTEL

domingo, 28 de julho de 2013

Eleição no SINTEPP: nomes de coragem renovam diretoria



No início de agosto, nos dias 8 e 9, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintepp) – Subsede de Portel -, realizará eleição da nova diretoria.

Nomes consagrados no meio sindical da educação como o Paulo Junho Góes e Lucidalva Maciel não mais integrarão chapas. O primeiro simplesmente não quis mais ocupar cargos no SINTEPP, como fez desde a fundação da entidade. Já a companheira Lucidalva (Beba) resolveu alçar voos mais altos: hoje ocupa a coordenação regional do Marajó.

Lamento profundamente que as experiências de Paulo Junho sejam desperdiçadas, mas cada um tem seus afazeres e seus objetivos. Nada mais justo que este bravo sindicalista busque também suas formações e volte um pouco de sua atenção para a família, pois a vida sindical é muito corrida e nos furta o tempo, retirando até nossos momentos de lazer. Sem contar o fato de que incorremos em riscos de perder carga horária (como foi o caso dele e de muitos outros da coordenação do SINTEPP), coisa que não é para qualquer um.

O nome do atual vereador Ronaldo Alves também deixa cena de ator principal, mas mesmo assim continuará a servir à entidade, já que integrará – na Chapa 1 – o Conselho Fiscal. Aprendeu muito durante sua estada no sindicato, chegando a participar integralmente de todos os movimentos em que se exigiu coragem e até desapego às conquistas materiais que muitos professores buscam na secura de suas vidas particulares.

Esses companheiros foram os atores de uma greve que marcou a história das administrações em nossa cidade. Ninguém ousará falar em covardia, exceto aqueles que não conhecem a história do sindicalismo portelense na educação. 

Da mesma forma que enfrentaram a greve, destacaram também pela construção da sede da entidade. Hoje, situada à rua 2 de Fevereiro, o sindicato deu passos largos, pois muitas subsedes não possuem um espaço próprio para suas atividades, que não são poucas.

As prestações de contas foram feitas e seus resumos publicados no quadro da entidade. Infelizmente algumas pessoas que não participam das reuniões cobram tais prestações de contas sem sequer ter participado das sessões voltadas para este fim. Em reunião acontecida na residência do professor Bruno Baia – escolhido para ser um dos coordenadores gerais ao lado de José Mendes -, o jovem C. R. contou que cobrou um dia da então coordenadora Beba e, segundo ele mesmo, ela teria respondido: “Você já participou de alguma reunião?”. Assim, ele mesmo entendeu que estava cobrando algo que era descabido, pois não estivera nas reuniões de prestação de contas.

De acordo com o Estatuto Reformulado no XX Congresso Estadual do SINTEPP, em seu artigo 5º, inciso VI, é direito do associado exigir prestação de contas. Nesse sentido, ouvi um cidadão falar em falta de prestação de contas, ao que retruquei: "Por que você não usa seus direitos?". Expliquei que, como associado, temos que fazer a nossa parte. Lembro-me que, quando surgia algo, por exemplo a prestação de contas na internet, corria ao sindicato e cobrava da coordenação. Não foi uma ou duas vezes em que me disponibilizei para divulgar em meu blog toda a prestação de contas, coisa que deveria me ser entregue por meio eletrônico, como um simples pendrive. Ou mesmo quando sugeri criar um blog para o sindicato publicar tais coisas. Não consegui êxito. Mas isso faz parte da vida sindical, pois muitas vezes o nosso querer não impera e temos que ter a humildade de aceitar o não mesmo que tenha sido dito de forma silenciosa. E olha que eu me amparava no mesmo art. 5º, já que o Estatuto prevê a possibilidade de o associado "apresentar propostas de interesse da categoria dos trabalhadores em educação" (inciso VII).

Sabendo do potencial de divulgação do blog Educadores de Portel - que hoje conta com mais de 170 mil acessos! -, vi algumas atas e relatórios não chegarem em minhas mãos para que meus leitores ficasse a par do acontecido. É que muitos associados não tem coragem de ir à sede do sindicato por medo de retaliações por parte do governo e é através do blog que essas pessoas têm informações, na comodidade de suas casas.

Com essa proposta de dar publicidade aos atos e fatos concernentes ao sindicalismo educacional é que coloquei o meu nome à disposição do setor de comunicações da entidade, ao que foi bem recebido, assim como o foram nomes de pessoas como o ex-presidente do Conselho do FUNDEB, Francisco, mais conhecido como Franco, homem de reputação ilibada e de participação ativa na sociedade organizada. Sem esquecer o professor Rozenildo de Deus, Oclécio Lacerda, entre outros bravos homens e mulheres que lutam por melhores dias para a categoria.

Nossas reuniões foram feitas com a maior lisura, convidando a todos os interessados, infelizmente muitos não puderam comparecer a nenhuma das cinco reuniões mais importantes, mas justificaram a ausência. 

Já em relação à Coordenação Geral, o nome do professor Brunno Baia foi referendado pelo fato de ter ampla participação em todos os momentos da instituição, seja na cidade, no interior, nos Congressos Regionais e Estadual. Entende-se que, apesar de sermos receptivos aos novatos (pois um dia fomos novatos), o Brunno reúne experiências tão necessárias na condução dos rumos da entidade e da organização dos trabalhadores em educação de Portel.

Na próxima postagem sobre a chapa 1, veremos quem são os novos integrantes candidatos a vagas na nova diretoria do SINTEPP- subsede Portel.

Nenhum comentário: